quarta-feira, 31 de março de 2010
NOTÍCIA VELHA: REVISTA PIAUÍ ENTREVISTA O JORNALISTA PAULO VINÍCUIS COELHO
terça-feira, 30 de março de 2010
VALEU, MESTRE ARMANDO!
segunda-feira, 29 de março de 2010
VASCO RESPIRA NA TAÇA RIO E VÊ CLASSIFICAÇÃO MAIS PERTO
Os placares do Maracanã e do Engenhão levaram o Vasco a segunda colocação do grupo B, com 12 pontos. A vitória na última rodada contra o Duque de Caxias é fundamental para a classificação, já que o América é o terceiro com 11 pontos e o Macaé, com 10, ainda pode chegar. O Botafogo precisa apenas de uma vitória simples contra o Boavista hoje em São Januário para garantir o 1º lugar da chave e a vaga nas semifinais.
sexta-feira, 26 de março de 2010
quarta-feira, 24 de março de 2010
PELÉ FOI MELHOR DO QUE MARADONA EM COPAS DO MUNDO
É uma discussão que envolve mais argentinos e brasileiros do que jornalistas ingleses. Eles deveriam achar que Pelé foi melhor. Ou se esqueceram das Copa de 1986 e 1998, quando os hermanos eliminaram o "English Team" no mata-mata - nas quartas em 86, em cuja partida Maradona fez chover e nas oitavas em 98, quando o goleiro Roa foi o heróis na disputa de pênaltis, defendendo as cobranças de Ince e Batty.
VEJA OS GOLS DE MARADONA NA PARTIDA CONTRA A INGLATERRA EM 1986
Individualmente, é possível comparar a performance de Pelé em 1958 com a de Maradona em 1986. Nessas duas copas, eles foram decisivos na fase final. Em termos de gols marcados, o Rei leva vantagem. Em termos de decidir partida, Diego leva ligeira vantagem. Enquanto Pelé decidou a partida contra País de Gales nas quartas fazendo o único gol da partida, "El Pibe D'Oro" marcou quatro gol nos dois jogos das quartas contra Inglaterra e na semi ante a Bélgica.
VEJA OS LANCES DE PELÉ NA PARTIDA CONTRA O URUGUAI EM 1970
Coletivmente, a comparação fica: Pelé de 1970 e Diego de 1990. A seleção brasileira de 70 é tida como a melhor da história. O camisa 10 do Santos não destoou e protagonizou lances geniais naquele ano (como no vídeo acima) que o escrete canarinho conquistou o seu terceiro campeonato mundial. Maradona esteve batalhando com o grupo azul e branco na Itália, mas um fator principal faz com que Dieguito fique para trás: a Argentina perdeu na final para a Alemanha.
A sociedade, infelizmente, premia somente os vitoriosos. E e assim que funciona também no mundo da bola.
O CANETA defende o resultado. E Pelé tem mais copas conquistadas do que Diego, apesar de Edson ter se contundido na segunda partida da Copa de 1962. Portanto, "PELÉ FOI MELHOR DO QUE MARADONA EM COPAS, SEGUNDO BLOG CANETA DE CHUTEIRA".
segunda-feira, 22 de março de 2010
5ª RODADA DA TAÇA RIO: PEQUENO DERROTA GRANDE PELA PRIMEIRA VEZ NO CARIOCA E CLÁSSICO TERMINA COM PLACAR HABITUAL
Depois de passar toda a Taça Guanabara sem uma vitória de um time pequeno sobre um grande, o feito finamente aconteceu na Taça Rio. No sábado, o Olaria venceu o Vasco por 1 a 0 com Cacá, que poderia ter saído da partida com dois gols se a arbitragem lhe anulasse um gol legal. Sinal amarelo em São Januário: o time de Vagner Mancini não é o mesmo desde o empate com o Fluminense na semi-final da Taça Guanabara, partida em que o Tricolor foi melhor em campo, mas perdeu na disputa de pênaltis. O treinador balança, mas ainda tem o respaldo da diretoria para continuar o seu trabalho.
O Fluminense derrotou o Resende ontem por 2 a 1. Dois gols de André Lima e uma falha bisonha de Rafael no tento de Thiago Bastos para o time do Vale do Paraíba. É incrível como o time de Cuca desperdiça oportunidades na mesma quantidade que as cria. Será que a busca da diretoria por um parceiro à altura de Fred para o ataque pode solucionar este problema?
Botafogo e Flamengo fizeram um bom jogo de futebol. Não por apresentarem um futebol bonito, mas porque a partida teve alguns elementos que aguçam o torcedor: lances polêmicos, arbitragem confusa e gol no último minuto. E o gol no último minuto de Adriano definiu o placar que já vem se repetindo há anos neste clássico: 2 a 2.
Quem abriu a contagem foi Herrera, em cobrança de pênalti que Bruno quase defendeu. Detalhe que a infração que originou a cobrança ocorreu fora da área. Adriano empatou, aproveitando cruzamento de Kléberson. Na etapa final, mais uma vez Botafogo na frente e mais uma vez com Herrera, se antecipando à defesa rubro-negra para cabecear bola cruzada da direita. Mas no último lance da partida, Éverton Silva cobrou falta na área alvinegra e encontrou o Imperador, que fez mais um e salvou o time de Gávea de uma derrota.
Destaque também para a vitória do América em cima do Boavista por 3 a 2, que levou o time rubro à segunda colocação do grupo B. O time do dirigente Romário está empatado com o Botafogo em pontos ganhos, mas perde no saldo de gols.
sábado, 20 de março de 2010
O QUE ESTÁ ACONTECENDO NAS EDITORIAS DE ESPORTE?
Mais um escândalo envolvendo um atleta do Flamengo. Depois de Adriano, Bruno e Vagner Love, agora Willians aparece na editoria de esportes numa matéria que nada tem a ver com o Flamengo. O camisa 8 teria se metido numa confusão num restaurante em Duque de Caxias envolvendo a sua noiva. Será que este tipo de assunto é matéria de futebol?

A discussão não é apontar se isso é certo ou errado. Mas que esse tipo de matéria nada tem a ver com esporte. E outra coisa: conviver em morro, com traficante de droga, é ser bandido? Se for, qual é o delito? A não ser que os jogadores subam as ladeiras para consumir entorpecentes. Aí sim: se comprovado o uso, as conseqüências, como o vício, tem, obrigatoriamente, de ocupar o espaço esportivo, pois interfere diretamente no desempenho. Vide a carreira de Diego Maradona a partir dos anos 90.
O jornalismo passa, e precisa passar, diariamente por inovações, mas existem coisas que não fazem sentido. Na lógica econômica, uma manchete como “ADRIANO SE ENVOLVE EM CONFUSÃO NO MORRO DA CHATUBA” é bastante lucrativa. Afinal, trata-se de um nome de conhecimento mundial. Mas por que não se noticia farras de jornalistas? Ou nenhum jornalista nunca participou de uma zona?
O ponto é este: o que não envolve as quatro linhas, só cabe entrar na editoria de esportes quando faz relação com esporte. Como se, um dia, um bandido de uma facção rival do morro que Vagner Love freqüenta ameaçá-lo de morte. Mas se o assunto passar longe da esfera esportiva, que tome outro rumo. Ou que não se noticie, como várias coisas que a imprensa faz vista grossa.
sexta-feira, 19 de março de 2010
BEM EQUILIBRADA, QUARTAS-DE-FINAL DA CHAMPIONS TERÁ DOIS CONFRONTOS QUE JÁ DECIDIRAM O TORNEIO.

Já o Lyon, que passou pelo poderoso Real Madrid em pleno Santiago Bernabeu, faz o clássico francês contra o Bordeaux, que eliminou o Olimpiakos. E a "brazuca" Internazionale medirá forças com o CSKA. Enquanto o time de Mourinho tirou o Chelsea (O QUE ACONTECE COM O CHELSEA NA CHAMPIONS?), o clube russo venceu o Sevilla fora de casa e se classificou.
Palpite do Blog: Manchester, Barcelona, Bordeaux e Internazionale fazem a semifinais.

quinta-feira, 18 de março de 2010
LIBERTADORES: GOL DE RONALDO E FALHA DE BRUNO FORAM DECISIVOS PARA TIMÃO E FLA.
Corinthians e Flamengo entraram em campo pela Taça Libertadores e dois personagens principais de seus elencos definiram os placares de suas partidas. Ronaldo voltou a marcar depois de cinco partidas e garantiu a vitória por 1 a 0 do Timão ente o Cerro Porteño no Paraguai. E o goleiro Bruno falhou duas vezes na partida contra a Universidad do Chile. Numa delas, pulou atrasado num chute de fora da área e deixou passar uma bola que ele normalmente costuma defender. O gol deu a vitória ao Universidad do Chile em cima do rubro-negro: 2 a 1.
Já Bruno, que espera estar na lista de Dunga para a Copa do Mundo, deve ter perdido alguns pontos com o treinador da seleção, se este realmente pensa em convocá-lo. Depois de pegar dois pênaltis de Dodô no clássico contra o Vasco, o capitão do Flamengo falhou em dois lances que resultaram em dois gols para o Universidad do Chile. No primeiro, saiu do gol para cortar um cruzamento olhando a bola e não percebeu Vargas à sua frente. O atacante da "La U" se antecipou e desviou para o gol. No segundo, Seymour arriscou de fora da área e Bruno pulou atrasado. O gol do time chileno esfriou a reação do time da Gávea, que havia acabado de empatar o jogo com Rodrigo Alvim, aproveitando rebote num chute de Léo Moura. Vagner Love participou em posição de impedimento do lance do gol rubro-negro.
terça-feira, 16 de março de 2010
MAIS UMA ELIMINAÇÃO DO CHELSEA NA CHAMPIONS...
Rápido bate bola por conta do dia corrido. Por que será que o Chelsea não consegue ser grande fora da Inglaterra¿ Depois de perder para o conterrâneo Manchester, nos pênaltis, a final d a Champions de 2007 – com o capitão Terry perdendo a última cobrança – hoje a equipe azul caiu mais uma vez na competição européia.
Desta vez o algoz foi a boa Internazionale. A equipe italiana se recuperou do baile que levou do Catânia na última sexta-feira pelo Campeonato Italiano – partida em que o italiano Mascara, da equipe azul e grená, ensinou como fazer bonito numa cobrança sem fazer paradinha – e venceu o time de Ancelotti, em pleno Stanford Bridge. 1 a 0, gol do camaronês Eto’o. Na primeira partida também deu Inter: 2 a 1.
José Mourinho agora tem a missão de honrar a Itália na liga, visto que a Inter é o único time do país na competição. Resta ao Chelsea assistir os rivais Manchester e Arsenal na próxima fase. Aliás, os dois eliminaram seus rivais nas oitavas com sonoras goleadas: 4 a 1 dos Red Devils em cima do Milan e 5 a 0 dos Gunners no Porto.
Outro fato interessante do dia foi a classificação do CSKA. O time russo eliminou o Sevilla na casa do adversário. Depois de ter empatado por 1 a 1 a primeira partida em Moscou, o time rubro venceu a equipe de Luis Fabiano por 2 a 1, com gols de Necid e Honda. Perotti descontou para os espanhóis.
segunda-feira, 15 de março de 2010
FLAMENGO VENCE O CLÁSSICO DO RADINHO DE PILHA
VERDÃO VIRA PRA CIMA DO SANTOS NO CLÁSSICO DO "REBOLATION"
O que mais chamou a atenção na transmissão de Botafogo 2 x 0 Olaria, tendo em vista a vitória fácil do Fogão, era quando surgiam as informações de gols no clássico Santos x Palmeiras. Antes de faltar energia em grande parte do Rio de Janeiro, a TV aberta transmitia o jogo do atual campeão da Taça Guanabara. Boa vitória da equipe de Joel Santana, em partida marcada pelo "apagão no Engenhão" aos 19 minutos do segundo tempo e pelo alagamento no campo causado pela obstrução dos canais de drenagem por um grosso tapete. Sorte que os funcionários do estádio identificaram o problema e retiraram o entrave.
Porém, a cada vez que aparecia a tal da "bolinha" com gol no clássico na Vila Belmiro, era uma surpreza diferente. Quando o Peixe abriu 2 x 0, já era possível imaginar a goleada. Mas Robert diminuiu. E empatou o jogo para o alviverde, levando o empate para o intervalo.
Na etapa final, o ex-vizinho deste que vos escreve vira o jogo para o Verdão (Diego Souza foi criado na rua ao lado da minha casa. Sempre que pode, ele aparece por aqui). A partir daí, a luz se foi no Rio. Mas lá pelas tantas, os gols do "Fantástico", assistidos pela TV do celular made in China, informaram o empate santista com o baixinho Mádson e o "hat-trick" de Robert, que num chutaço da intermediária garantiu a vitória do time de Antônio Carlos.
Robert comemorou com garra o seu primeiro gol. E com o tal "Rebolation" o gol de empate, com ajuda do animado Armero. Diego Souza virou o jogo e foi comemorar com os companheiros, levantando os braços num movimento também esquisito. Madson empatou e quando começava a sua comemoração particular, foi convidado por Neymar a fazer a dancinha do dia. E veio o golaço de Robert, que selou a vitória do seu time e comemorou. Como? COM MAIS REBOLATION.
domingo, 14 de março de 2010
CLÁSSICO DOS MILHÕES RETORNA APÓS UM ANO
Desde a década de 30 que Flamengo e Vasco ficavam tanto tempo sem se enfrentar. O último Clássico dos Milhões foi disputado na Taça Rio do ano passado, com vitória Cruzmaltina. 2 a 0, gols de Élton e Jefferson.
http://www.youtube.com/watch?v=P1trPOy6NSA
quinta-feira, 11 de março de 2010
A VOLTA DO QUE NÃO FOI
A vida mudou, eliminei 40% das tarefas que me impediram de atualizar com o blog e, aos poucos, vou me adequar àquelas discussões saborosas sobre o nosso querido futebol que sempre pautaram este espaço.
Pretendo realizar algumas mudanças, mas estas ficam como surpresa.
Para não passar em branco, um dedo de prosa sobre a bola.
Queria falar do Flamengo Campeão Brasileiro de 2009, mas já são favas contadas. Além do mais, o título nem foi tão comemorado por este que vos escreve, que tem certo apreço por esta agremiação.
Vou me ater ao momento.
- E o momento é Neymar. Ainda acho cedo para fazer as comparações de praxe com Robinho. São estilos jogo muito parecidos, mas temo que o garoto tome o mesmo rumo do campeão brasileiro de 2004. Neymar precisa de títulos. E de uma carreira focada no desempenho dentro das quatro linhas, para não se tornar a incognita que o ex-camisa 10 do Manchester City se tornou. Pois futebol Neymar já tem. E muito...
- E o momento é a Taça Libertadores. Concordo com os críticos que dizem que este ano o torneio ficou mais fácil para os brasileiros. Mas não pelo pensamento ingênuo da não participação de Boca e River. E sim pelos próprios times brasileiros, que têm bons elencos e bagagem na competição, com exceção do Corinthians. Este, apesar da euforia do centenário, não deve ir longe. Acredito mais (nesta ordem) em São Paulo, pelo ótimo elenco, Internacional, pela experiência de Forsatti e Flamengo, pelo ataque de seleção brasileira.
Ps.: Que vitória ontem! Vágner Love disse que voltou ao Brasil pensando em Seleção Brasileira. Se futebol é momento e se o camisa 9 da Gávea continuar sendo o melhor jogador do Flamengo, Dunga pode encontrar no próprio rubro-negro um substituto para Adriano, se este continuar a desandar.
- E o momento é de campeonatos regionais. Em São Paulo, o Santos é a graça do torneio. Não só pelo mencionado Neymar, mas também por P.H.Ganso e André. Robinho pode dar um toque de experiência a este trio, que pode não só dar o título regional como também levar o Peixe ao inédito caneco da Copa do Brasil. Já no Carioca, o Papai Joel voltou, fez o Fogão renascer das cinzas depois do 6 x 0 diante do Vasco, levou a Taça Guanabara e ainda descobriu Caio, seu talismã. E pode levar a Taça Rio, conquistando o Carioca sem precisar de final, fato que não ocorre há anos.
Widget FerramentasBlog e EscolaDinheiro
|