terça-feira, 14 de outubro de 2008

DESABAFO


Hoje o Caneta abre espaço ao texto em primeira pessoa. Este que vos escreve tem um assunto para comentar.

Como o amigo leitor pode notar na minha foto do perfil, estou vestindo a camisa reserva do Flamengo, lançada pela Nike em alusão ao título mundial de 1981 e para seguir a moda retrô que vem sendo adotada no mundo do futebol. Estou vestindo a camisa porque sou rubro-negro. Mas, se fosse levar em conta meu jeito de torcer, eu estaria mais para torcedor de outro time. Não do Flamengo.


Só faço brincadeira com os amigos vascaínos, botafoguenses, tricolores ou de outras agremiações se o capitão do meu time levantar uma taça. Caso contrário, não fico contando vantagem se o Flamengo está numa colocação melhor do que outro, ou que pode, P O D E, chegar a um lugar que outro não pode chegar. Essa mania de contar vantagem antes do tempo é característica da maioria da torcida rubro-negra. Grande maioria. Menos eu...

O que o presidente Márcio Braga vem fazendo - menosprezando os adversários na véspera - não é nada mais do que o reflexo das arquibancadas. Fui poucas vezes ao estádio ver meu time jogar. E nessas poucas vezes, já pude perceber que o clima é esse mesmo. Trabalhei numa banca de jornal e me aproximei ainda mais desta realidade arrogante da torcida do meu time. E nunca me identifiquei com ela.

Mas quando o Mengão perde, ficam querendo arranjar culpado, como na derrota do último sábado para o Atlético-MG. Esquece do menosprezo do dia anterior. “UÉ, O FLAMENGO NÃO ERA O TAL?”, dizem aqueles que sofreram na véspera. A resposta é sempre a mesma: “AH, FOI CULPA DAQUELE FDP”. E sempre dão margem para serem, com o perdão da palavra, sacaneados. E continuarão a ser se mantiverem esta atitude mesquinha.

Enquanto o pensamento das arquibancadas não mudar, a instituição Flamengo continuará vivendo do passado e das “magníficas” conquistas do Campeonato Carioca. E, esporadicamente, das classificações para a Libertadores, onde não passa das oitavas-de-final, sendo eliminado com goleada de 3 a 0 por um time completamente inferior.

Torcida do Flamengo: sua postura tem de mudar. Vocês são grandiosos. Vocês são maiores do que a população de muitos países do mundo. Vocês podem, apoiando e não menosprezando, levar seu time a ser uma potência mundial. Para aí sim ter motivos para caçoar de alguém, apesar desta atitude ser completamente desprezível para um ser humano de bem.

Coloquei os verbos do penúltimo parágrafo em 3ª pessoa porque não gosto de menosprezar alguém sem ter nada garantido. E nem tendo. Por isso afirmo que às vezes, me sinto como um torcedor de outro time. Mas o meu amor ao Flamengo, e ao futebol, está acima de tudo. Eu torcendo daqui e a grande maioria de lá.

8 comentários:

Bruno Muniz disse...

Muito bom o texto, na verdade menosprezar os adversários é uma péssima escolha. O Renato Gaúcho que o diga, disse que ia brincar no brasileiro, e está mesmo, afinal ta rebaixando duas equipes de uma só vez ( o Vasco e o Fluminense). Tem que respeitar todas as equipes, não interessa a fase ou o momento que aquela equipe está passando, tudo é possível principalmente em um clássico como Flamengo x Atlético.
Como dizem, falar é fácil, o difícil é fazer....
Abraço

Diego Louzada disse...

Grande texto, cara. Publiquei lá no Blog um texto sobre essa alienação que toma conta da torcida do Flamengo e até te citei como exceção, antes mesmo de ter lido o que escreveu aqui.
A postura do Márcio Braga é ridicula, mas reflete o que pensa a maioria da torcida rubro-negra.

Abraços!Q

Saulo disse...

Belo post. Você tem toda razão. Não podemos menosprezar ninguém. No futebol, se você fizer isso, leva cacetada na hora. Márcio Braga tem que falar menos e trabalhar mais.

Anônimo disse...

Muito bom o Texto.

a torcida do flamengo dar muito espetaculo e ja o time não dar muito espetaculo.

Leandrus disse...

Bem...minha opinião é de que todas as torcidas tem um pouco desse menosprezo, ou melhor, dessa mania de "cantar vitória antes da hora". Por exemplo: quando me mudei para o bairro onde moro atualmente, em 2005, o Fla estava numa fase simplesmente horrorosa. Todos por aqui ficavam calados e ouviam as piadinhas do tricolores, na época nas primeiras competições do campeonato. Em 2006, os vascaínos fizeram o mesmo. Em certos meses de 2007 e até mesmo desse ano, foi a vez dos botafoguenes. E claro que também teve o momento em que os rubro-negros fizeram o mesmo. Isso não escapa a torcida nenhuma, todos tem o seu momento de "superioridade".

Tem outra coisa também: no momento em que o time está bem, como o Fla estava uma semana atrás, aparece torcedores de tudo quanto é parte; quando o time cai de produção, esses torcedores praticamente fingem que futebol não existe mais. A maioria desses são os arrogantes que você citou, que são os oportunistas (chamados torcedores de modinha) que querem tirar proveito da boa fase do time. E aí aparece muito rubro-negro mesmo, até porque é a maior torcida do Rio e por isso acaba surgindo flamenguista em todos os lugares..

Mas eu concordo que Márcio Braga é um cara que exagera mesmo; nem merece mais ser levado a sério pelos flamenguistas, só serve para motivar os outros.

Ateh! (e bom saber que é rubro-negro tb, hehehe)

Fabio Bustamante disse...

mais um ótimo texto aqui no seu blog, e dessa vez vc passou o sentimento de uma minoria de flamenguistas, que está certa ao reclamar da maior parte da torcida. Para uma torcida ser completamente perfeita, ela não pode se dividir, e graças ao presidente Márcio Braga, com suas opiniões equivocadas, a torcida do Flamengo vem se dividindo cada vez mais, com a parte dos que cobram títulos e que protestam(como você), e dos torcedores que só agem no fanatismo. Enquanto o Flamengo não tiver um presidente "à sua grandeza"(o que é muito difícil), a situação atual vai continuar. é triste ver a torcida do Flamengo tendo que se contentar com títulos cariocas, e como torcedores de um clube grande, os rubro-negros têm que protestar ao máximo pelo clube, mas não deixar de apoiar. Quando vemos as camisas retrô, chegamos a sentir saudade daquele tempo em que o futebol era "mais limpo", e que os jogadores jogavam com amor à camisa. atualmente só vemos os torcedores honrando a camisa do clube, pois jogadores e presidentes são poucos os que se importam com o clube primeiramente. Também é triste ver o futebol carioca na situação que está, com Fluminense e Vasco brigando contra o rebaixamento. Isso não ocorre só no Rio não, mas no Brasil e em todo o mundo(a diferença dos clubes europeus é o dinheiro). É difícil ver que o dinheiro atualmente "move o futebol", mas essa é a realidade. Abraço!

www.futebolediscussoes.blogspot.com

Fernando Gonzaga disse...

olá Aldevan

Parabéns por suas palavras...percebi isto que você postou em você, no final de semana passado, quando postei em meu blog um texto apenas cutucando o presidente Márcio Braga por sua soberba...e você como flamenguista não se preocupou em revidar, como alguns fizeram....como botafoguense, tenho uma ótima relação com torcedores de todos os times, mas é difícil manter um elo com os rubro-negros, exatamente por tudo aquilo que você falou. A mentalidade rubro-negra, é bitolada a imagem da maior torcida do país e nada mais....como se isso ganhasse campeonatos ou qualquer outra coisa....
mais uma vez lhe parabenizo por seu posicionamento....pessoas como você é que deveriam estar a frente dos clubes ( não estou insinuando pra vc entrar na política ), mas pessoas com esta perspectiva e não um cartola repugnante como aquele Márcio Braga.

grande abraço amigo!!!

Blu disse...

Grande Aldevan.
Muito bom mesmo o texto. Eu até entendo sua indignação, meu amigo. Também já passei dessa fase, mas sinceramente... nem por isso me entitulo melhor ou mais torcedor do que ninguém.

O oba-oba Rubro-Negro é uma coisa tão típica quanto chimarrão no Sul. Tais características como essa é que fazem a torcida do Flamengo ser patrimônio cultural de nosso país. Reclamamos sim, arrumamos culpados pra tudo e é por isso que somos diferenciados e até mesmo invejados. Quem falar que não está mentindo.

Sem a força desse povão do qual você se diferenciou, não seríamos nada. Talves seríamos alguma coisa parecida com as outras torcidas, mas não passaríamos disso.

Não adianta exigirmos intelecto ou compreensão de torcedores que prestigiam um esporte de pura emoção. A culpa foi do Marcio Braga então? Ele estava errado?

Quem sou eu pra julgar, sou apenas um torcedor do Flamengo.

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários