terça-feira, 3 de março de 2009

SOBRE A COPA DO BRASIL NOS CANAIS ESPN



Créditos: WWW.ESPN.COM.BR

O tema já um tanto quanto ultrapassado - cerca de cinco meses de atraso - principalmente pelo longo período de “estiagem” deste blog. Mas não pode ser deixado por um espaço que acompanha o esporte mais popular no Brasil. Tal assunto seria mais pauta para uma discussão nos corredores da FCS-Uerj (Faculdade de Comunicação Social da Uerj, onde este que vos escreve estuda) do que no Caneta de Chuteira. Entretanto, o torcedor/consumidor não pode ser eximido de algo que lhe interessa. E muito.

Depois de oito anos sem transmitir uma competição nacional, a ESPN Brasil enfim conseguiu os direitos da Copa do Brasil de 2009 e 2010. Assim, do nada? Não. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o CADE, autarquia federal brasileira que tem como objetivo orientar, fiscalizar, prevenir e apurar abusos do poder econômico, exercendo papel tutelador da prevenção e repressão do mesmo (FONTE: Wikipédia), considerou abusivo o monopólio exercido pela Rede Globo nos direitos de transmissão de competições nacionais. E em acordo entre as ramificações da Globo (GLOBOSAT, Globopar) e CADE foi decidido que dentre as cinco competições mais importantes envolvendo clubes brasileiros (Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores, e Estaduais de Rio e São Paulo) as empresas terão de escolher três para transmitir com exclusividade entre 2009 e 2011. Sendo que, entre exclusividade de competições de cunho nacional, só poderia ser escolhida apenas uma: Brasileirão ou Copa do Brasil.

Foi baseada nesta decisão que a ESPN Brasil aproveitou a deixa e conseguiu os direitos de transmissão da Copa do Brasil de 2009 e 2010, podendo também renovar para 2011. E quem achou estranho a Sportv a transmitir a temporada 2009/2010 do Campeonato Italiano do nada, eis a reposta: para adquirir a competição nacional, a franquia brasileira do canal americano teve de ceder os direitos exclusivos de transmissão do Calcio que possuía para o canal da GLOBOSAT, num sistema parecido com o que a Rede Globo faz com a Bandeirantes no Brasileirão.

Uma grande vitória da ESPN Brasil, canal que tinha os mesmos direitos de transmissão dos concorrentes até a segunda metade dos anos 90, quando o monopólio da Globo começou a ser formado e quando as portas se fecharam para a franquia latina da ESPN americana. As portas fechadas para as transmissões foram abertas para o investimento em jornalismo e hoje o canal tem a melhor cobertura jornalística dentre todos os canais sobre esportes.

Chega a ser um tanto quanto antiético um futuro jornalista se posicionar sobre canais de televisão. Entretanto, para nós mesmos que daqui a pouco estaremos sendo lançados no mercado de trabalho, é ruim demais a formação de monopólios. O chamado “filé mignon” acaba sendo restrito. E a multiplicidade é boa não só para mais oportunidades de emprego para jornalistas e profissionais de televisão, mas também para o consumidor, que teria mais opções no controle remoto para escolher.

A influência exercida por monopólios já está tão grande que é difícil você convencer uma pessoa a assistir uma partida da Copa do Brasil na ESPN Brasil ou mesmo na TV Bandeirantes, que, exceto a Libertadores e as partidas da Seleção Brasileira, transmitirá as mesmas competições que a Rede Globo irá passar. Que o CADE continue a combater a prática abusiva de “direitos exclusivos”!

8 comentários:

Blu disse...

Muito bom, Aldevan.
E digo mais, mesmo sendo questão de gosto, a ESPN tá dando um show de transmissão. Sem comparações os comentaristas.

Grande abraço!

Leandro Montianele disse...

É sempre bom o público ter mais opções de canais para assistir os campeonatos nacionais. A ESPN faz um grande trabalho nas transmissões.

Criei a pouco tempo um blog que trata de assuntos ligados ao futebol. Depois faça uma visita lá no Na Esfera do Futebol. Estou add seu link.

Abraços!

Seu Cunha disse...

Meu amigo, só pra te avisar que estas nos meus favoritos.
Forte abraço

Fernando Gonzaga disse...

no início quando a ESPN anunciu a transmissão da Copa do Brasil, pensei que seria o jogo de sempre da quarta a noite e mais nada, mas não...eles estão dando um show de cobertura inclusive com jogos simultâneos...o que é muito bacana para os torcedores...

garnde abraço!!

Marcel Jabbour disse...

a ESPN tá dando um show de transmissão. Sem comparações os comentaristas. (2)

Fim ao monopólio!

Abraços

diletra.blogspot.com

Anônimo disse...

Acredito que o assunto exige uma análise mais complexa mas, a principio, valedestacar, que essa espécie de monopólio depende não só do poderio econômico de quem compra os direitos de transmissão mas fundamentelmente,também,da conivencia de quem vende. Há 2 anos a Rede Record fez várias propostas para adquirir os direitos de transmissão de várias competições, entre elas, as do Campeonato Brasileiro e dos Estaduais do SP,MG,RS e RJ e essas não foram aceitas pelos clubes,federações e clube dos 13. Intrigante é que a proposta da Record era pelo menos 3 vezes superior as da Rede Globo e os responsáveis pelas negociações preferiram fechar com a Globo.

Outro aspecto que não deve ser descartado nessa discussão é que a Globo no final da década de 80 passou a ter grande influência no futebol brasileiro porque à época os clubes, as federações e a CBF passavam por graves problemas financeiros e foi a Rede Globo quem bancou grande parte do financiamento de vários campeonatos, inclusive o Campeonato Brasileiro. A partir de então, todas essas entidades ficaram a mercê dos interesses da emissora, inclusive, quanto aos horários dos eventos. Existem vários clubes que recebem cotas por direitos de transmissão até 2 anos antes e isso cria e mantém um elo de dependencia e compromisso com a Globo.

O CADE deve interferir e os clubes,federações e a CBF não podem ser eximidas de responsabilidade.

FORTE ABRAÇO!

Leandrus disse...

Eu já tinha ouvido algo do tipo, seu blog só serviu para confirmar. Prefiro muito mais as transmissões da ESPN, os narradores não se destacam muito e os comentaristas tem muito espaço para fazerem seus comentários; é bem melhor ouvir PVC ou Calçade do que Noronha ou Júnior, embora o ex-jogador até esteja fazendo um bom trabalho na Globo.

Era boa a época em que a Copa do Mundo passava em todos os canais, eu prefiro as narrações histéricas do Galvão Bueno, mas lembro que na Copa de 98, quando o pessoal aqui em casa ficava muito nervoso, logo mudava para outro canal, geralmente onde o Paulo Stein narrava, pq ele era mais tranquilo, rs

Ateh!

Bruno Muniz disse...

Aldevan,
realmente muito bom isso...Sem falar que a record conseguiu os direitos de transmissão das olímpiadas de Londres 2012.
Aos poucos as coisas vão melhorando....
Abraço

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários