segunda-feira, 22 de setembro de 2008

FELIZ ANIVERSÁRIO, RONALDO!



Hoje, um ícone da história do futebol mundial completa 32 anos. Ronaldo Luís Nazário de Lima, ou "simplesmente", Ronaldinho ou, Ronaldo ou, como muitos preferem, Fenômeno.


A trajetória de Ronaldo no futebol foi avassaladora. No ponto positivo e no negativo. Começou nas categorias de base do São Cristóvão, clube tradicional do bairro de mesmo nome do Rio de Janeiro e de lá foi, com apenas 16 anos, para o Cruzeiro, onde estourou e ganhou projeção nacional. Fez uma das partidas mais marcantes de sua carreira atuando pelo clube da Raposa, quando no Campeonato Brasileiro de 1993 marcou cinco gols nos 6 a 0 do Cruzeiro num confronto contra o Bahia.


O "estouro" no Cruzeiro o levou à Copa do Mundo de 1994, na qual não chegou a jogar, mas fez parte do grupo tetra campeão mundial. O título nos EUA lhe deu a oportunidade de ingressar no futebol europeu; o então Ronaldinho acertou com o PSV da Holanda após a Copa e em 1996 ganhou o mundo, acertando com o Barcelona e conquistando o prêmio de melhor jogador do mundo da FIFA. O feito se repetiu em 1997, quando acertou com a Internazionale de Milão.


Porém, não manteve o ritmo que vinha tendo no clube milanês, devido às constantes lesões no joelho. Mas mesmo assim, disputou a Copa do Mundo de 1998 na França como a principal estrela da seleção brasileira, que chegou à final e era a grande favorita pelo título. Contudo, esta partida foi marcada por um episódio triste para o já "Fenômeno"; antes do jogo contra a França, Ronaldo teve convulsões na concentração do Brasil e minutos antes do jogo seu nome não constava na lista dos jogadores titulares da seleção brasileira. R9 pediu para jogar assim mesmo e o Brasil entrou em campo por ele. Perdeu de 3 a 0 e Ronaldo, visivelmente abatido, mal jogou. Depois de alguns anos foi descoberto o verdadeiro motivo das convulsões: Ronaldo havia recebido infiltração no joelho debilitado para poder jogar a final e teve reações ao medicamento; as convulsões.


Passado o triste episódio da Copa de 1998, Ronaldo vivenciou a por uma fase terríval na sua carreira. Em 1999, sofreu um grave lesão no joelho, que o deixou de fora dos gramados durante um ano. Após a lesão, Ronaldo passou por fase conturbada, mas viu a redenção na Copa do Mundo de 2002. Convocado pelo técnico Luiz Felipe Scolari, o Fenômeno foi artilheiro da Copa e o Brasil penta campeão mundial. Pelo feito, mais uma vez Ronaldo foi eleito o melhor jogador do mundo da FIFA.


A boa fase o levou ao Real Madrid, após a Copa. No clube merengue, chegou a ser campeão espanhol em sua primeira temporada e artilheiro do Espanhol na temporada 03/04. Entretanto, caiu de produção nos anos seguintes e passou a ter constantes problemas com seu peso.


Pelo seu prestígio no futebol mundial e pelas boas partidas na seleção brasileira, chegou à sua quarta Copa do Mundo em 2006 na Alemanha, torneio onde ele conseguiu marcar seu nome na história das Copas e onde iniciou um declínio vertiginoso na sua carreira. Na fase de preparação para a Copa, Ronaldo estava muito acima do seu peso ideal e não conseguiu perder durante o torneio. Mas sua grande capacidade de fazer gols o fez fazer três na Copa e, somando com os 4 que marcou em 1998 e os 8 em 2002, chegou a 15 e se tornou o jogador que mais marcou gols em Copas do Mundo. Todavia, o Brasil caiu nas quartas-de-finais diante da França, seu grande algoz em Copas do Mundo.


A derrota abalou a carreira do atacante. No Real, não conseguia se firmar e vivia se lesionando. Tanto que, no ano passado, foi negociado com o Milan por um valor muito abaixo do que já valera um dia. E no rubro-negro já chegou lesionado e descobriu o por que do ganho de peso: mal funcionamento da glândula tireóide. Ronaldo chegou a se tratar, mas quando tentava ter uma seqüência de jogos, mais uma vez se lesionou. O Milan então não renovou seu contrato para a atual temporada e hoje Ronaldo está sem clube, tratando dessa última lesão no Flamengo, clube do seu coração e onde planeja encerrar a carreira.
O maior artilheiro das Copas ainda goza de grande prestígio no cenário mundial; tanto que, mesmo passando pela pior fase de sua carreira, recebeu ótima proposta do Manchester City na semana passada para jogar no time inglês até encerrar sua carreira. Ronaldo ainda não se pronunciou.
Parabéns Ronaldo Fenômeno!


Títulos e artilharias de Ronaldo Fenômeno:


Pelo Cruzeiro;
- Campeão da Copa do Brasil de 1993
- Campeão e artilheiro do Mineiro de 1994 - 23 gols
- Artilheiro da Supercopa Libertadores de 1993 - 12 gols


Pelo PSV;
- Campeão da Copa dos Países Baixos de 1996
- Artilheiro do Campeonato Holandês de 1994/95 - 30 gols

Pelo Barcelona;
- Campeão da Copa da Espanha de 1997
- Campeão da Supercopa da Espanha de 1997
- Campeão da Recopa Européia de 1997
- Artilheiro do Campeonato Espanhol de 1996/97 - 34 gols

Pela Internazionale;
- Campeão da Copa da UEFA de 1998


Pelo Real Madrid;
- Campeão do Mundial de Clubes em 2002
- Campeão Espanhol em 02/03
- Campeão da Supercopa da Espanha em 2003
- Artilheiro do Campeonato Espanhol de 2003/04 - 25 gols


Pela Seleção Brasileira;
- Campeão e artilheiro da Copa do Mundo em 1994 e 2002 (foi artilheiro em 2002 - 8 gols)
- Campeão e artilheiro da Copa América em 1997 e 1999 (foi artilheiro em 1999 - 5 gols)
- Campeão da Copa das Confederações em 1997
- Medalha de bronze nas Olimpíadas de Atlanta em 1996
- Maior artilheiro da história das Copas do Mundo - 15 gols (4 em 1998, 8 em 2002 e 3 em 2006)

6 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

O Ronaldo é um fenômeno dentro de campo e fora dele também. Nenhum outro atleta passaria por tantas desgraças como ele passou sem jamais desistir da carreira.
Mas penso que, para terminar por cima, não deveria se desgastar novamente, se arriscando disputar uma temporada por algum clube. Bastava se recuperar e fazer uma turnê que fosse, de despedida. Pois imaginem uma suposta volta e outro problema físico, ele seria bombardeado de todos os lados. Portanto, é melhor parar enquanto as pessoas lembram as coisas boas que ele realizou, e não pela seqüência de contusões que sofreu.

Anônimo disse...

Sinceramente: será que o Ronaldo planeja a sério jogar no Flamengo?

Ele quer "encerrar a carreira" lá. Quando seria isso, se não é agora? E agora ele ainda fala em Europa?

Essa história até me irrita um pouco.

Saulo disse...

O Ronaldo é realmente um fenômeno. Passou por momentos difíceis, mas continua sendo um craque. Voltar a jogar bola vai ser difícil. Mas sempre vai ser lembrado pela sua contribuição no futebol brasileiro e mundial. Parabéns Ronaldo!

Blu disse...

Ronaldo se resume em uma palavra: Gol!

Já está linkado o seu blog, amigo. Nos visite sempre que puder.

Grande abraço!

Vinicius Grissi disse...

O melhor jogador que vi jogar. Sem dúvida.

Jogo Aberto disse...

feliz niver RONALDO.

o fenomeno

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários