segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

VOLTA AOS TRABALHOS!


Depois das férias, o Caneta está de volta! Com a mesma disposição para falar sobre o tema principal do blog: F U T E B O L!

Raramente posto aqui em primeira pessoa. Mas por se tratar de um blog sobre futebol, onde não faltam palpiteiros aqui no Brasil, é até estranho que um blogueiro às vezes não coloque explicitamente as suas opiniões no ar. Vou começas as postagens de 2009 com um texto em primeira pessoa, para falar do quão eu gosto desta época do ano, onde os clubes começam a formar as suas equipes para a temporada.

Como disse, a época é de (re)montagem. Vou tentar traçar um prognóstico de todos os clubes da Série A no que diz respeito a contratações e dispensas em quatro partes atualizáveis (com 5 clubes cada). Adoro fazer isso!

ATLÉTICO MINEIRO:
A diretoria do Galo dispensou o treinador Marcelo Oliveira, apesar deste ter salvado o time de um vexame depois dos insucessos de Geninho e Gallo. Oliveira tinha um pleno conhecimento da base do clube, por ser oriundo de lá, mas os cartolas atleticanos preferiram mandá-lo embora. Para o seu lugar, trouxeram Emerson Leão. Sinceramente, uma péssima troca. Começa-se tudo do zero outra vez, quando se poderia dar continuidade a um bom trabalho . Nos bastidores, destaque para a contratação do ex-presidente do Botafogo Bebeto de Freitas para a diretoria de futebol.

Sobre jogadores, o elenco não conta mais com o sérvio Petkovic (dispensado), César Prates foi para a Lusa, Gedeon para o Paraná e Jael para o Bahia. Bom para o Galo foi o retorno de Éder Luís, emprestado ao São Paulo. Além dele, voltou também de empréstimo, só que do Goiás, o lateral-esquerdo Thiago Feltri. Além da contratação do volante Junior,revelado pelo Flamengo (regular, na minha opinião), bancado por Bebeto no time de Minas.


ATLÉTICO PARANAENSE:
Só chegou um: Jorge Preá, ex-Palmeiras. O atacante não teve muitas oportunidades no time de Luxemburgo e por enquanto é o único que chegou ao Furacão. Entretanto, uma barca rubro-negra já zarpou: o zagueiro Danilo foi para o Palmeiras, o atacante Joãozinho para o Ipatinga e os meias Rodriguinho, Kelly e Fernando foram dispensados. Parece que o Furacão deseja manter a base e o trabalho de Geninho, que salvou o time do rebaixamento no BR 08.


BOTAFOGO:
Reformulação geral. A começar pela diretoria, onde agora Maurício Assumpção é o novo presidente, prometendo novos tempos em General Severiano. No time, a manutenção de Ney Franco e uma lista extensa de dispensados ou negociados: para São Paulo, foram cinco jogadores; Jorge Henrique e Túlio para o Corinthians, Lúcio Flávio e Triguinho para o Santos e Renato Silva para o São Paulo. Wellington Paulista foi para o Cruzeiro, o zagueiro Édson para o Fortaleza, o atacante Alexandro para o recém promovido à Série A Santo André e Diguinho, disputado pela dupla Fla-Flu, foi parar no Flu. Já André Luis, Fábio, Gil e Luciano Almeida foram dispensados.

Para compensar a perda de 13 atletas, o Fogão já repôs 10. Com até mais qualidade do que os que se foram. A começar pelo setor defensivo, que ganhou o retorno do capitão Juninho, Wellington, (zagueiro, ex-Cruzeiro) e Teco (zagueiro, ex-Grêmio). Para o meio, chegaram os volantes Fahel, ex-Goiás e Léo Silva, ex-Cruzeiro e os meias Batista, ex-Avaí e Maicosuel, ex-Palmeiras. E para o ataque, chegaram Reinaldo, revelado pelo Flamengo, que passou por São Paulo, PSG e estava no JEF United do Japão e Jean Carioca, do ABC-RN. Ainda podem reforçar o ataque Weldon, que negocia salários para acertar e Carlinhos Bala, que gostou da proposta do Bota.

Analisando friamente os nomes que chegaram, o ano de 2009 pode ser de realizações para o Botafogo.


CORINTHIANS:
A principal contratação não foi a de Ronaldo. Mas sim a continuidade do trabalho de Mano Menezes, um dos melhores treinadores do Brasil na atualidade (o segundo: está atrás apenas de Muricy, na minha opinião).

Mas não há como fugir do assunto R9. O Fenômeno foi para aquele time que lhe fez uma proposta formal para jogar. O Flamengo, acusado de levar uma volta do craque, deveria se envergonhar de mais uma gafe.

Como Ronaldo certamente não participará de todas as partidas do Timão, a diretoria do clube trouxe um “camisa 9b”, para que o ataque não dependa unicamente dos gols do “camisa 9a”: Souza, ex-Flamengo e Panathiakos-GRE. Além de Souza, chegaram ao já mencionados Túlio e Jorge Henrique, do Botafogo e os zagueiros Jean, ex-Grêmio e Escudero, ex-Argentinos Juniors-ARG.

Saíram poucos: Fábio Ferreira para o Grêmio, Careca para o Oeste-SP e Perdigão, Rafinha, Marcel e Bebeto, estes dispensados.

O Timão só fez manter a boa comissão técnica e o seu bom elenco, reforçando este último principalmente com o maior artilheiro de todas as Copas do Mundo e com o artilheiro do Brasileirão 2007. Tem tudo para decolar ainda mais alto em 2009.


CORITIBA:
Começo com uma pergunta: você dispensaria Dorival Junior para contratar Ivo Wortmann? Eu não. A diretoria do Coxa fez isso e deu um ótimo treinador de bandeja para o Vasco.

Pelo menos, os cartolas não desmancharam a base montada por Junior no clube: apenas três titulares deixaram/deixarão o clube; o zagueiro Maurício foi para o Palmeiras, o lateral-esquerdo Ricardinho negocia com o futebol europeu e Keirrison vai para o Palmeiras quando o seu contrato com o Coxa terminar em abril. Saíram também os atacantes Thiago Silvy, Guilherme Moreira (ambos para o Botafogo-SP) e Cadu e o lateral-esquerdo Rubens Cardoso (ambos para o Bahia).

Além de Ivo Wortmann, chegaram ao Coritiba os zagueiros Pereira, ex-Grêmio, e Cleiton, ex-Toledo-PR, o lateral-direito Márcio Gabriel, ex-Ipatinga, os meias Rodrigo Pontes (ex-Barueri), Vicente (ex-Ponte Preta) e Adriano (ex-J. Malucelli) e os atacante Marcos Aurélio, ex-Santos e que estava atuando pelo Shimizu S.Pulse-JAP. Marcos Aurélio por Keirrison não é o ideal, mas é uma aposta. Bobeira maior foi a dispensa de Dorival Junior.

AMANHÃ, ANÁLISE DE CRUZEIRO, FLAMENGO, FLUMINENSE, GOIÁS E GRÊMIO.

8 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

olá Aldevan..

o mercado está bastante agitado...mais para alguns, menos para outros...o meu Botafogo por exemplo está contrando muita gente que está sob desconfiança da torcida...Jahel, Jean Carioca, Diego, Batista, Wellington, nenhum deles parece desequilibrar...e o Maicossuel é bom jogador, mas que desde que saiu do Paraná não agradou...

feliz 2009 amigo...
grande abraço!!

Zêro Blue disse...

Pôxa, terei que voltar amanhã pra ler a análise sobre o Cruzeiro.

Já vai reconsiderando aí que o Jael não vai para o Bahia não, ele vai é pro Cruzeiro.

Abração.

---Siga meu Blog---

Abraços e...

Saudações Celestes

SITE/BLOG
Sou Cruzeirense - Site
Sou Cruzeirense – Blog
CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Seu Cunha disse...

A respeito dos dois que foram do Avai para o Flu meu irmãozinho Cássio e Valver são bons jogadores sim. Cássio um zagueiro firme e de boa velocidade, Valber é que começou o ano muito bem e depois caiu devido a um problema no púbis mas já esta recuperado e pode aparecer bem no Flu.
Grande abraço

Leandrus disse...

Eu acho que o Botafogo está numa situação parecida com a do início de 2008: depois de ver os principais jogadores indo embora, contrata jogadores não tão conhecidos mas que podem dar certo. E sinceramente, achei a contratação do Reinaldo ótima. Não sei porque o Flamengo não tentou contratá-lo, até porque ele foi oferecido ao clube. Se querem montar um time com jogadores identificados com o clube, ele seria uma boa aposta (bom, pelo menos eu achava ele bom atacante quando começou no Fla).

E o Corinthians tá se reforçando muito bem...acho que pode surpreender esse ano...

Ateh!

Daniel Leite disse...

Fala, Aldevan, tudo certo?

Vou aproveitar as tuas análises para tentar indicar quem mais promete e quem mais preocupa, a cada quinteto aqui apresentado.

O Corinthians se reforçou de maneira positiva. Não é um time espetacular, como muitos dizem, mas, com Mano Menezes, será uma equipe bastante sólida e com alguma inspiração à frente. É quem mais promete. O destaque fica para a dupla de ataque Dentinho-Ronaldo/Souza. Com Túlio e Escudero, o conjunto vai se defender bem.

Quem preocupa é o Atlético/PR, que parece não ter aprendido a lição de 2008! Jorge Preá, por conhecimento de causa, eu diria que assusta. Ainda mais quando é o único reforço. A base foi mimimamente abalada, mas está claro que não é um alicerce forte.

Até mais!

Jogo Aberto disse...

esse ano o o campeonato vai ser muito disputado

Anônimo disse...

Fala, rapaz!

Gostei das análises, realmente você tem razão em grande parte do que disse. Mas eu não fico tão animado com meus Botafogo... O time tem posições de extrema carência e muitos dos recém-contratados não passam de apostas... Ney Franco é competente, vamos ver até onde vai levar essa equipe.

E o que deu na cabeça dos dirigentes do Galo mineiro? Desde já afirmo: Atlético é fortíssimo candidado ao rebaixamento em 2009, assim como seu xará Paranaense...

Lucas disse...

enquanto palmeiras so tem 2 ou 3 atacantes, cruzeiro da pra montar um time

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários