quinta-feira, 23 de outubro de 2008

VISÃO DO JOGO: GOIÁS 2 X 4 VASCO

foto: Agência Estado

A 31ª rodada do Brasileirão foi distribuída em três dias; quarta-feira 22/10, quinta-feira 23/10 e sábado 25/10. Em virtude das eleições municipais de domingo e para suprir o horário da TV. Tanto que na quarta-feira, só houve uma partida, Goiás x Vasco. Para não ter que dividir o post da rodada em três, vou usar o perfil “VISÃO DO JOGO” para o jogão de hoje.


Primeiro tempo: garra cruzmaltina

A partida no Serra Dourada tinha ares de monólogo. O time de melhor campanha do returno Goiás recebia o lanterna do campeonato Vasco em casa com o time completo. De duas, uma: ou uma goleada, ou uma vitória apertada, como a vitória do Flamengo em cima do mesmo rival no domingo passado.

E pareceu que a equipe de Hélio dos Anjos entrou em campo com esse pensamento. O respeito ao Vasco era quase nulo. Porém, essa não é uma atitude de um grupo profissional. O adversário era, “só”, quatro vezes campeão nacional (1974, 1989, 1997 e 2000) e campeão da Libertadores de 1998.

O desprezo goiano fez a diferença no futebol do primeiro tempo. O clube da Colina mostrou muita garra desde o início, pressionando a saída de bola do adversário. E de tanto massacrar, abriu o placar: o bom volante Mateus chutou de fora da área e Harlei espalmou nos pés de Edmundo, que não perdoou.

O incrível foi que, mesmo depois de sair atrás no placar, o Goiás não deixou o desprezo de lado. E num lateral cobrado por Baiano pela direita, a bola foi parar nos pés de Alex Teixeira, que arrancou. O zagueiro Ernando achou que poderia ganhar na corrida do meia do lanterna do campeonato. Não ganhou. Alex continuou arrancando e só parou para concluir por cima de Harlei: 2 a 0.

Depois de levar o segundo gol, aí sim a equipe esmeraldina acordou. E começou a pressionar a frágil, porém valente, defesa do Vasco. A fragilidade fez Valmir cometer um pênalti infantil em Vítor, convertido com uma bomba de Paulo Baier.


Segundo tempo: apagão e rápida recuperação

A etapa complementar começou com um apagão no time de São Januário. Foram dez minutos onde só o Goiás jogava. A insistência acabou em gol; mais uma vez aproveitando a fragilidade da defesa adversária, Vítor cruzou com facilidade para Iarley, que empatou concluindo em meio a marcação de dois jogadores.

Quando se esperava que nau vascaína fosse naufragar, mais uma vez a equipe da casa relaxou. E o valente Vasco foi atrás da redenção. Num contra-ataque, o zagueiro Jorge Luiz foi parar dentro da área adversária para rolar para Mádson que, livre, chutou. A bola desviou na zaga e entrou, passando entre as pernas de Harlei.

Foi quando o Goiás viu que o Vasco não estava para brincadeira. Tentou sair desesperadamente para o ataque, expondo a defesa. Um time que joga contra Edmundo não pode expor a sua defesa. E o Animal, que não é bobo, aproveitou a deixa; numa jogada em que recebeu de Alex Teixeira, quis girar dentro da pequena área para concluir, mas Paulo Henrique não deixou: pênalti. Que o próprio cobrou com uma bomba no ângulo.

Estava decretado o placar. QUE JOGÃO! Ah, e o Edmundo ainda dá caldo...

Os 30 pontos de hoje do Vasco podem ser adicionados com mais três na próxima rodada, numa possível vitória em casa diante do Atlético-PR. Pode ser o início, PROMISSOR, da dignidade cruzmaltina. Já o Goiás, pode perder o posto de líder do returno para Palmeiras, e/ou São Paulo e/ou Flamengo. Ficou nos 45 pontos.


FICHA TÉCNICA (Lancenet)
Estádio: Serra Dourada, Goiás (GO)
Data/hora: 22/10/2008 - 22h (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (Fifa-RS)
Auxiliares: Paulo Ricardo Silva Conceição (RS) e José Antônio Chaves Franco Filho (RS)Renda/público: R$118.810,00 / 7.984 pagantes
Cartões amarelos: Paulo Henrique, Paulo Baier e Júlio César (GOI); Alex Teixeira (VAS)
GOLS: Edmundo, 20'/1ºT (0-1); Alex Teixeira, 28'/1ºT (0-2); Paulo Baier, 32'/1ºT (1-2); Iarley, 9'/2ºT (2-2); Madson, 12'/2ºT (2-3); Edmundo, 17'/2ºT (2-4).


GOIÁS: Harlei, Paulo Henrique, Henrique e Ernando; Vitor, Fahel (Ramalho, intervalo), Fernando, Paulo Baier e Júlio César (Thiago Féltri, 29'/2ºT); Iarley e Anderson Gomes (Adriano Gabiru, 18'/2ºT). Técnico: Hélio dos Anjos.

VASCO: Rafael, Fernando, Jorge Luiz e Eduardo Luiz; Baiano (Wagner Diniz, 13'/2ºT), Jonílson, Mateus (Leandro Bomfim, 30'/2ºT), Madson, Alex Teixeira (Alex Teixeira, 36'/2ºT) e Valmir; Edmundo. Técnico: Renato Gaúcho.

10 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

o Edmundo ainda tem seu valor Aldevan!!
apesar de não ser aquele atacante mortal de anos atrás, ele continua o mesmo guerreiro de sempre...dá a vida pelo time....mas este fôlego dele e do Vasco precisa manter até o final....claro que uma vitória como esta é uma injeção de ânimo, mas não dá pra acomodar, vai ter que ser sempre assim pra tirar o clube desta situação...

grande abraço meu amigo!!

Fernando Gonzaga disse...

fique tranquilo meu amigo...
continuarei com meu blog....escrever e discutir futebol é meu hobby predileto...não se preocupe, estarei frequentemente atualizando e participando desta rede de blogueiros...
valeu pelo apoio...

grande abraço!!!

Zêro Blue disse...

Bom jogo do Vasco que respira mais aliviado um pouco.

Abraços e...

Saudações Celestes

SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Sou Cruzeirense - Site
Sou Cruzeirense – Blog 1º ano
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Pâm Cristina LF* disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk fiquei surpresa como resultado :P tinha certeza que o vasco iri levar outro sacode :D
Ainda bem que o futebol exister estas grandes supresas!!

rs

Beijossssssssssssssssssss
E hj dalhe Sevilla e dalhe FABULOSO :)

Fuixxx

Lucas disse...

oi, Aldevan! eh a primeira vez q eu caio num blog de uma pessoa q gosta mt de futebol, como eu. a diferenca eh q eu falo mt mais do meu time e vc fala de todos de maneira geral. vc ta afim de trocar de link com meu blog? o problema eh q n vi nenhum lugar q vc botou links de outros sites

Saulo disse...

Foi uma grande vitória do Vasco para buscar mais força nesse campeonato e sair do rebaixamento. Foi fundamental mesmo e o Edmundo jogou muito e contribuiu para o Vasco ter mais confiança para sair dessa situação ruim.

Lucas disse...

vlw! ja te add no meu blog tb. tomara q essa parceria traga mais visitas pra os dois blogs

Diego Louzada disse...

Fala Aldevan.
Grande resultado do Vasco ontem, quando ninguém acreditava.
Edmundo foi muito bem, asim como os jovens Mateus, Madson e Alex Teixeira.
mantendo esse espírito de luta, aliado a qualidade que o time tem, sairemos dessa. Agora temos uma sequência de três jogos no Rio e com bons resultados nesses jogos, o Vasco pode afastar o fantasma do rebaixamento.

* só uma sugestão: para a torcida do Vasco, citar a palavra raça soa meio mal, por causa da organizada do Flamengo que tem esse nome. No estádio só usamos a palavra garra. Se pudesse substituir um termo pelo outro, faria muitos vascaínos felizes.
Desculpe a intromissão.
Abraço!

Danilo Damasceno disse...

Ontem o Vasco foi realmente o Vasco e desta forma pode sair dessa fria!Ah o Girando Geral lá no Pitacos citou seu blog passe por lá e comente!Abração

Marcel Jabbour disse...

Lá em cima as coisas ficaram iguais, né Aldevan? Parece que o equilíbrio vai até a última rodada mesmo.

E Vasco parece esboçar um reação. Ainda dá tempo de fugir, sem dúvida. Mas os cruzmaltinos têm que fazer algo que ainda não fizeram esse ano: embalar vitórias!

Novo Papo Dilouco no Diletra!

Abraços

diletra.blogspot.com

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários