segunda-feira, 2 de março de 2009

APENAS O INÍCIO

Foto: André Durão/GLOBOESPORTE.COM

O título para o melhor time. Nada mais justo. O Botafogo apresentou o melhor futebol da Taça Guanabara e a taça está muito bem entregue em General Severiano. E mais: o determinado Ney Franco não se contentará com a simples vaga na decisão do estadual. O técnico quer a Taça Rio e ser campeão antecipadamente, fato que não acontece desde 1996, quando o Flamengo venceu os dois turnos e se sagrou campeão sem a necessidade da grande final.

Desde a primeira partida, contra o Boavista em Saquarema, o time da estrela solitária evidenciou a que veio na competição. A vitória sofrida por 2 a 1 apresentou um time à moda da origem do seu treinador: estilo mineirinho, comendo pelas beiradas. Comendo pelas beiradas, mas com qualidade. Que se aperfeiçoou no decorrer do torneio, principalmente depois da derrota para o Volta Redonda em pleno Engenhão.

A partir deste único revés na primeira fase do Estadual do Rio, o time fez quatorze gols e sofreu apenas três. Na última partida da fase de classificação, clássico contra o Flamengo, o time misto que Ney escalou teve mais volume de jogo do que o então invicto rival. Entretanto, levou um gol por pura desatenção no finalzinho da partida.

O erro no clássico contra o rubro-negro foi bem absorvido. Tanto que na semifinal contra o Fluminense, o alvinegro foi cirúrgico: 1 a 0, o gol de Fahel, numa jogada que deverá ser uma das armas do time de Ney Franco nesta temporada: bola parada, principalmente com cruzamentos de Maicossuel. E sem erros.

Na final, o Botafogo impôs a sua tradição e a sua sede de títulos diante de um adversário que vinha eufórico de uma vitória por 3 a 1 na semifinal contra o Flamengo. O Resende até começou ameaçando, mas quando o meio campo botafoguense que, segundo Ney Franco, será um dos cinco melhores do Brasil com o decorrer do trabalho, começou a funcionar, as chances apareceram. Marcaram Reinaldo, aproveitando falha da zaga no primeiro tempo, Lucas Silva, driblando o goleiro no início da etapa final sendo após do gol substituído, e Maicossuel, também no segundo tempo e aproveitando falha da zaga, os gols que deram o quinto título da Taça Guanabara ao clube da Estrela Solitária.

Ainda é cedo para afirmar: mas se o trabalho continuar evoluindo em General Severiano, os salários e premiações forem, como estão sendo, pagos em dia e se chegarem os reforços que Ney está pedindo, o ano do Glorioso pode ser não só de conquistas “caseiras”. Talvez a Estrela Solitária não chegue a brilhar tão forte como em 1995, ano do título nacional alvinegro. Mas título da Copa do Brasil e/ou vaga na Libertadores entre os quatro primeiros do Brasileirão não será surpresa.

8 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

fala meu amigo...

o Botafogo é um time em ascensão...um grupo com bons nomes querendo provar seu valor...a mobilização da diretoria e atletas foi fundamental para esta conquista...

grande abraço!!

Zêro Blue disse...

Acredito muito no trabalho de Ney Franco, ainda mais que ele teve continuidade.

Siga meu blog

Saudações Celestes

SITE/BLOG
Sou Cruzeirense - Site
Sou Cruzeirense – Blog
CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Clique AQUI e visite a Seção de Brindes do Sou Cruzeirense

warley.morbeck disse...

Bem vindo de volta, amigo

Um abraço

Ricardo Oliveira disse...

Nada melhor do que um post sobre o Botafogo para voltar com estilo.

Bem-vindo de volta.

www.futebolcariocaoficial.blogspot.com

Anônimo disse...

Sobre seu comentário no meu blog:

(É...ALDEVAN! A galera rubro-negra vai acabar morrendo de saudades do Caio Jr. Mas convenhamos, com salários atrasados não tem Mister M. que dê conta de comandar qualquer grupo de jogadores, seja do Flamengo, do Fluminense, do ABC, do São Raimundo, do Kaburé...
Sei não, hein? Mas esse ano pomete ser mais um ano de sofrimento para vocês rubro-negros.FORTE ABRAÇO!)

Anônimo disse...

Sobre o Bota Fogo, mantenho minha colocação:

"Esse foi o título que eu mais comemorei...Mas isso é muito pouco. Esse grupo ainda vai conquistar muito mais nessa temporada."

Essas foram palavras do treinador Ney Franco logo após o final do jogo que consagrou o Bota Fogo como o campeão da Taça Guanabara.
Título, seja ele qual for e independentemente do adversário é prá ser comemorado. Mas mais do que a conquista de hoje, a mim agradou mais perceber essa mentalidade do profissional Ney Franco. Atitude de treinador de time grande. É assim que o Bota Fogo deve ser tratado ao contrártio do que aconteceu nos últimos anos. Parabéns ao mineiro Ney Franco e à torcida botafoguense.


BOM RETORNO, ALDEVAN!

Blu disse...

Que bom que voltou cara.
Já pensou se fosse com um post do Mengão Campeão? HAHA... Seria demais.

Mais uma vez, boa sorte pra você. Mãos à obra!

Seu Cunha disse...

Que bom te ver de volta. obrigado pela visita e sempre estarei passando por aqui.
Também estou postando no blog, http://avaixfigueira.blogspot.com

Saluti celesti

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários