quarta-feira, 16 de setembro de 2009

SE DEIXAR CHEGAR...


O maior campeão brasileiro. FOTO: Baixaki

"Os caras" estão aí de novo!
3ª colocação do São Paulo já começa a assustar os concorrentes ao título.

É impressionante a regularidade do São Paulo desde o seu primeiro título da era dos pontos corridos, em 2006. Dos 138 jogos disputados entre o início do campeonato de 2006 e a 24ª rodada da edição deste ano, o tricolor do Morumbi venceu 78 partidas, empatou 39 e perdeu apenas 21, com um aproveitamento de 65,9% dos pontos disputados.

Por comparação, o Flamengo, time carioca que somou mais pontos no período citado, teve 59 vitórias, 34 empates e 45 derrotas, um aproveitamento de 51% e um 5º lugar em 2008 como melhor colocação.

No ano passado, quando tirou o título do badalado Grêmio após iniciar uma incrível arrancada, o São Paulo só perdeu 5 vezes, mesmo número de derrotas que tem até o momento neste Brasileirão. Na 24ª rodada, é difícil afirmar que o Campeão Mundial de 2005 terá um aproveitamento igual ao dos últimos três anos. Principalmente ao do ano passado.

Entretanto, o time de Ricardo Gomes pega os rivais diretos Atlético-MG e Internacional nos dias 17/10 e 28/10 em casa e o Goiás em 29/11 no Serra Dourada, na penúltima rodada. Além de já ter empatado com o Palmeiras, outro adversário direto, sob no Morumbi.

Ou seja: dos 12 pontos a disputar contra Palmeiras, Internacional, Atlético-MG e Goiás, atuais 1º, 2º, 4º e 5º colocados respectivamente, o São Pode já conseguiu um e pode chegar a 8, considerando duas vitórias em casa contra o Galo e o Inter e um empate contra o Goiás fora de casa.

O trabalho de Ricardo Gomes mostra-se um tanto quanto diferente em relação ao de Muricy, tanto no aspecto emocional, visto que o ex-zagueiro da seleção brasileira é muito mais tranqüilo do que o atual técnico do Palmeiras, quanto no aspecto tático mesmo. Gomes utiliza mais as peças do seu elenco do que na época de Muricy.

Mas o resultado de ambos é o mesmo: um futebol feio, com foco na marcação e na objetividade. Nada de jogo vistoso. Mas é o futebol feio que já levou as três últimas edições do Campeonato Brasileiro. 1 a 0 e 6 a 1 com direito a gol de bicicleta somam os mesmos três pontos na tabela. Muito melhor vencer vinte partidas por um a zero jogando feio do que vencer dez jogando um futebol vistoso.

Mesmo este blog acreditando na definição de jogo vistoso que Paulo Vinícius Coelho disse num “Linha de Passe” da ESPN Brasil, “um jogo movimentado, rápido, com trocas de passe objetivas, com muitos lances de perigo, não necessariamente com gol de bicicleta, caneta ou chapéus”, futebol ainda é resultado.

Se o futebol vistoso, como o do Palmeiras e o do Internacional, vencer a objetividade do São Paulo, ótimo. Os olhos do espectador irão agradecer (inclusive os do que vos escreve). Mas se deixar chegar, o São Paulo será tetra, penta, hexa, hepta... O futebol feio pode fazer do time do Morumbi um Lyon tupiniquim.

Será que os quatro concorrentes conterão a força do jogo eficiente tricolor?

7 comentários:

Pâm - LF disse...

Olaa tudo bem?
qto tempo;;;

Pois é se meu time chegar na ponta e não saíra mais =)

rs
bjao

Saulo disse...

Se Palmeiras e Inter vacilar, o São Paulo vai passar e aí ninguém pega mais.

Saulo disse...

É impressionante mesmo e nesse campeonato de pontos corridos ganha aquele time que tiver uma ótima estrutura e o São Paulo é um exemplo disso.

Ze disse...

Olá,

Estive vendo algumas coisas do seu blog. Tenho uma proposta: você não gostaria de ganhar 50 euros por mês por inserir pequenos links dos nossos anunciantess? São 50 euros mensais por cada blog que for cadastrado, tendo também a possibilidade de acrecentar este dinheiro adicionando blogs ao nosso sistema de anunciantes. Tire a suas dúvidas por este email, e o meu msn é rodrigodinheirodasilva@gmail.com.

http://blogsdegrana.blogspot.com/

Estou aguardando a tua resposta,


Rodrigo

Saulo disse...

E o seu time ganhou bonito do São Paulo, heim. Se continuar assim, vocês vão conseguir a vaga para a Libertadores.

Lucas disse...

oi, td bom? pode fazer um favor pra mim? eu mudei de blog. n tenho mais o jornal do palmeiras. meu blog agora eh o Palmeiras Ao Vivo

o link eh www.palmeirasaovivo.com.br

pode mudar o link e nome da nossa parceria q ta no seu site, por favor?

obg!

Lucas disse...

kd vc?

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários