terça-feira, 6 de janeiro de 2009

MERCADO DA BOLA 2009: PARTE 2



O mercado da bola continua agitado. Tanto que Jael, anunciado como reforço do Bahia, acertou mesmo com o Cruzeiro, vindo do rival Atlético-MG. Confira hoje a continuação das análises das contratações/dispensas/negociações dos clubes da Séria A. Os times de hoje são Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goiás e Grêmio.

CRUZEIRO:
O bom trabalho de Adilson Batista continuará em 2009. O que não se consegue entender é por que ter, pelo menos, nove atacantes no elenco com condições de ser titulares. Além de já contar com Thiago Ribeiro, Guilherme, Rômulo, Jajá e Wanderley, chegaram ainda Wellington Paulista, Soares, Alessandro e Jael, de Botafogo, Grêmio, Albirex-JAP e Atlético-MG, respectivamente. Além dos atacantes, chegaram o meia Marcinho, que retornou de empréstimo ao futebol japonês e o zagueiro Leonardo Silva, ex-Vitória, contratado para o lugar de Thiago Martinelli, que voltou para o Cerezo Osaka-JAP.

Fora Thiago, também deixaram a Raposa Léo Silva e Wellington (ambos para o Botafogo), Leandro Domingues (Fluminense), Javier Reina (Vitória), Flávio (goleiro, para o Cabofriense), e Maurinho e Bruno (dispensados).

Manter a base é sempre bom e o Cruzeiro faz isso para 2009. O que é realmente inexplicável é ter nove atacantes no elenco. Tanto Perrelas quanto a dupla Márcio Braga/Kléber Leite, do Flamengo, adoram comprar...


FLAMENGO:
Apenas do BOM TRABALHO de Caio Junior, que fez o time conquistar três pontos a mais no BR 08 em relação ao BR 07, a diretoria o dispensou por não ter conquistado ao menos uma vaga na Libertadores. E para seu lugar trouxe Cuca. Sinceramente, SEIS por MEIA DÚZIA.

Pelo menos, o binômio já mencionado Márcio Braga/Kléber Leite manteve a base, perdendo apenas Jaílton, para o Fluminense, Dininho, para o Santo André, Luizinho, para o Santos, dispensando o zagueiro Leonardo e emprestando os Fernandos (Fernandinho e Fernandão) para o Volta Redonda.

Saíram reservas e chegaram jogadores para compor elenco; a dupla contratada junto ao Santo André Douglas (zagueiro) e Willians (volante) e os retornos de empréstimo dos atletas que estava no Paraná; Guilherme Camacho (meia), Rômulo (volante), Fabrício (zagueiro) e Éder (atacante). Ainda falta um bom nome para a camisa 10 e para a camisa 9 do Mengão.


FLUMINENSE:
A diretoria do tricolor carioca manteve Renê Simões. Mas perdeu o seu melhor zagueiro, o ídolo da torcida Thiago Silva, que foi para o Milan-ITA e para chegar ao posto de titular da seleção brasileira brevemente. E ainda sofreu um duro golpe do São Paulo, que tirou três titulares do Flu: Junior César, Arouca e Washington. Saíram também das Laranjeiras o LD Carlinhos (Náutico), Ygor (Portuguesa), Somália (Náutico), Roger (dispensado) e Diego (goleiro, dispensado).

A reposição, assim como a do coirmão Botafogo, está sendo boa. Chegaram párea a defesa os zagueiros Xandão (ex-Guarani) e Cássio (ex-Avaí) e os laterais Mariano (direito, ex-Atlético-MG) e Marquinho (esquerdo, ex-Figueirense); para o meio, os já citados Jaílton, Diguinho e Leandro Domingues e para o ataque o retorno de Leandro Amaral, apresentado com pompa de estrela, e Válber (ex-Avaí). Leandro, lateral-esquerdo que disputou o BR 08 pelo Palmeiras, deve acertar nas próximas horas.

Perder três atletas para o mesmo time não deve ser fácil... Mas o Flu renasce das cinzas com dignidade.


GOIÁS:
Depois do bom returno no BR08, a diretoria do Goiás até queria manter a base bem montada pelo técnico Hélio dos Anjos. Entretanto, pode perder boas peças da equipe titular que serão difíceis de serem repostas num mercado nacional tão restrito de bons jogadores. Já deixaram o Esmeraldino os titulares Fahel (Botafogo), Rafael Marques (Grêmio) e Paulo Baier (Sport). Felipe, reserva, foi para o Paulista. E ainda podem sair os alas Vitor e Júlio César, destaques da equipe em 2008. Foram dispensados o autor do gol do título mundial do Internacional em 2006 Adriano Gabiru, o argentino Frontini, Fausto, Fredson e Fernando (irmão do Carlos Alberto, que negocia com o Vasco).

Chegaram o zagueiro Leandro Euzébio (ex-Omyia Ardija-JAP), os meias Gomes (ex-Figueirense), Éverton (sem clube), Rafinha (ex-São Caetano) e o bom atacante Felipe (ex-Náutico), melhor contratação esmeraldina até agora.

É difícil competir com o mercado hoje em dia. O Goiás, que já chegou a perder toda a sua espinha dorsal para o São Paulo de 2003 para 2004, pode ficar sem a mesma de 2008 para 2009. Hélio dos Anjos praticamente terá que partir do zero nesta temporada.


GRÊMIO:
Depois do vice-campeonato nacional em 2008, o Grêmio se volta agora para a disputa de uma competição em que gosta muito de participar: a Copa Libertadores da América. Celso Roth renovou. O elenco sofreu algumas baixas, que foram repostas com atletas de mesmo nível. Deixaram o Olímpico os zagueiros Pereira (Coritiba) e Jean (Corinthians), o lateral-direito Paulo Sérgio (Vasco), o volante Rafael Carioca (Spartak Moscou-RUS) e os atacantes Marcel (Vissel Kobe-JAP), André Luis (Vitória) e Soares (Cruzeiro).

Para compensar estas saídas, chegaram os zagueiros Fábio Ferreira (ex-Corinthians) e Rafael Marques (ex-Goiás), os laterais Ruy (ex-Náutico) e Fábio Santos (ex-Santos), o meia Diogo (ex-Figueirense) e os atacantes Tadeu (volta de empréstimo ao Figueirense), Jonas (volta de empréstimo à Portuguesa) e Alex Mineiro, de uma excelente média de gols em 2008 atuando pelo Palmeiras.

A base foi mantida. E a saída de Marcel foi reposta com um goleador mais eficiente.2009 para o Grêmio deve ser de muitas alegrias.

AMANHÃ: INTERNACIONAL, NÁUTICO, PALMEIRAS, SANTOS E SANTO ANDRÉ.

11 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

destes, quem melhor se reforçou foi o FLU, mas isto costuma ersultar em quase nada...o Grêmio também contratou bem...até o Goiás me surpreendeu ao acertar com o bom atacante Felipe, que estva bem cobiçado no mercado...o FLA está apostando no mesmo grupo e o Cruzeiro se enchendo de atacantes que não vem em boa fase....

grande abraço!!!

Leandrus disse...

Pelo menos pra mim a reposição do Fluminense foi muito boa; o que não dava pra fazer era substituir o Thiago Silva a altura, a não ser que trouxessem um zagueiro a nível de seleção, algo realmente muito difícil. Acredito até que Leandro pode fazer mais do que Júnior César, por exemplo.

Quanto ao Flamengo, ao contrário da maioria da torcida, não vejo problema nenhum em manter a base do ano passado, pois qualidade muitos ali tem. Só não pode sofrer tropeços históricos como os do ano passado, porque aí a coisa vai complicar. Espero que tenham aprendido com os erros de 2008.

Ateh!

Jogo Aberto disse...

flamengo esta com uma grade elenco

Blu disse...

O Flamengo parece mesmo que não vai trazer nenhum nome de peso. Isso tá me cheirando a temporada 2007, de Irineu e companhia, onde só ganhamos o já sem graça Carioquinha.

Lucas disse...

pelo q vejo em todos os times, quem vai se sobressair eh cruzeiro, sp, gremio e inter

Daniel Leite disse...

Destes, o Cruzeiro se destaca pela continuidade, apesar de o Flamengo ter apostado na mesma filosofia. As permanências de Ramires, Wagner e Guilherme serão pontos fundamentais.

Quem preocupa é o Goiás. Na realidade, tem sido rotineiro o êxodo de atletas esmeraldinos no final do ano. E, quase sempre, o time consegue se reconstruir. Para este ano, a missão parece ser mais complicada.

Até mais!

Rodrigo Freitas disse...

E aí Aldevan, tô afim de divulgar meu blog e queria contar com sua ajuda, vc topa?

Tu colocaria meu link em seu blog e eu faria o mesmo com o seu.

Me da retorno flw
rodrigo.cf@ig.com.br

Link do meu blog
www.meufuteblog.blogspot.com

Danilo Damasceno disse...

Aldevan os clubes se reforçaram bem, e o fla pode trazer Zé Roberto para assumir a 10 e o atacante Mota para assumir a 9. Á conferir.
Ah o pitacos voltou de ferias, passe por lá!Abraço!

http://pitacosdobodaum.blogspot.com

Lucas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Evandro Barbosa disse...

Opa!!!
E aí Aldevan?
Gostei de suas análises e informações. Muito interessante o seu blog e prometo acompanhá-lo. Enviei um e-mail à você e aguardo resposta.
Agora, pelo seu comentário ao final das informações sobre o FLU, ficou evidente que és tricolor, estou certo???rs.
Abraço e sucesso!!!

Renan Moura disse...

FALA AÍ PESSOAL!!

ACESSEM O NOVO BLOG FUTEBOL CARIOCA OFICIAL!!

WWW.FUTEBOLCARIOCAOFICIAL.BLOGSPOT.COM

PARABÉNS PELO BLOG. 2009 COMEÇOU E A QUALIDADE PERMANECEU!!

ABS!

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários