sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

AS PRIMEIRAS IMPRESSÕES


As torcidas dos quatro grandes times do Rio de Janeiro. Em sentido horário: Vasco, Botafogo, Flamengo e Fluminense. (fotomontagem de Aldevan Junior)


Que realmente a idéia da importância da formação dos times para o grosso da temporada –Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão – na disputa dos campeonatos estaduais esteja prevalecendo no Carioca 2009. Pois nas duas primeiras rodadas da Taça Guanabara foi impressionante a falta de qualidade física e técnica das equipes consideradas maiores.

O Vasco começou perdendo para o Americano por 2 a 0 em pleno São Januário. Mas refez-se do vexame no jogo seguinte, contra o Tigres do Brasil, em Xerém. Entretanto, a torcida do Cruzmaltino ainda não se refez da péssima primeira impressão que teve do time atuando em casa. Resta saber como a equipe irá se comportar contra o Duque de Caxias.

O Fluminense pareceu encher os olhos quando massacrou no início do jogo de estréia na Taça Guanabara contra a Cabofriense na Região dos Lagos (que na verdade deveria de chamar Região das Lagoas, já que lago é formado por água proveniente da água da chuva ou da nascente de rios, não por água do mar, como são as da região onde se encontra a cidade de Cabo Frio). Mas quando a equipe da casa entrou no jogo, a defesa da equipe de Renê Simões mostrou-se bastante vulnerável; tanto que levou três gols. Na segunda partida, empate em 0 a 0 contra o Madureira em pleno Maracanã. O Flu é o único dos grandes que ainda não ganhou.

O Botafogo é o que mais vem se esforçando para não perder pontos enquanto assiste a formação do grupo para as disputas dos torneios nacionais. Virou contra o Boavista em Saquarema (na “Região das Lagoas”) e fez o dever de casa contra o Macaé no Engenhão. Contudo, no mesmo momento que apresenta uma boa impressão, o time de Ney Franco pode fazer com que a torcida cobre pelo título do primeiro turno do Carioca, fato que pode não acontecer em virtude principalmente do já apontado desejo de formação de um grupo ideal.

E o Flamengo deixou, pelo menos para os seguidores que enxergam que a qualidade do time atual não necessita de “ajuda externa”, a mesma impressão dos últimos anos: do que adianta jogar, se quando as coisas ficam difíceis para o rubro-negro, a arbitragem vai lá e ajuda? O impedimento não marcado contra o Friburguense – onde Victor Hugo estava 3,15m de posição legal no gol que marcou, mas o lance foi anulado pelo árbitro assistente Luiz Antônio Muniz – foi fato que a torcida já conhece há tempos. E o pior: o pênalti que deu a vitória ao Mengão em seu segundo compromisso, contra o Bangu, não existiu. E o “mais pior”: em nenhuma das duas partidas, o time de Cuca mostrou o futebol do ano passado e cansou-se, em sua maioria, rapidamente, evidenciando a necessidade de mais trabalho físico.

Não é inoportuno ainda usar a premissa de que os trabalhos ainda estão começando e que é difícil cobrar no início. Mas a primeira impressão deixada pelas equipes do Rio de Janeiro nas duas primeiras rodadas da Taça Guanabara é de que T O D O S devem se preocupar exclusivamente em buscar a melhor formação – casos de Vasco, Botafogo e Fluminense – ou retomar o futebol já apresentado no ano passado, caso do Flamengo, para a disputa dos torneios considerados mais importantes.

Do que adianta o Vasco vencer o Carioca e permanecer na Série B? Do que adianta o Flu retomar a sua hegemonia em número de títulos no Estado e não se classificar para a Libertadores? Do que adianta o Botafogo vencer o Carioca e não conquistar um título nacional, fato que não ocorre há 14 anos? E, por fim, do que adianta o Flamengo ser penta-tri e passar o Fluminense no número de títulos estaduais e continuar com os vexames como os categóricos Flamengo 0 x 3 América-MEX e Flamengo 0 x 3 Atlético-MG, ambos no Maracanã, em momentos importantes da Taça Libertadores e do Brasileirão, respectivamente?

É certo que todas as torcidas prefeririam que seus clubes vencessem tudo, principalmente a do Flamengo, que está esperançosa pelo penta-tri e pela ultrapassagem sobre o Fluminense no número de títulos estaduais pela primeira vez na história. Todavia, pelo futebol apresentado até agora por todas as equipes, é melhor que estas se foquem em ganhar notoriedade nacional, pois o estado do Rio de Janeiro está precisando: desde o título do Vasco em 2000 que um carioca não levanta o caneco do Brasileirão.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

PRIMEIRA RODADA TAÇA GUANABARA 09


Alvinegros comemoram na vitória (Crédito: Gilvan de Souza - LANCENET)


É difícil, para quem gosta de futebol, comentar somente sobre um campeonato regional. São tantos que o coração já pesa em pensar que muitos não serão lembrados. O critério adotado pelo CANETA DE CHUTEIRA, por enquanto, será a localidade do blog. Portanto, apenas o Campeonato Carioca será abordado por aqui, com foco, a princípio, nos grandes clubes: Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo.

Devido à falta de tempo do blogueiro que vos escreve, os clubes de menor investimento ganharão espaço assim que forem conquistando notoriedade no Cariocão 2009, como, por exemplo, se o bom Friburguense, PREJUDICADO PELO ÁRBITRO ASSISTENTE LUIZ ANTÔNIO MUNIZ DE OLIVEIRA NESTE DOMINGO NO MARACANÃ, chegar a uma semifinal da Taça Guanabara ou Rio.

Isto posto caros leitores/amigos, vamos ao que interessa: F U T E B O L ! Por ordem de estréia: VASCO, BOTAFOGO, FLAMENGO E FLUMINENSE.


VASCO ESTREIA COM DERROTA EM CASA NO CARIOCA
Equipe de Dorival Jr. Perde para o Americano por 2 a 0
(matéria publicada no site Vitrine Esportiva:
www.vitrineesportiva.com.br)

No seu primeiro jogo oficial após o rebaixamento para a Série B do Brasileirão, o Vasco perdeu para o Americano, em pleno São Januário, por 2 a 0, na estréia do Campeonato Carioca 2009. O meia Éberson, da equipe de Campos, marcou os dois gols da partida.

O embate evidenciou a falta de entrosamento da equipe cruzmaltina. Tanto que o primeiro lance de perigo do time de Dorival Júnior aconteceu apenas aos 16 do primeiro tempo, com Rodrigo Pimpão, que também assustou o gol adversário com uma cabeçada ao completar cruzamento de Paulo Sérgio.

Entretanto, do outro lado, o Americano se aproveitou dos problemas adversários e ameaçava preenchendo os espaços deixados pelo Vasco. E aos 34 Kieza fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Eberson, que dominou e chutou, marcando um belo gol. O time da casa tentou responder prontamente, mas outra vez Rodrigo Pimpão foi infeliz na conclusão. Antes do término da 1ª etapa, Carlos Alberto perdeu boa chance de cabeça.

Para o segundo tempo, Dorival Junior colocou um homem de referência no ataque, já que Pimpão não tem esta característica e Alex Teixeira é meia de origem e foi muito mal na frente. E foi exatamente o prata da casa que saiu, para dar lugar a Faioli.

O Vasco, aos trancos e barrancos, com uma evidente falta de conjunto, tentava reagir. Porém, continuou errando muito, perdendo boas chances e se descuidando na defesa. E o time de Campos ameaçava nos contra ataques, explorando a fragilidade da defesa do rival. Até que aos 30, Éberson, o nome do jogo, recebeu novamente de Kieza, driblou Tiago e fechou o placar.

Com o resultado, o Vasco ficou em último na tabela do Grupo A da Taça Guanabara, que ainda tem Fluminense e Cabofriense para estrear. O próximo confronto do time da Colina será na próxima quarta-feira contra o Tigres do Brasil, no Estádio Los Larios, em Xerém. Já o Americano lidera o mesmo grupo. O time de Campos enfrenta o Duque de Caxias na terça-feira no Godofredo Cruz, em Campos.

FICHA TÉCNICA (Lancenet):
Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 24/01/2009 - 18h15 (de Brasília)
Árbitro: João Batista Arruda
Renda/público: R$ 186.385,00 / 9.204 pagantes
Cartões amarelos: Titi, Carlos Alberto, Paulo Sérgio (VAS); Kim, Eberson, Ernani (AME)
Cartões vermelhos: Não houve
GOLS: Eberson, 34'/1ºT (0-1); Eberson, 30'/2ºT (0-2)

VASCO: Tiago, Paulo Sérgio, Fernando, Titi e Ramon; Amaral, Léo Lima (Nílton, 16'/2ºT), Jéferson e Carlos Alberto; Alex Teixeira (Faioli, intervalo) e Rodrigo Pimpão (Carlos Antônio, 19'2ºT). Técnico: Dorival Júnior.

AMERICANO: Jefferson, Élson, Carlão e Ânderson; Gil, Siller (Renan, intervalo), Kim, Eberson (Cafezinho, 42'/2º) e Ernani; Kieza e Diego (Paulo Henrique, 29'/2ºT). Técnico: Paulo Marcos.


MAICOSUEL GARANTE OS TRÊS PONTOS EM SAQUAREMA
Novo camisa 10 do Fogão marca os dois gols da vitória sobre o Boavista por 2 a 1

Mesmo sem Reinaldo, que se lesionou no final da pré-temporada, o Botafogo estreou com vitória no Grupo B da Taça Guanabara ao vencer o Boavista em Saquarema por 2 a 1. O novo camisa 10 do Fogão Maicosuel marcou os dois gols da partida, com Tony descontando.

Vencer na estréia é sempre bom. E como já foi escrito neste espaço, O TIME DO BOTAFOGO CONTRATOU BEM. Ney Franco sabe o que quer e escolheu atletas que podem das muitas alegrias à torcida do Fogão. Tanto que declarou ao diário Lance de sábado 24/01 que o Botafogo terá um dos melhores meios de campo do Brasileirão. Quanto ao Carioca, o time de General Severiano quer jogar água no chope dos rubro-negros, que querem o penta-tri neste ano. Se mostrar a superação do jogo de sábado em Saquarema, tem tudo para ser bem sucedido.

NOTA: Este foi o único jogo dos grandes que não consegui assistir. Por isso o texto mais curto. Ok, torcida do Fogão? Na próxima, será feito um esforço para dar o espaço que o time da Estrela Solitária merece aqui no CANETA.

FICHA TÉCNICA (Lancenet)
Estádio: Elcyr Resende, Saquarema (RJ)
Data/hora: 24/01/2009 - 16h (de Brasília)
Renda e público: R$ 65.308,50 e 4.500 pagantes (5.000 presentes)
Árbitro: Marcelo de Souza Pinto (RJ)
Cartões amarelos: Lucas Silva (BOT), Têti (BOA), Leandro Guerreiro (BOT), Alessandro (BOT),
Victor Simões (BOT), Emerson (BOT), Gustavo (BOA).GOLS: Maicosuel, 16'/1ºT (0-1); Tony,
46'/1ºT (1-1), Maicosuel, 48'/2ºT (2-1).

BOAVISTA: Vinícius, Rogério Rios, Pessanha (Gustavo, 33'/2ºT)), Santiago e Hamilton; Thiaguinho, Bruno Moreno (Cocito, 25'/2ºT), Leandro Cruz e Têti; Roberto Santos (Felipe Adão, 33'/2ºT)) e Tony. Técnico: Julio Marinho.

BOTAFOGO: Renan, Alessandro, Emerson, Juninho e Eduardo (Thiaguinho, 8'/2ºT); Leandro Guerreiro, Léo Silva, Maicosuel e Lucas Silva (Túlio Souza, 31'/2ºT); Diego (Laio, 37'/2ºT)) e Victor Simões. Técnico: Ney Franco.



AJUDADO PELA ARBITRAGEM, FLA ESTREIA COM VITÓRIA
Lateral esquerdo Juan marcou o gol da vitória por 1 a 0

Era o jogo de estréia do apontado favorito no Grupo B da Taça Guanabara. O Flamengo, que pouco mudou o elenco para 2009, entrou em campo para enfrentar o Friburguense, que iniciou a preparação para o Carioca 2009 em dezembro do ano passado.

E o embate foi característico de início de temporada: jogadores ainda sem ritmo de jogo e pouca qualidade apresentada nas quatro linhas. O Flamengo não foi nem sombra daquele que foi 5º no Brasileirão 2008. A equipe de Cuca esteve lenta demais, com exceção ao estreante Willians, que mostrou disposição. Mas mesmo assim, as melhores chances do primeiro tempo foram do clube da Gávea; três com Obina e uma com Kléberson, de fora da área. Todas pararam no muro que vestia a camisa 40 do Frizão; o quarentão goleiro Adriano, o nome do primeiro tempo.

A equipe de Nova Friburgo veio disposta a aproveitar o tempo maior de preparação para sair do Maracanã com um bom resultado. E essa estratégia quase deu certo no início do segundo tempo, quando Thiago chutou de fora da área e Victor Hugo, EM POSIÇÃO LEGALÍSSIMA (3,15m segundo o tira teima da transmissão da Rede Globo), pegou o rebote da defesa de Bruno para tocar para o fundo das redes. Entretanto, o árbitro assistente Luiz Antônio Muniz de Oliveira levantou a bandeira e o árbitro principal Leonardo Garcia Cavaleiro marcou impedimento no lance e anulou o gol do Friburguense.

Depois do lance polêmico, a partida caiu muito de produção. Tanto que o gol do jogo foi marcado numa jogada onde a qualidade técnica não foi a tônica. Aos 12 da etapa final, Éverton, que havia entrado no intervalo no lugar de Marcelinho Paraíba, recebeu lindo passe de Juan na grande área, mas errou bisonhamente o chute. Na sobra, Íbson cruzou, Obina dominou e chutou mal, Adriano não segurou a bola, dividiu com Éverton e Juan apareceu no meio da confusão para marcar o gol da vitória do Fla.

É cedo ainda para falar. O time de Cuca esteve mal, mas, como o próprio treinador mencionou no final da partida, seu grupo cansou muito rápido. Nada que um bom trabalho de preparo físico não resolva. Todavia, não merecia sair do Maracanã com os três pontos; o Friburguense jogou um bom futebol de contra ataque e teve um gol legal anulado pela arbitragem. O placar moral do jogo seria 1 a 1.

O Fla enfrenta o Bangu na próxima quinta-feira em Moça Bonita. Já o Frizão recebe o Mesquita no Eduardo Guinle.

FICHA TÉCNICA (Lancenet)
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 25/01/2009 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Garcia Cavaleiro (RJ)
Assistentes: Luiz Antonio Muniz de Oliveira e Lilian da Silva Fernandes
Renda/público: R$ 562.847,00/ 34.132 pagantes
Cartões amarelos: Ronaldo Angelim, Leonardo Moura (FLA); Gilson, Alex (FRI)
GOL: Juan, 12'/2ºT


FLAMENGO: Bruno, Aírton, Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Leonardo Moura, Willians, Kleberson (Fierro, 30'/2ºT) , Ibson e Juan (Toró, 40'/2ºT); Marcelinho Paraíba (Everton, intervalo) e Obina. Técnico: Cuca.

FRIBURGUENSE: Adriano, Wallace, Crispin, Cadão e Gilson; Sergio Gomes, Elan (Emerson, 25'/2ºT), Victor Hugo (Ziquinha, 25'/2ºT) e Cassiano; Alex (Hércules, 14'/2ºT) e Tiago. Técnico: Cleimar Rocha.



FLU COMEÇA BEM, MAS PERMITE A VIRADA EM CABO FRIO
Diguinho abre o placar, mas Cabofriense vira e vence por 3 a 1

O Fluminense foi à Região dos Lagos como o Botafogo para estrear no Campeonato Carioca 2009. Mas não voltou com três pontos como o co-irmão. O time de Renê Simões até saiu na frente do placar, mas relaxou e permitiu a virada: 3 a 1 para a Cabofriense.

O início da partida foi marcado pela supremacia do tricolor das Laranjeiras, que ameaçava o gol de Flávio se aproveitando do nervosismo da equipe da casa. E logo aos três minutos, Roger fez jogada típica de pivô de futsal, recebendo de costas para a zaga e rolando para Diguinho, que vinha de trás, soltar a bomba rasteira que morreu no cantinho do careca goleiro do time de Cabo Frio: 1 a 0 Flu.

Após o gol, o Fluminense continuou a ameaçar a meta adversária. Porém, pecava demais nas finalizações. Leandro Amaral perdeu uma ótima chance, cara a cara com Flávio. Foi depois deste susto que a Cabofriense acordou na partida e aproveitou a deficiência da defesa do Flu. Aos 29, Roberto foi à linha de fundo e os dois zagueiros de área do tricolor carioca foram para cima dele, abrindo um verdadeiro buraco no miolo da zaga. O atacante notou o erro de posicionamento da defesa adversária e rolou para dentro da área, onde encontrou Ramon que, com a marcação apenas de Wellington Monteiro, aproveitou o espaço para empatar o jogo.

O primeiro tempo ia terminando e quando tudo caminhava para o empate, Roberto recebeu lançamento nas costas de Wellington Monteiro, entrou na área e chutou forte, vencendo Fernando Henrique: 2 a 1, virada do time da casa ainda no primeiro tempo.

O Fluminense não mostrou futebol convincente na etapa final para merecer inverter ou reverter o placar, continuando a perder chances claras de gol. Leandro Amaral estava num dia ruim. Até Fábio Tenório ser expulso aos 14 minutos. O time de Renê Simões partiu para cima, mas parava no goleiro Flávio, que fez grandes defesas.

A superexposição do time fragilizou ainda mais o sistema defensivo tricolor. E aos 36, o volante Da Silva, ex-Flamengo, arrancou com liberdade, deixou Jaílton no chão e tocou no canto de FH para fechar o placar no Correão: 3 a 1 para a Cabofriense, líder do grupo A junto com o Americano com três pontos.

Na próxima rodada, quarta-feira, o Fluminense pega o Madureira no Maracanã. Já a Cabofriense vai à Resende enfrentar o time da casa.

FICHA TÉCNICA (Lancenet)
Estádio: Alair Corrêa, Cabo Frio (RJ)
Data/hora: 25/01/2009 - 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ)
Auxiliares: Silbert Faria Sisquim e Wendel de Paiva Gouvêa
Renda/público: R$ 86.000/ 4.900 pagantes
Cartões amarelos: Fábio Tenório, Márcio, Da Silva, Valdir (CAB); Diguinho (FLU).
Cartões vermelhos: Fábio Tenório, 15'/2ºT
GOLS: Diguinho, 4'/1ºT (0-1); Ramon, 29'/1ºT (1-1); Roberto, 44'/1ºT (2-1); Da Silva, 36'/2ºT


CABOFRIENSE: Flávio, Valdir, Demerson, João Paulo e Gerson (Nata, 30'/2ºT); Da Silva, Márcio, Fábio Tenório e Ramon (Wesley, 9'/2ºT); Fabinho e Roberto (Felipe Dias, 15'/2ºT). Técnico: Ademir Fonseca.

FLUMINENSE: Fernando Henrique, Wellington Monteiro, Edcarlos, Luiz Alberto e Leandro; Jaílton, Diguinho (Marquinho, 24'/2ºT), Leandro Domingues (Tartá, intervalo) e Conca; Leandro Amaral e Roger (Alan, 15'/2ºT). Técnico: René Simões.

Confira outros resultados da rodada e a classificação clicando aqui.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

ESCLARECIMENTO AOS LEITORES

Bem que este que vos escreve gostaria de manter a periodicidade característica deste blog.

Acontece que os professores da querida Universidade do Estado do Rio de Janeiro entraram em greve de setembro a novembro de 2008. E estão em pleno vapor agora. Só na semana que vem, serão três provas.

Para não comprometer o conteúdo apaixonado do CANETA, as postagens foram deixadas de lado para que o tempo destinado a elaboração dos textos que aqui seriam publicados fosse preenchido com a leitura dos livros e pequenos textos da faculdade.

Entretanto, será feito um esforço para que na segunda-feira saia uma postagem especial sobre o início do Campeonato Carioca.

O CANETA agradece a compreensão dos leitores.

ALDEVAN JUNIOR.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

MERCADO DA BOLA 2009: PARTE 2



O mercado da bola continua agitado. Tanto que Jael, anunciado como reforço do Bahia, acertou mesmo com o Cruzeiro, vindo do rival Atlético-MG. Confira hoje a continuação das análises das contratações/dispensas/negociações dos clubes da Séria A. Os times de hoje são Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goiás e Grêmio.

CRUZEIRO:
O bom trabalho de Adilson Batista continuará em 2009. O que não se consegue entender é por que ter, pelo menos, nove atacantes no elenco com condições de ser titulares. Além de já contar com Thiago Ribeiro, Guilherme, Rômulo, Jajá e Wanderley, chegaram ainda Wellington Paulista, Soares, Alessandro e Jael, de Botafogo, Grêmio, Albirex-JAP e Atlético-MG, respectivamente. Além dos atacantes, chegaram o meia Marcinho, que retornou de empréstimo ao futebol japonês e o zagueiro Leonardo Silva, ex-Vitória, contratado para o lugar de Thiago Martinelli, que voltou para o Cerezo Osaka-JAP.

Fora Thiago, também deixaram a Raposa Léo Silva e Wellington (ambos para o Botafogo), Leandro Domingues (Fluminense), Javier Reina (Vitória), Flávio (goleiro, para o Cabofriense), e Maurinho e Bruno (dispensados).

Manter a base é sempre bom e o Cruzeiro faz isso para 2009. O que é realmente inexplicável é ter nove atacantes no elenco. Tanto Perrelas quanto a dupla Márcio Braga/Kléber Leite, do Flamengo, adoram comprar...


FLAMENGO:
Apenas do BOM TRABALHO de Caio Junior, que fez o time conquistar três pontos a mais no BR 08 em relação ao BR 07, a diretoria o dispensou por não ter conquistado ao menos uma vaga na Libertadores. E para seu lugar trouxe Cuca. Sinceramente, SEIS por MEIA DÚZIA.

Pelo menos, o binômio já mencionado Márcio Braga/Kléber Leite manteve a base, perdendo apenas Jaílton, para o Fluminense, Dininho, para o Santo André, Luizinho, para o Santos, dispensando o zagueiro Leonardo e emprestando os Fernandos (Fernandinho e Fernandão) para o Volta Redonda.

Saíram reservas e chegaram jogadores para compor elenco; a dupla contratada junto ao Santo André Douglas (zagueiro) e Willians (volante) e os retornos de empréstimo dos atletas que estava no Paraná; Guilherme Camacho (meia), Rômulo (volante), Fabrício (zagueiro) e Éder (atacante). Ainda falta um bom nome para a camisa 10 e para a camisa 9 do Mengão.


FLUMINENSE:
A diretoria do tricolor carioca manteve Renê Simões. Mas perdeu o seu melhor zagueiro, o ídolo da torcida Thiago Silva, que foi para o Milan-ITA e para chegar ao posto de titular da seleção brasileira brevemente. E ainda sofreu um duro golpe do São Paulo, que tirou três titulares do Flu: Junior César, Arouca e Washington. Saíram também das Laranjeiras o LD Carlinhos (Náutico), Ygor (Portuguesa), Somália (Náutico), Roger (dispensado) e Diego (goleiro, dispensado).

A reposição, assim como a do coirmão Botafogo, está sendo boa. Chegaram párea a defesa os zagueiros Xandão (ex-Guarani) e Cássio (ex-Avaí) e os laterais Mariano (direito, ex-Atlético-MG) e Marquinho (esquerdo, ex-Figueirense); para o meio, os já citados Jaílton, Diguinho e Leandro Domingues e para o ataque o retorno de Leandro Amaral, apresentado com pompa de estrela, e Válber (ex-Avaí). Leandro, lateral-esquerdo que disputou o BR 08 pelo Palmeiras, deve acertar nas próximas horas.

Perder três atletas para o mesmo time não deve ser fácil... Mas o Flu renasce das cinzas com dignidade.


GOIÁS:
Depois do bom returno no BR08, a diretoria do Goiás até queria manter a base bem montada pelo técnico Hélio dos Anjos. Entretanto, pode perder boas peças da equipe titular que serão difíceis de serem repostas num mercado nacional tão restrito de bons jogadores. Já deixaram o Esmeraldino os titulares Fahel (Botafogo), Rafael Marques (Grêmio) e Paulo Baier (Sport). Felipe, reserva, foi para o Paulista. E ainda podem sair os alas Vitor e Júlio César, destaques da equipe em 2008. Foram dispensados o autor do gol do título mundial do Internacional em 2006 Adriano Gabiru, o argentino Frontini, Fausto, Fredson e Fernando (irmão do Carlos Alberto, que negocia com o Vasco).

Chegaram o zagueiro Leandro Euzébio (ex-Omyia Ardija-JAP), os meias Gomes (ex-Figueirense), Éverton (sem clube), Rafinha (ex-São Caetano) e o bom atacante Felipe (ex-Náutico), melhor contratação esmeraldina até agora.

É difícil competir com o mercado hoje em dia. O Goiás, que já chegou a perder toda a sua espinha dorsal para o São Paulo de 2003 para 2004, pode ficar sem a mesma de 2008 para 2009. Hélio dos Anjos praticamente terá que partir do zero nesta temporada.


GRÊMIO:
Depois do vice-campeonato nacional em 2008, o Grêmio se volta agora para a disputa de uma competição em que gosta muito de participar: a Copa Libertadores da América. Celso Roth renovou. O elenco sofreu algumas baixas, que foram repostas com atletas de mesmo nível. Deixaram o Olímpico os zagueiros Pereira (Coritiba) e Jean (Corinthians), o lateral-direito Paulo Sérgio (Vasco), o volante Rafael Carioca (Spartak Moscou-RUS) e os atacantes Marcel (Vissel Kobe-JAP), André Luis (Vitória) e Soares (Cruzeiro).

Para compensar estas saídas, chegaram os zagueiros Fábio Ferreira (ex-Corinthians) e Rafael Marques (ex-Goiás), os laterais Ruy (ex-Náutico) e Fábio Santos (ex-Santos), o meia Diogo (ex-Figueirense) e os atacantes Tadeu (volta de empréstimo ao Figueirense), Jonas (volta de empréstimo à Portuguesa) e Alex Mineiro, de uma excelente média de gols em 2008 atuando pelo Palmeiras.

A base foi mantida. E a saída de Marcel foi reposta com um goleador mais eficiente.2009 para o Grêmio deve ser de muitas alegrias.

AMANHÃ: INTERNACIONAL, NÁUTICO, PALMEIRAS, SANTOS E SANTO ANDRÉ.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

VOLTA AOS TRABALHOS!


Depois das férias, o Caneta está de volta! Com a mesma disposição para falar sobre o tema principal do blog: F U T E B O L!

Raramente posto aqui em primeira pessoa. Mas por se tratar de um blog sobre futebol, onde não faltam palpiteiros aqui no Brasil, é até estranho que um blogueiro às vezes não coloque explicitamente as suas opiniões no ar. Vou começas as postagens de 2009 com um texto em primeira pessoa, para falar do quão eu gosto desta época do ano, onde os clubes começam a formar as suas equipes para a temporada.

Como disse, a época é de (re)montagem. Vou tentar traçar um prognóstico de todos os clubes da Série A no que diz respeito a contratações e dispensas em quatro partes atualizáveis (com 5 clubes cada). Adoro fazer isso!

ATLÉTICO MINEIRO:
A diretoria do Galo dispensou o treinador Marcelo Oliveira, apesar deste ter salvado o time de um vexame depois dos insucessos de Geninho e Gallo. Oliveira tinha um pleno conhecimento da base do clube, por ser oriundo de lá, mas os cartolas atleticanos preferiram mandá-lo embora. Para o seu lugar, trouxeram Emerson Leão. Sinceramente, uma péssima troca. Começa-se tudo do zero outra vez, quando se poderia dar continuidade a um bom trabalho . Nos bastidores, destaque para a contratação do ex-presidente do Botafogo Bebeto de Freitas para a diretoria de futebol.

Sobre jogadores, o elenco não conta mais com o sérvio Petkovic (dispensado), César Prates foi para a Lusa, Gedeon para o Paraná e Jael para o Bahia. Bom para o Galo foi o retorno de Éder Luís, emprestado ao São Paulo. Além dele, voltou também de empréstimo, só que do Goiás, o lateral-esquerdo Thiago Feltri. Além da contratação do volante Junior,revelado pelo Flamengo (regular, na minha opinião), bancado por Bebeto no time de Minas.


ATLÉTICO PARANAENSE:
Só chegou um: Jorge Preá, ex-Palmeiras. O atacante não teve muitas oportunidades no time de Luxemburgo e por enquanto é o único que chegou ao Furacão. Entretanto, uma barca rubro-negra já zarpou: o zagueiro Danilo foi para o Palmeiras, o atacante Joãozinho para o Ipatinga e os meias Rodriguinho, Kelly e Fernando foram dispensados. Parece que o Furacão deseja manter a base e o trabalho de Geninho, que salvou o time do rebaixamento no BR 08.


BOTAFOGO:
Reformulação geral. A começar pela diretoria, onde agora Maurício Assumpção é o novo presidente, prometendo novos tempos em General Severiano. No time, a manutenção de Ney Franco e uma lista extensa de dispensados ou negociados: para São Paulo, foram cinco jogadores; Jorge Henrique e Túlio para o Corinthians, Lúcio Flávio e Triguinho para o Santos e Renato Silva para o São Paulo. Wellington Paulista foi para o Cruzeiro, o zagueiro Édson para o Fortaleza, o atacante Alexandro para o recém promovido à Série A Santo André e Diguinho, disputado pela dupla Fla-Flu, foi parar no Flu. Já André Luis, Fábio, Gil e Luciano Almeida foram dispensados.

Para compensar a perda de 13 atletas, o Fogão já repôs 10. Com até mais qualidade do que os que se foram. A começar pelo setor defensivo, que ganhou o retorno do capitão Juninho, Wellington, (zagueiro, ex-Cruzeiro) e Teco (zagueiro, ex-Grêmio). Para o meio, chegaram os volantes Fahel, ex-Goiás e Léo Silva, ex-Cruzeiro e os meias Batista, ex-Avaí e Maicosuel, ex-Palmeiras. E para o ataque, chegaram Reinaldo, revelado pelo Flamengo, que passou por São Paulo, PSG e estava no JEF United do Japão e Jean Carioca, do ABC-RN. Ainda podem reforçar o ataque Weldon, que negocia salários para acertar e Carlinhos Bala, que gostou da proposta do Bota.

Analisando friamente os nomes que chegaram, o ano de 2009 pode ser de realizações para o Botafogo.


CORINTHIANS:
A principal contratação não foi a de Ronaldo. Mas sim a continuidade do trabalho de Mano Menezes, um dos melhores treinadores do Brasil na atualidade (o segundo: está atrás apenas de Muricy, na minha opinião).

Mas não há como fugir do assunto R9. O Fenômeno foi para aquele time que lhe fez uma proposta formal para jogar. O Flamengo, acusado de levar uma volta do craque, deveria se envergonhar de mais uma gafe.

Como Ronaldo certamente não participará de todas as partidas do Timão, a diretoria do clube trouxe um “camisa 9b”, para que o ataque não dependa unicamente dos gols do “camisa 9a”: Souza, ex-Flamengo e Panathiakos-GRE. Além de Souza, chegaram ao já mencionados Túlio e Jorge Henrique, do Botafogo e os zagueiros Jean, ex-Grêmio e Escudero, ex-Argentinos Juniors-ARG.

Saíram poucos: Fábio Ferreira para o Grêmio, Careca para o Oeste-SP e Perdigão, Rafinha, Marcel e Bebeto, estes dispensados.

O Timão só fez manter a boa comissão técnica e o seu bom elenco, reforçando este último principalmente com o maior artilheiro de todas as Copas do Mundo e com o artilheiro do Brasileirão 2007. Tem tudo para decolar ainda mais alto em 2009.


CORITIBA:
Começo com uma pergunta: você dispensaria Dorival Junior para contratar Ivo Wortmann? Eu não. A diretoria do Coxa fez isso e deu um ótimo treinador de bandeja para o Vasco.

Pelo menos, os cartolas não desmancharam a base montada por Junior no clube: apenas três titulares deixaram/deixarão o clube; o zagueiro Maurício foi para o Palmeiras, o lateral-esquerdo Ricardinho negocia com o futebol europeu e Keirrison vai para o Palmeiras quando o seu contrato com o Coxa terminar em abril. Saíram também os atacantes Thiago Silvy, Guilherme Moreira (ambos para o Botafogo-SP) e Cadu e o lateral-esquerdo Rubens Cardoso (ambos para o Bahia).

Além de Ivo Wortmann, chegaram ao Coritiba os zagueiros Pereira, ex-Grêmio, e Cleiton, ex-Toledo-PR, o lateral-direito Márcio Gabriel, ex-Ipatinga, os meias Rodrigo Pontes (ex-Barueri), Vicente (ex-Ponte Preta) e Adriano (ex-J. Malucelli) e os atacante Marcos Aurélio, ex-Santos e que estava atuando pelo Shimizu S.Pulse-JAP. Marcos Aurélio por Keirrison não é o ideal, mas é uma aposta. Bobeira maior foi a dispensa de Dorival Junior.

AMANHÃ, ANÁLISE DE CRUZEIRO, FLAMENGO, FLUMINENSE, GOIÁS E GRÊMIO.

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários