terça-feira, 13 de abril de 2010

CLUBE QUE JÁ VENCEU O REAL MADRID NO SANTIAGO BERNABEU PODE PARAR NA 3ª DIVISÃO

Elan preparara a cobrança de pênalti: o volante fez o gol da vitória do Fênix sobre a Portuguesa na última rodada do 1º turno da Segunda Divisão do Campeonato Carioca. FOTO: Juliana Farias, http://portuguesacarioca-line.blogspot.com/.

Um clube que já venceu o poderoso Real Madrid em pleno Santiago Bernabeu pode parar na 3º divisão. Trata-se da Portuguesa Carioca, que atingiu a façanha numa excursão em 1969 e venceu os "Galáticos" por 2 a 1. Hoje, a Lusinha amarga a última colocação do Grupo A da Segunda Divisão do Campeonato Carioca e, com a pior campanha da competição, corre risco de rebaixamento.

No último sábado, a Portuguesa sofreu a sua sexta derrota em oito jogos. O algoz da vez foi o Nova Iguaçu, que venceu por 2 a 0 jogando em casa. O time da Ilha soma apenas quatro pontos e precisa vencer as seis partidas restantes para não disputar o grupo X.

O Grupo X é resultado da fórmula complicadíssima do torneio. Vamos tentar explicar:
- São dois grupos: o Grupo A, que tem oito times e o B, que tem nove. Os clubes jogam dentro do grupo em turno e returno e os cinco melhores de cada chave se classificam para a segunda fase;
- os dez time classificados se enfrentam também em turno e returno. Os dois melhores da segunda fase sobem para 1ª divisão;
- as sete equipes não classificadas serão julgadas por um índice técnico, calculado através da fórmula (PG+GP)/J (somatório dos pontos ganhos com os gols pró, dividido pelo número de jogos);
- a equipe com o melhor índice técnico dentre os sete não classificados para a segunda fase não joga mais. Os demais formam o famoso Grupo X;
- as seis equipes do Grupo X se enfrentam em turno e returno. Os três piores caem para a 3ª divisão.

A tarefa da Portuguesa é tão difícil quanto a fórmula de disputa do campeonato. O 5º colocado do Grupo A é a Cabofriense, que tem 10 pontos, junto com o São Cristóvão, o 6º. Ainda que a Lusinha vença todas e melhore seu índice técnico, pior da competição até o momento, precisa torcer por tropeços dos adversários para não parar no Grupo X.

Se no final dos anos 60 era possível a pequena Portuguesa da Ilha do Governador enfrentar o poderoso Real Madrid, que em 1969 já era seis vezes campeão europeu e tinha um título mundial, agora os tempos são outros. O cenário do futebol mudou, ficou mais profissional e enquanto o Real só cresceu, a Lusinha se manteve no mesmo status de time pequeno.

ACOMPANHE A FAÇANHA DA PORTUGUESA CARIOCA EM 1969 NO QUADRO "LENDA OU VERDADE" DO "ESPORTE ESPETACULAR", DA REDE GLOBO

Em 2007, por exemplo, enquanto os espanhóis faziam a campanha do seu 31º título da liga espanhola, o time lusitano caía para a segunda divisão do campeonato carioca. E desde então, a Portuguesa jamais conseguiu subir, fazendo em 2010, até o momento, sua pior campanha na competição.

Dona de um estádio que um dia já foi hipódromo, que recebeu os jogos de Flamengo e Botafogo no Campeonato Brasileiro de 2005 e que recebeu os treinos do Fluminense durante a reforma das Laranjeiras, a Portuguesa Carioca tem projeto de transformar o Luso Brasileiro numa arena multiuso. Algo que já acontece, devido a quantidade de eventos que acontece no espaço. É possível dizer que o estádio recebe mais eventos externos do que jogos da equipe de futebol profissional.

A Portuguesa ainda não caiu, mas para quem um dia já ganhou do Real Madrid no Santiago Bernabeu e tem um estádio famoso, bem que a Lusinha poderia estar num lugar melhor.

2 comentários:

Gremista Fanático disse...

Um feito em tanto esse da Lusa carioca, vencer o Real Madrid em Santiago Bernabeu né mole não, é uma pena que esse clube passe por essas dificuldades, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Igor Mello disse...

Espero que a Lusinha não se junte ao meu Campusca, que amarga essa praga pela segunda vez nos últimos três anos. Estamos indo bem com Valdir Bigode no comando, mas perdemos seis pontos no tapetão e a classificação pra próxima fase ficou um pouco ameaçada.

P.S. - A Fferj faz os piores regulamentos do mundo! O da 3a também é ridículo, coisa de português de piada!

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários