terça-feira, 10 de março de 2009

JUVENTUS X CHELSEA


Disputa portuguesa pela bola no jogo entre Juventus x Chelsea: o time de Bosingwa levou a melhor sobre o time de Tiago. (Foto: Agência REUTERS)

Não sou muito fã de futebol europeu. Sou nacionalista de carteirinha e prefiro muito mais uma Libertadores da América à UEFA Champions League. Entretanto, não se pode ser alheio aos fatos. Um amante do futebol, que tem um espaço para falar de futebol na internet, não pode ignorar simplesmente o continente que abriga os maiores nomes do futebol atualmente. Inclusive os do futebol brasileiro. E por isso, a convivência na Universidade tem feito este que vos escreve se aproximar mais dos campeonatos de futebol do Velho Continente.

Hoje assisti uma das partidas de volta das oitavas-de-final da UEFA Champions League. Escolhi Juventus x Chelsea (pela ESPN Brasil, com o ídolo PVC).


PRIMEIRA ETAPA - O time da casa não de impôs

Gostei da postura do técnico da Juve, Claudio Ranieri, escalando Del Piero, Trezeguet e Iaquinta logo de início. Além de Pavel Nedved. Mas com Amauri no banco. Time bem ofensivo para a tentativa de inversão do placar da partida de ida em Londres, que foi 1 a 0 para os Azuis. Já Guus Riddink, invicto há cinco partidas no comando do Chelsea, escalou um time bem equilibrado, com Drogba e Anelka na frente e Essien e Lampard na armação das jogadas.

O primeiro tempo não teve um futebol primoroso, mas não deixou de ser carregado de emoção. Nedved deixou o campo cedo, após levar duas pancadas – uma na cabeça, outra na perna – e deu lugar à Salihamdzic. E aos 19 minutos, Iaquinta tabelou com Trezeguet. O Francês devolveu com uma excelente assistência, que acabou numa também excelente conclusão do camisa 9 da Vecchia Signora. Após abrir o placar, o time italiano deu aquela conhecida diminuída de ritmo. Pouco para quem queria quebrar o tabu da Champions da temporada passada, onde os três times italianos que participavam da fase de mata-mata foram eliminados por três times ingleses: Manchester United eliminou a Roma nas quartas e Liverpool e Arsenal eliminaram Internazionale e Milan respectivamente nas oitavas.

E o time inglês cresceu, obtendo, com o decorrer da partida, o domínio da posse de bola, porém pecando nas finalizações. Até o árbitro marcar uma falta inexistente – alegando que Tiago havia tocado com o braço na bola, mas a pelota havia acertado o peito do meia da Juventus: Drogba cobrou e a bola foi no cantinho, obrigando Buffon a fazer uma dificílima defesa. A bola foi no cantinho, e deu a impressão de que o goleiro da Juve tirou a bola de dentro. Mas as imagens mostraram que ela não chegou a entrar completamente.

O lance de perigo motivou o Chelsea, que chegou ao gol de empate logo em seguida: aos 45:50, Lampard arriscou de fora da área, Buffon espalmou no travessão e no rebote, Essien empurrou para as redes. A Juve precisava agora de mais dois gols para se classificar.

SEGUNDA ETAPA - Desespero e eliminação em casa para a Juve; festa azul em Turim

Na etapa final, as equipes não mexeram no intervalo. E a equipe da Juve veio nervosa demais em busca da classificação, esbarrando na boa defesa do Chelsea. Pelos 17 minutos, Ranieri sacou o autor do gol Iaquinta e colocou o jovem Giovinco, puxando Del Piero para o ataque. A mudança fez a equipe italiana pressionar mais, principalmente no jogo pelas pontas. Entretanto, o time Londrino sempre se mostrou seguro.

Aos 19:35, cruzamento de Salihamidzic, cabeçada de Trezeguet; bela defesa de Cech. Aos 25, entrada criminosa de Chiellini em cima de Drogba; o defensor já havia feito uma falta, onde levou cartão amarelo. Recebeu o segundo e foi expulso. Tudo para complicar a tarefa da Juve.

Mas aos 26, Del Piero cobra falta da entrada da área e, inexplicavelmente, Belletti, que havia entrado no lugar de Essien, coloca AS DUAS MÃOS NA BOLA DENTRO DA ÁREA! Pênalti, que Del Piero cobrou com muita categoria e colocou a Juve mais uma vez na frente do placar. QUERDIZER, COM MUUUUUUITA CATEGORIA!!!!! GRANDE DEL PIERO!!!! Juventus 2 x 1 Chelsea.

O jogo pegou fogo. Giovinco entrou bem na partida e ameaçava pela pontas. Já o Chelsea apostava nos contra ataques e na posse de bola no campo adversário. Mas perdendo a supremacia na posse de bola que havia conquistado no primeiro tempo.

Aos 33, o técnico da Juventus sacou Trezeguet e colocou o brasileiro Amauri. O francês, “pra variar”, deixou o campo reclamando da substituição.

Aos 37, Belletti se redimiu do erro: recebeu belo passe de Lampard na ponta direita e cruzou rasteiro para Didier Drogba, que empatou o jogo. O gol da classificação do time de Londres, já que mais uma vez o time de Turim precisaria de mais dois gols para se classificar. Hiddink então, para garantir o resultado, trocou zagueiros: tirou Alex e pôs o português Ricardo Carvalho, aos 42.

Completamente perdido dentro de campo, o time da Juventus se despediu da Champions em pleno Estádio Olímpico de Turim e não conseguiu quebrar o tabu da temporada passada. Já o Chelsea ganhou muita força com a chegada de Guus Hiddink e segue firme para se reabilitar da final do ano passado, onde perdeu para o Manchester United em Moscou na decisão por pênaltis.

OUTROS JOGOS

Comemorações dos classificados; Gerrard festejando um de seus gols na goleada por 4 a 0 em Liverpool, Podolski feliz por também fazer dois na goleada histórica em Munique e Llorente emocionado após fazer o gol da classificação do Villareal na Grécia. (Fotos: Agência REUTERS)

Não tenho a ESPN Internacional em casa, e não consegui ver a partida entre Liverpool x Real Madrid. Acompanhei o andamento da partida na transmissão de Juventus x Chelsea. QUE GOLEADA! Liverpool nas quartas com louvor, com dois de Gerrard; 4 a 0 no Anfield Road.

O Bayern de Munique, que tinha a tarefa mais fácil depois de golear o Sporting em Lisboa por 5 a 0 no primeiro jogo, deu mais um baile no jogo de volta em casa; 7 a 1! Goleada histórica que só veio para confirmar a classificação do time alemão.

E o Villareal, que havia empatado com o Panathinaikos em casa por 1 a 1 na partida de ida, venceu a os gregos em Atenas por 2 a 1 e passou para próxima fase.

PRÓXIMOS JOGOS
Amanhã, as decisões das outras vagas: o Manchester United recebe a Internazionale; a primeira partida foi 0 a 0 no Giuseppe Meazza. 0 a 0 leva a partida para a prorrogação e qualquer empate com gols dá a vaga aos italianos.

O Barcelona recebe o Lyon; na primeira partida, 1 a 1 em Lyon. Empate sem gols dá a vaga ao Barça e um novo 1 a 1 leva à prorrogação.

A Roma recebe o Arsenal; em Londres, deu Gunners: 1 a 0. Em casa, o time italiano terá a mesma missão que a sua coirmã Juventus teve hoje: vencer por dois gols de diferença ante um time inglês (olha o tabu aí...).

E o Porto recebe o Atlético de Madrid. Na primeira partida na Espanha, empate por 2 a 2. Empate sem gols ou por 1 a 1 dá a vaga ao Porto. O Atlético precisa de um empate por mais de três gols ou uma vitória em Portugal para passar de fase.

PS.: Para quem não gosta de futebol europeu, até que a tarde desta terça-feira foi emocionante. Jogaço em Turim, jogaço em Liverpool, jogaço em Munique e jogaço em Atenas. Até que o preconceito que hesitava em não ir embora já está de malas prontas. Estou pronto para mais emoções nos jogos de amanhã.

2 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

fala meu amigo...

torci demais pela Juventus, mas a equipe italiana esbarrou em suas limitações técnicas...que surra do Bayern hein...

abraço!!

Blu disse...

Jogão demaisss!
Assim como o Fernando, torcida pela Juve. Quando estava 2x1 cheguei a acreditar na classificação, mas Chelini foi expulso e o time ficou muito vunerável.

Abraço amigo!

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários