quarta-feira, 31 de março de 2010

NOTÍCIA VELHA: REVISTA PIAUÍ ENTREVISTA O JORNALISTA PAULO VINÍCUIS COELHO


 Paulo Vinícuis Coelho: o cara!. FOTO: Egberto, Revista Piauí.

A entrevista já saiu há tempos. Mas cometi o erro imperdoável de não lê-la. Hoje, tuitando, vi um tweet da Revista Piauí sobre a sua última edição e lembrei que foi neste veículo que meu ídolo Paulo Vinícius Coelho concedeu entrevista, no ano de 2008. Entrevista que eu nunca tinha lido. Tentando consertar, procurei-a no site da revista e me tentei me redimir.

Após longos minutos de mais admiração, pude perceber ainda estou longe de ser o jornalista que eu sempre quis ser, como PVC. Ainda não desisti. Pelo contrário; depois de ler a entrevista, vi que a receita para o reconhecimento gira em torno de algo fundamental em qualquer profissão: TRABALHO, TRABALHO e TRABALHO. Mas que falta muita coisa, falta.  

Para quem não leu, segue o link. É um pouco longo, mas vale a pena.

http://www.revistapiaui.com.br/edicao_17/artigo_497/A_alegria_sao_61_telefonemas.aspx

terça-feira, 30 de março de 2010

VALEU, MESTRE ARMANDO!

Armando, a bola e os livros: combinação perfeita. FOTO: Divulgação.

Era um trabalho para a matéria "História do Jornalismo", do professor Antônio Brasil, no meu 1º período de jornalismo na Uerj. O objetivo era fazer uma minimonografia. O tema escolhido: a história do jornalismo esportivo no Rio de Janeiro. Foi nas pesquisas para este trabalho que eu pude conhecer melhor Armando.

Dois fatos encontrados foram crucias para eu passar a tê-lo como mestre na profissão. O primeiro foi a presença dele na primeira mesa redonda da televisão brasileira, a Grande Resenha Facit. E o segundo foi o seu trabalho no Jornal Nacional. Não sou muito fã do JN, mas o trabalho de Armando frente este telejornal foi revolucionário. Alguns padrões determinados nos 20 anos que ele esteve no comando junto com Maria Alice permanecem até hoje, principalmente no diz respeito à padronização da linguagem.

O mestre, inclusive, foi demitido da Rede Globo por não concordar com a manobra feita para beneficiar Collor na primeira eleição livre para presidência após a ditadura militar. Um debate, promovido pela própria emissora, fora realizado tarde da noite e no dia seguinte, a matéria que fora para o Jornal Nacional teve edição que beneficiava o então candidato do PRN. A ordem para a edição não foi do diretor de jornalismo, o mestre Armando. E sim do "todo-poderoso" Roberto Marinho. Ao reclamar com o chefe sobre o ocorrido, Nogueira foi demitido.

Antes de conhecê-lo neste trabalho, eu já o acompanhava nas colunas do Lance às quartas-feiras, sempre admirando a forma polida do mestre em realizar uma crônica esportiva. Ainda do ensino fundamental, uma professora de Língua Portuguesa, a Dona Rosa, sempre me indicou os textos de Armando, vendo que aquele gordinho que gostava de futebol só gostava de ler os “tranqueiras” da bola.

Mestre Armando, muito obrigado por ter, durante sua carreira, moldado o perfil do jornalista exemplar. O senhor sempre estará no coração daquele alucinado que só quer escrever/produzir uma notícia. Descanse em paz!

segunda-feira, 29 de março de 2010

VASCO RESPIRA NA TAÇA RIO E VÊ CLASSIFICAÇÃO MAIS PERTO


Phillippe Coutinho prossegue sob a marcação de Diguinho. FOTO: Site Oficial CRVG.

O torcedor do Vasco passou por grandes emoções na 7ª rodada da Taça Rio. Depois de perder as últimas três partidas na competição, o time de São Januário precisava da ajuda do maior rival para continuar sonhando com a classificação às semifinais. Além de vencer o clássico contra o Fluminense. No fim, o domingo do vascaíno foi de alívio.

Ás 16:00, olhos Cruzmaltinos na partida entre Flamengo e América. Com 11 pontos, o Sangue poderia, com uma vitória no Engenhão, chegar muito perto da fase final e diminuir as chances do Vasco. E o time do dirigente Romário mostrou futebol para atingir o seu objetivo. Mas não conseguiu transformar em gols as boas oportunidades que criou. Jones abriu o placar para o rubro num bonito gol e o "Império do Amor" marcou para o Fla: Adriano, de pênalti, e Vagner Love, de cabeça.

CONFIRA OS GOLS DE FLAMENGO 2 X 1 AMÉRICA

Aliviado e contrariado, afinal teve que "torcer" pelo Flamengo ganhar, o adepto do time da Colina voltou os olhos para o seu time, no clássico contra o Fluminense no Maracanã. E mais uma vez foi presenteado com um resultado favorável. 3 a 0, com direito a gol de Dodô e boa partida de Carlos Alberto. Thiago Martinelli e Fágner marcaram os outros gols.

ASSISTA OS GOLS DE VASCO 3 X 0 FLU

Os placares do Maracanã e do Engenhão levaram o Vasco a segunda colocação do grupo B, com 12 pontos. A vitória na última rodada contra o Duque de Caxias é fundamental para a classificação, já que o América é o terceiro com 11 pontos e o Macaé, com 10, ainda pode chegar. O Botafogo precisa apenas de uma vitória simples contra o Boavista hoje em São Januário para garantir o 1º lugar da chave e a vaga nas semifinais.

No outro grupo, classificação garantida para o Flamengo, melhor campanha da Taça Rio até o momento, e artilharia isolada de Vagner Love, com 12 gols marcados. O Flu não está matematicamente na próxima fase, mas só fica de fora se perder para o Macaé no domingo e o Bangu golear o Botafogo.

quarta-feira, 24 de março de 2010

PELÉ FOI MELHOR DO QUE MARADONA EM COPAS DO MUNDO

Rápida pincelada por conta do dia corrido.

MARADONA É MELHOR DO QUE PELÉ EM COPAS, DIZ "THE TIMES":

É uma discussão que envolve mais argentinos e brasileiros do que jornalistas ingleses. Eles deveriam achar que Pelé foi melhor. Ou se esqueceram das Copa de 1986 e 1998, quando os hermanos eliminaram o "English Team" no mata-mata - nas quartas em 86, em cuja partida Maradona fez chover e nas oitavas em 98, quando o goleiro Roa foi o heróis na disputa de pênaltis, defendendo as cobranças de Ince e Batty.

VEJA OS GOLS DE MARADONA NA PARTIDA CONTRA A INGLATERRA EM 1986


Individualmente, é possível comparar a performance de Pelé em 1958 com a de Maradona em 1986. Nessas duas copas, eles foram decisivos na fase final. Em termos de gols marcados, o Rei leva vantagem. Em termos de decidir partida, Diego leva ligeira vantagem. Enquanto Pelé decidou a partida contra País de Gales nas quartas fazendo o único gol da partida, "El Pibe D'Oro" marcou quatro gol nos dois jogos das quartas contra  Inglaterra e na semi ante a Bélgica.

VEJA OS LANCES DE PELÉ NA PARTIDA CONTRA O URUGUAI EM 1970


Coletivmente, a comparação fica: Pelé de 1970 e Diego de 1990. A seleção brasileira de 70 é tida como a melhor da história. O camisa 10 do Santos não destoou e protagonizou lances geniais naquele ano (como no vídeo acima) que o escrete canarinho conquistou o seu terceiro campeonato mundial. Maradona esteve batalhando com o grupo azul e branco na Itália, mas um fator principal faz com que Dieguito fique para trás: a Argentina perdeu na final para a Alemanha.

A sociedade, infelizmente, premia somente os vitoriosos. E e assim que funciona também no mundo da bola.
O CANETA defende o resultado. E Pelé tem mais copas conquistadas do que Diego, apesar de Edson ter se contundido na segunda partida da Copa de 1962. Portanto, "PELÉ FOI MELHOR DO QUE MARADONA EM COPAS, SEGUNDO BLOG CANETA DE CHUTEIRA".

segunda-feira, 22 de março de 2010

5ª RODADA DA TAÇA RIO: PEQUENO DERROTA GRANDE PELA PRIMEIRA VEZ NO CARIOCA E CLÁSSICO TERMINA COM PLACAR HABITUAL

 Souza disputa bola. Vasco perde a segunda partida consecutiva no Estadual. FOTO: Gilvan de Souza - LANCENET.

Depois de passar toda a Taça Guanabara sem uma vitória de um time pequeno sobre um grande, o feito finamente aconteceu na Taça Rio. No sábado, o Olaria venceu o Vasco por 1 a 0 com Cacá, que poderia ter saído da partida com dois gols se a arbitragem lhe anulasse um gol legal. Sinal amarelo em São Januário: o time de Vagner Mancini não é o mesmo desde o empate com o Fluminense na semi-final da Taça Guanabara, partida em que o Tricolor foi melhor em campo, mas perdeu na disputa de pênaltis. O treinador balança, mas ainda tem o respaldo da diretoria para continuar o seu trabalho.

O Fluminense derrotou o Resende ontem por 2 a 1. Dois gols de André Lima e uma falha bisonha de Rafael no tento de Thiago Bastos para o time do Vale do Paraíba. É incrível como o time de Cuca desperdiça oportunidades na mesma quantidade que as cria. Será que a busca da diretoria por um parceiro à altura de Fred para o ataque pode solucionar este problema?


Herrera comemora seu segundo gol. FOTO: Agência Globo.

Botafogo e Flamengo fizeram um bom jogo de futebol. Não por apresentarem um futebol bonito, mas porque a partida teve alguns elementos que aguçam o torcedor: lances polêmicos, arbitragem confusa e gol no último minuto. E o gol no último minuto de Adriano definiu o placar que já vem se repetindo há anos neste clássico: 2 a 2.

Quem abriu a contagem foi Herrera, em cobrança de pênalti que Bruno quase defendeu. Detalhe que a infração que originou a cobrança ocorreu fora da área. Adriano empatou, aproveitando cruzamento de Kléberson. Na etapa final, mais uma vez Botafogo na frente e mais uma vez com Herrera, se antecipando à defesa rubro-negra para cabecear bola cruzada da direita. Mas no último lance da partida, Éverton Silva cobrou falta na área alvinegra e encontrou o Imperador, que fez mais um e salvou o time de Gávea de uma derrota.
O time de Joel Santana esteve melhor durante a maior parte do jogo, mas não soube aproveitas as boas chances que teve, principalmente no primeiro tempo. O Fla ainda está levando gol de cabeça, mal que atormenta a defesa desde o Brasileirão do ano passado. Fabrício entrou no lugar de Angelim, mas a ponte aérea ainda preocupa a zaga do time de Andrade.


Jogadores do América lutam pela bola. O time rubo venceu o Boavista por 3 a 2. FOTO: Site do Clube.

Destaque também para a vitória do América em cima do Boavista por 3 a 2, que levou o time rubro à segunda colocação do grupo B. O time do dirigente Romário está empatado com o Botafogo em pontos ganhos, mas perde no saldo de gols.

sábado, 20 de março de 2010

O QUE ESTÁ ACONTECENDO NAS EDITORIAS DE ESPORTE?



Willians comemora gol do Flamengo. Atleta teria se envolvido em confusão num restaurante de Duque de Caxias-RJ. FOTO: maisfla.com.


Mais um escândalo envolvendo um atleta do Flamengo. Depois de Adriano, Bruno e Vagner Love, agora Willians aparece na editoria de esportes numa matéria que nada tem a ver com o Flamengo. O camisa 8 teria se metido numa confusão num restaurante em Duque de Caxias envolvendo a sua noiva. Será que este tipo de assunto é matéria de futebol?


É e não é. É quando a vida pessoal do atleta passa a afetar a sua vida profissional. Um bom exemplo foi o caso envolvendo John Terry e Wayne Bridge (os dois na foto ao lado, na eliminação da seleção inglesa nas quartas de final da Copa de 2006 diante de Portugal) . Segundo a imprensa inglesa, o zagueiro do Chelsea, que perdeu o posto de capitão da seleção inglesa também por um problema particular, teria se envolvido com a companheira do lateral do Manchester City. Este, sabendo do caso, renunciou o posto de titular da seleção de seu país para não conviver com Terry.


E não é quando se noticia coisas que não interferem diretamente no trabalho dos atletas. E quando estas matérias ocupam a editoria de esportes. Há coisas que podem ter relação com queda de rendimento, como briga com noiva e depressão. Mas compra de moto para mãe de traficante, farras romanas e escolta de bandido?

A discussão não é apontar se isso é certo ou errado. Mas que esse tipo de matéria nada tem a ver com esporte. E outra coisa: conviver em morro, com traficante de droga, é ser bandido? Se for, qual é o delito? A não ser que os jogadores subam as ladeiras para consumir entorpecentes. Aí sim: se comprovado o uso, as conseqüências, como o vício, tem, obrigatoriamente, de ocupar o espaço esportivo, pois interfere diretamente no desempenho. Vide a carreira de Diego Maradona a partir dos anos 90.

O jornalismo passa, e precisa passar, diariamente por inovações, mas existem coisas que não fazem sentido. Na lógica econômica, uma manchete como “ADRIANO SE ENVOLVE EM CONFUSÃO NO MORRO DA CHATUBA” é bastante lucrativa. Afinal, trata-se de um nome de conhecimento mundial. Mas por que não se noticia farras de jornalistas? Ou nenhum jornalista nunca participou de uma zona?

O ponto é este: o que não envolve as quatro linhas, só cabe entrar na editoria de esportes quando faz relação com esporte. Como se, um dia, um bandido de uma facção rival do morro que Vagner Love freqüenta ameaçá-lo de morte. Mas se o assunto passar longe da esfera esportiva, que tome outro rumo. Ou que não se noticie, como várias coisas que a imprensa faz vista grossa.

sexta-feira, 19 de março de 2010

BEM EQUILIBRADA, QUARTAS-DE-FINAL DA CHAMPIONS TERÁ DOIS CONFRONTOS QUE JÁ DECIDIRAM O TORNEIO.

A cobiçada taça da Champions League. Esta quem levou foi o Barcelona, na temporada 2005/2006. FOTO: Internet.

Nesta Sexta feira, a Uefa realizou o sorteio dos confrontos das quartas-de-final da Champions League 2009/2010. E as bolinhas presentearam os amantes da bola com dois confrontos que decidiram a liga nas temporadas 1998/1999 e 2005/2006. Além de um clássico do futebol francês.

O Bayern de Munique, que passou pela Fiorentina das oitavas, enfrenta o Manchester United, que passeou diante do Milan. As duas equipes decidiram a Liga em 1999, com vitória dos Red Devils por 2 a 1, gols do eterno Sheringhan e do norueguês Solskjaer (na foto ao lado, Beckham, ainda com cabelo comportado, comemora o título). Mario Basler descontou para os alemães. A final daquele ano também foi na Espanha. Enquanto este ano ela acontecerá no Santiago Bernabeu, em 1999 esta foi disputada no Camp Nou. Com o triunfo, o Man Utd enfrentou o Palmeiras no Mundial Interclubes e também se sagrou campeão: 1 a 0, gol de Roy Keane, aproveitando falha de Marcos.

O Barcelona passou fácil pelo Stuttgart nas oitavas e enfrenta outro que não teve dificuldades na fase anterior: o Arsenal, que eliminou o Porto. Barcelona e Arsenal decidiram a Champions em 2006, numa final inesquecível para um brasileiro que caiu no esquecimento. Jogando no Stade de France, o time catalão empatava por 1 a 1 - gols de Samuel Eto'o e Sol Campbell - quando Belletti apareceu na área adversária e marcou o gol do título para os espanhóis (lance da foto ao lado).

Já o Lyon, que passou pelo poderoso Real Madrid em pleno Santiago Bernabeu, faz o clássico francês contra o Bordeaux, que eliminou o Olimpiakos. E a "brazuca" Internazionale medirá forças com o CSKA. Enquanto o time de Mourinho tirou o Chelsea (O QUE ACONTECE COM O CHELSEA NA CHAMPIONS?), o clube russo venceu o Sevilla fora de casa e se classificou.

A partir das quartas-de-final, não há mais sorteio. O vencedor de Lyon x Bordeaux enfrentará o vencedor de Bayern x Manchester e quem triunfar entre Arsenal e Barcelona pega Inter ou CSKA.

Palpite do Blog: Manchester, Barcelona, Bordeaux e Internazionale fazem a semifinais.

quinta-feira, 18 de março de 2010

LIBERTADORES: GOL DE RONALDO E FALHA DE BRUNO FORAM DECISIVOS PARA TIMÃO E FLA.


Elias, Dentinho e Ronaldo comemoram o gol do Timão. FOTO: Agência Reuters.

Corinthians e Flamengo entraram em campo pela Taça Libertadores e dois personagens principais de seus elencos definiram os placares de suas partidas. Ronaldo voltou a marcar depois de cinco partidas e garantiu a vitória por 1 a 0 do Timão ente o Cerro Porteño no Paraguai. E o goleiro Bruno falhou duas vezes na partida contra a Universidad do Chile. Numa delas, pulou atrasado num chute de fora da área e deixou passar uma bola que ele normalmente costuma defender. O gol deu a vitória ao Universidad do Chile em cima do rubro-negro: 2 a 1.

O camisa 9 do Corinthians voltou a ser decisivo. Numa partida amarrada e contra um rival que o alvinegro não vencia há tempos, o artilheiro da Copa do Mundo de 2002 esteve bem colocado no segundo poste para escorar um cruzamento de Dentinho. Ronaldo precisa emagrecer? Visualmente, ele não parece um jogador de futebol. Por ter mais de 1,80m, qualquer saliência no abdômen torna-se bastante perceptível. Se tiver nesta temporada a mesma média de gols que teve na sua passagem pelo Milan, mesmo fora do peso Ronaldo ainda poderá ser decisivo. Caso contrário, qualquer deslize seu terá como vilã a sua barriga.

Com a vitória, a equipe de Mano Menezes chegou à liderança do Grupo 1 com sete pontos e não pode ser alcançada nesta rodada. Racing - URU e Independiente Medellín se enfrentam hoje por esta chave, mas caso haja vencedor nesta partida, este não chegará à pontuação corintiana (o Racing chegaria a seis e o Medellín a cinco). O próximo compromisso do Timão é no dia 1º de abril contra o mesmo Cerro Porteño em São Paulo.

Vagner Love em ação contra "La U": o atacante partcipou em posição de empedimento do lance do gol rubro-negro. FOTO: Agência EFE

Já Bruno, que espera estar na lista de Dunga para a Copa do Mundo, deve ter perdido alguns pontos com o treinador da seleção, se este realmente pensa em convocá-lo. Depois de pegar dois pênaltis de Dodô no clássico contra o Vasco, o capitão do Flamengo falhou em dois lances que resultaram em dois gols para o Universidad do Chile. No primeiro, saiu do gol para cortar um cruzamento olhando a bola e não percebeu Vargas à sua frente. O atacante da "La U" se antecipou e desviou para o gol. No segundo, Seymour arriscou de fora da área e Bruno pulou atrasado. O gol do time chileno esfriou a reação do time da Gávea, que havia acabado de empatar o jogo com Rodrigo Alvim, aproveitando rebote num chute de Léo Moura. Vagner Love participou em posição de impedimento do lance do gol rubro-negro.

Os três pontos em casa levaram a Universidad do Chile a liderança do Grupo 8 com sete pontos. O Fla é o segundo, com seis. As duas equipes voltam a se enfrentar no dia 07 de abril no Maracanã, pela quarta rodada da chave. A vitória é crucial para o rubro-negro.

terça-feira, 16 de março de 2010

MAIS UMA ELIMINAÇÃO DO CHELSEA NA CHAMPIONS...


Maicon persegue Drogba. Nem mesmo o marfinense evitou mais uma eliminação dos azius na Liga. FOTO: GLOBOESPORTE.COM.

Rápido bate bola por conta do dia corrido. Por que será que o Chelsea não consegue ser grande fora da Inglaterra¿ Depois de perder para o conterrâneo Manchester, nos pênaltis, a final d a Champions de 2007 – com o capitão Terry perdendo a última cobrança – hoje a equipe azul caiu mais uma vez na competição européia.

Desta vez o algoz foi a boa Internazionale. A equipe italiana se recuperou do baile que levou do Catânia na última sexta-feira pelo Campeonato Italiano – partida em que o italiano Mascara, da equipe azul e grená, ensinou como fazer bonito numa cobrança sem fazer paradinha – e venceu o time de Ancelotti,  em pleno Stanford Bridge. 1 a 0, gol do camaronês Eto’o. Na primeira partida também deu Inter:  2 a 1.

José Mourinho agora tem a missão de honrar a Itália na liga, visto que a Inter é o único time do país na competição. Resta ao Chelsea assistir os rivais Manchester e Arsenal na próxima fase. Aliás, os dois eliminaram seus rivais nas oitavas com sonoras goleadas:  4 a 1 dos Red Devils  em cima do Milan e 5 a 0 dos Gunners no Porto.

Outro fato interessante do dia foi a classificação do CSKA. O time russo eliminou o Sevilla na casa do adversário. Depois de ter empatado por 1 a 1 a primeira partida em Moscou, o time rubro venceu a equipe de Luis Fabiano por 2 a 1, com gols de Necid e Honda. Perotti descontou para os espanhóis.

segunda-feira, 15 de março de 2010

FLAMENGO VENCE O CLÁSSICO DO RADINHO DE PILHA

Adriano comemora o gol da vitória rubro-negra com um desabafo contra os jornalistas. FOTO: Daniel Zappo/Vip.com.

Nada como ouvir uma partida de futebol pelo rádio. Devido ao temporal ocorrido no Rio de Janeiro na tarde/noite de ontem, a luz da casa deste que escreve e de muitas pessoas da capital fluminense simplesmente se foi. Mas lá estava o velho radinho de pilha para garantir o Clássico dos Milhões.

Comentar um jogo pelo rádio é muito complicado. A transmissão por este veículo é bastante subjetiva. A falta do aspecto visual faz o expectador se ater somente aquilo que o narrador está falando. Mas a fonte foi a Rádio Globo, com o mestre José Carlos Araújo, o tri-campeão mundial Gérson e o lendário Luiz Mendes. Pela bagagem destes, dá para confiar em suas opiniões.

E o que foi ouvido na tranmissão da Rádio Globo ontem foi um Vasco mais ousado. Um time que tem dois pênaltis marcados a seu favor e com Phillippe Coutinho jogando cada vez mais, não pode ser marcado somente pelo péssimo aproveitamento de Dodô nas cobranças destas duas infrações. A equipe de Mancini foi melhor durante grande parte do jogo, mas se este tivesse peito para barrar o camisa 10 do Vasco na segunda cobrança de pênalti, talvez o possível gol de Jeferson, que pegou a bola para bater e foi repreendido por Dodô, despertaria o Vasco para uma possível virada.


Dodô parecendo não acreditar nos dois pênaltis perdidos por ele. FOTO: Cléber Mendes/Lancenet

Isso não aconteceu. Dodô perdeu dois pênaltis. Méritos para Bruno? Sim. Muitas cobranças mal feitas acabam entrando porque o goleiro está nervoso e não acredita que pode defender aquela bola fácil. Bruno já passou por momentos como este, mas ontem ele teve a frieza de esperar e acertar o canto. Deixando claro que ele se adiantou na 2ª cobrança.

O Flamengo teve algumas boas chances. Só chegou ao gol, entretanto, numa cobrança de pênalti. O Imperador Adriano, como estampa as manchetes dos jornais "Expresso" e "Meia Hora" daqui do Rio, ensinou Dodô a bater pênalti e tirou Fernando Prass da foto.

A vitória de ontem do Flamengo lembrou outra que aconteceu na campanha do título nacional no ano passado. A equipe de Andrade recebeu o Santos pela 33ª rodada do Brasileirão. Bruno defendeu dois pênaltis cobrados por Paulo Henrique Ganso e Adriano fez o gol da vitória.

O Caneta insiste em afirmar que o Campeonato Carioca é mais importante para Vasco, Fluminense ou Botafogo do que para o Flamengo. Por mais que tenha vencido o seu grande rival, o rubro-negro deve se concentrar na Libertadores. Um título estadual pode ser a inspiração para o Vasco se manter na Série A, a afirmação do Botafogo, que chegou às ultimas três finais do torneio e a redenção do Fluminense, que quase caiu no Brasileirão do ano passado.

Portanto, que o Clássico do Radinho de Pilha de ontem sirva de inspiração para o Fla na próxima quarta-feira, quando enfrenta, em Santiago-CHI, o Universidad do Chile pela Libertadores. E para que o Vasco passe a aproveitar as chances criadas nas partidas. Não adianta jogar melhor e perder dois pênaltis.

VERDÃO VIRA PRA CIMA DO SANTOS NO CLÁSSICO DO "REBOLATION"

Diego Souza comemora o gol da virada alviverde. FOTO: Ivan Storti - Lancenet.

O que mais chamou a atenção na transmissão de Botafogo 2 x 0 Olaria, tendo em vista a vitória fácil do Fogão, era quando surgiam as informações de gols no clássico Santos x Palmeiras. Antes de faltar energia em grande parte do Rio de Janeiro, a TV aberta transmitia o jogo do atual campeão da Taça Guanabara. Boa vitória da equipe de Joel Santana, em partida marcada pelo "apagão no Engenhão" aos 19 minutos do segundo tempo e pelo alagamento no campo causado pela obstrução dos canais de drenagem por um grosso tapete. Sorte que os funcionários do estádio identificaram o problema e retiraram o entrave.

Porém, a cada vez que aparecia a tal da "bolinha" com gol no clássico na Vila Belmiro, era uma surpreza diferente. Quando o Peixe abriu 2 x 0, já era possível imaginar a goleada. Mas Robert diminuiu. E empatou o jogo para o alviverde, levando o empate para o intervalo.

Na etapa final, o ex-vizinho deste que vos escreve vira o jogo para o Verdão (Diego Souza foi criado na rua ao lado da minha casa. Sempre que pode, ele aparece por aqui). A partir daí, a luz se foi no Rio. Mas lá pelas tantas, os gols do "Fantástico", assistidos pela TV do celular made in China, informaram o empate santista com o baixinho Mádson e o "hat-trick" de Robert, que num chutaço da intermediária garantiu a vitória do time de Antônio Carlos.

André, Neymar, Robinho e Pará fazem o "Rebolation" no 1º gol santista. FOTO: Reprodução TV Globo

É possível fazer uma análise do jogo apenas pelos gols. Quando o time de Robinho abriu 2 a 0, a irreverência tomou conta das comemorações. E tome "Rebolation". O Blog não é contra a irreverência no futebol. Salve os dribles e as dancinhas esquisitas! Pois da mesma forma que estes podem ser vistos como desprezo ao adversário, podem servir também como combustível para uma reação. Foi isto que aconteceu com o Palmeiras ontem.

Robert comemorou com garra o seu primeiro gol. E com o tal "Rebolation" o gol de empate, com ajuda do animado Armero. Diego Souza virou o jogo e foi comemorar com os companheiros, levantando os braços num movimento também esquisito. Madson empatou e quando começava a sua comemoração particular, foi convidado por Neymar a fazer a dancinha do dia. E veio o golaço de Robert, que selou a vitória do seu time e comemorou. Como? COM MAIS REBOLATION.

domingo, 14 de março de 2010

CLÁSSICO DOS MILHÕES RETORNA APÓS UM ANO


O clássico dos milhões. FOTO: FEFUMERJ


Desde a década de 30 que Flamengo e Vasco ficavam tanto tempo sem se enfrentar. O último Clássico dos Milhões foi disputado na Taça Rio do ano passado, com vitória Cruzmaltina. 2 a 0, gols de Élton e Jefferson.

Àquela época, apesar do Vasco estar num ano de reconstrução após a queda para Série B, este entrou em campo com ligeiro favoritismo. Pois jogava um futebol mais convincente, futebol este que foi crucial no retorno do time de São Januário à elite do futebol nacional e para vitória no ano passado.

Assista os melhores momentos do confronto do ano passado:
http://www.youtube.com/watch?v=P1trPOy6NSA

Hoje, por mais que o título estadual seja mais importante no momento para o time da Colina do que para o rubro-negro, desta vez o favorito é o Fla. Enquanto a equipe de Vágner Mancini não demosntra mais a mesma confiança que levou o time a final da Taça Guanabara, o Fla está há cinco jogos sem perder e jogando bem, na medida do possível.

Além do fato de Adriano retornar à equipe após a confusão já amplamente divulgada. O Imperador quer calar a boca ds críticos e com a ajuda do bom momento de Vagner Love, dará muito trabalho a defesa adversária. Andrade deve preferir Vinícius Pacheco à Petkovic e Angelim segue barrado na zaga. Bom para Fabrício, que cresce a cada jogo.

A favor do Vasco, a força do conjunto. Mancini mudou o esquema e entra em campo com três zagueiros, num 3-4-1-2. Dodô está barrado e o ataque será formado por Rafael Coelho, artilheiro da Série B do ano passado e a jóia Philippe Coutinho. Carlos Alberto está confirmado. E os volantes serão Paulinho e Rafael Carioca, devido a suspensão dos titulares Souza e Nilton.

O Blog aposta em vitória rubro-negra: 2 x 0, gol do “Império do Amor”, um de cada um.

quinta-feira, 11 de março de 2010

A VOLTA DO QUE NÃO FOI



Nossa, há quanto tempo não apareço por aqui. Deixei escapar até o hexa do Flamengo. Nisso que dá querer andar de cobertor curto. E a parte descoberta foi o CANETA. Aos leitores, as mais sinceras desculpas.

A vida mudou, eliminei 40% das tarefas que me impediram de atualizar com o blog e, aos poucos, vou me adequar àquelas discussões saborosas sobre o nosso querido futebol que sempre pautaram este espaço.

Pretendo realizar algumas mudanças, mas estas ficam como surpresa.

Para não passar em branco, um dedo de prosa sobre a bola.

Queria falar do Flamengo Campeão Brasileiro de 2009, mas já são favas contadas. Além do mais, o título nem foi tão comemorado por este que vos escreve, que tem certo apreço por esta agremiação.

Vou me ater ao momento.
- E o momento é Neymar. Ainda acho cedo para fazer as comparações de praxe com Robinho. São estilos jogo muito parecidos, mas temo que o garoto tome o mesmo rumo do campeão brasileiro de 2004. Neymar precisa de títulos. E de uma carreira focada no desempenho dentro das quatro linhas, para não se tornar a incognita que o ex-camisa 10 do Manchester City se tornou. Pois futebol Neymar já tem. E muito...

- E o momento é a Taça Libertadores. Concordo com os críticos que dizem que este ano o torneio ficou mais fácil para os brasileiros. Mas não pelo pensamento ingênuo da não participação de Boca e River. E sim pelos próprios times brasileiros, que têm bons elencos e bagagem na competição, com exceção do Corinthians. Este, apesar da euforia do centenário, não deve ir longe. Acredito mais (nesta ordem) em São Paulo, pelo ótimo elenco, Internacional, pela experiência de Forsatti e Flamengo, pelo ataque de seleção brasileira.

Ps.: Que vitória ontem! Vágner Love disse que voltou ao Brasil pensando em Seleção Brasileira. Se futebol é momento e se o camisa 9 da Gávea continuar sendo o melhor jogador do Flamengo, Dunga pode encontrar no próprio rubro-negro um substituto para Adriano, se este continuar a desandar.

- E o momento é de campeonatos regionais. Em São Paulo, o Santos é a graça do torneio. Não só pelo mencionado Neymar, mas também por P.H.Ganso e André. Robinho pode dar um toque de experiência a este trio, que pode não só dar o título regional como também levar o Peixe ao inédito caneco da Copa do Brasil. Já no Carioca, o Papai Joel voltou, fez o Fogão renascer das cinzas depois do 6 x 0 diante do Vasco, levou a Taça Guanabara e ainda descobriu Caio, seu talismã. E pode levar a Taça Rio, conquistando o Carioca sem precisar de final, fato que não ocorre há anos.


É isso gente. Tô tentando voltar. Mais uma vez.

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários