sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

AS PRIMEIRAS IMPRESSÕES


As torcidas dos quatro grandes times do Rio de Janeiro. Em sentido horário: Vasco, Botafogo, Flamengo e Fluminense. (fotomontagem de Aldevan Junior)


Que realmente a idéia da importância da formação dos times para o grosso da temporada –Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão – na disputa dos campeonatos estaduais esteja prevalecendo no Carioca 2009. Pois nas duas primeiras rodadas da Taça Guanabara foi impressionante a falta de qualidade física e técnica das equipes consideradas maiores.

O Vasco começou perdendo para o Americano por 2 a 0 em pleno São Januário. Mas refez-se do vexame no jogo seguinte, contra o Tigres do Brasil, em Xerém. Entretanto, a torcida do Cruzmaltino ainda não se refez da péssima primeira impressão que teve do time atuando em casa. Resta saber como a equipe irá se comportar contra o Duque de Caxias.

O Fluminense pareceu encher os olhos quando massacrou no início do jogo de estréia na Taça Guanabara contra a Cabofriense na Região dos Lagos (que na verdade deveria de chamar Região das Lagoas, já que lago é formado por água proveniente da água da chuva ou da nascente de rios, não por água do mar, como são as da região onde se encontra a cidade de Cabo Frio). Mas quando a equipe da casa entrou no jogo, a defesa da equipe de Renê Simões mostrou-se bastante vulnerável; tanto que levou três gols. Na segunda partida, empate em 0 a 0 contra o Madureira em pleno Maracanã. O Flu é o único dos grandes que ainda não ganhou.

O Botafogo é o que mais vem se esforçando para não perder pontos enquanto assiste a formação do grupo para as disputas dos torneios nacionais. Virou contra o Boavista em Saquarema (na “Região das Lagoas”) e fez o dever de casa contra o Macaé no Engenhão. Contudo, no mesmo momento que apresenta uma boa impressão, o time de Ney Franco pode fazer com que a torcida cobre pelo título do primeiro turno do Carioca, fato que pode não acontecer em virtude principalmente do já apontado desejo de formação de um grupo ideal.

E o Flamengo deixou, pelo menos para os seguidores que enxergam que a qualidade do time atual não necessita de “ajuda externa”, a mesma impressão dos últimos anos: do que adianta jogar, se quando as coisas ficam difíceis para o rubro-negro, a arbitragem vai lá e ajuda? O impedimento não marcado contra o Friburguense – onde Victor Hugo estava 3,15m de posição legal no gol que marcou, mas o lance foi anulado pelo árbitro assistente Luiz Antônio Muniz – foi fato que a torcida já conhece há tempos. E o pior: o pênalti que deu a vitória ao Mengão em seu segundo compromisso, contra o Bangu, não existiu. E o “mais pior”: em nenhuma das duas partidas, o time de Cuca mostrou o futebol do ano passado e cansou-se, em sua maioria, rapidamente, evidenciando a necessidade de mais trabalho físico.

Não é inoportuno ainda usar a premissa de que os trabalhos ainda estão começando e que é difícil cobrar no início. Mas a primeira impressão deixada pelas equipes do Rio de Janeiro nas duas primeiras rodadas da Taça Guanabara é de que T O D O S devem se preocupar exclusivamente em buscar a melhor formação – casos de Vasco, Botafogo e Fluminense – ou retomar o futebol já apresentado no ano passado, caso do Flamengo, para a disputa dos torneios considerados mais importantes.

Do que adianta o Vasco vencer o Carioca e permanecer na Série B? Do que adianta o Flu retomar a sua hegemonia em número de títulos no Estado e não se classificar para a Libertadores? Do que adianta o Botafogo vencer o Carioca e não conquistar um título nacional, fato que não ocorre há 14 anos? E, por fim, do que adianta o Flamengo ser penta-tri e passar o Fluminense no número de títulos estaduais e continuar com os vexames como os categóricos Flamengo 0 x 3 América-MEX e Flamengo 0 x 3 Atlético-MG, ambos no Maracanã, em momentos importantes da Taça Libertadores e do Brasileirão, respectivamente?

É certo que todas as torcidas prefeririam que seus clubes vencessem tudo, principalmente a do Flamengo, que está esperançosa pelo penta-tri e pela ultrapassagem sobre o Fluminense no número de títulos estaduais pela primeira vez na história. Todavia, pelo futebol apresentado até agora por todas as equipes, é melhor que estas se foquem em ganhar notoriedade nacional, pois o estado do Rio de Janeiro está precisando: desde o título do Vasco em 2000 que um carioca não levanta o caneco do Brasileirão.

8 comentários:

Jogo Aberto disse...

é o melhor estadio do mundo

Fernando Gonzaga disse...

em parte eu concordo com você meu amigo...mas analisando friamente, o Botafogo é quem menos dá pra se esperar algo, o material humano é muito fraco se comparado aos rivais...mas entendo que os demais grandes também estão penando pra vencer seus jogos, e o Flu que sequer venceu...

abraço!!

Zêro Blue disse...

Acho ainda muito cedo pra mim palpitar, mas tô meio que surpreso com o Flu, tá muito fraco.


Abraços e...
Saudações Celestes

SITE/BLOG
Sou Cruzeirense - Site
Sou Cruzeirense – Blog
CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
ENTREM, DÊEM UMA ESPIADINHA E SINTAM-SE A VONTADE: TOSTÃO, um apelido, um símbolo, UM ÍDOLO!

Blu disse...

Foi o que eu disse lá no meu blog.
Se o Campeonato Brasileiro começasse hoje, os Paulistas largariam na frente, certamente.

Abraço, meu querido!

Diego Louzada disse...

o carioca não vale de nada e ainda é mais enfrauquecido pelo pessimo nivel das arbitragens.
que os times se preparem bem para o restante da temporada.
creio que mais que o titulo estadual, o que os torcedores dos times grandes esperam é uma campanha decente, pois é vergonhoso perder para os pequenos.
Abraço

Anônimo disse...

Concordo com quase tudo. A arbitragem está vergonhosa, mas Aldevan, no jogo contra o Bangu não foi só o Fla o beneficiado. O gol do bangu foi ilegal, airton levou tesoura e socos e o agressor não foi expulso, houve gol do Fla legal, anulado. Então houve erros para os dois lados. Na 1ª rodada o Bota tb foi beneficiado, mas só comentam o erro do Fla. E essa ideia de q carioca não vale de nada (como alguns dizem), é conversinha. Todos querem ganhar, quem ganha comemora e quem perde diz q não vale de nada.

O carioca vale muito, é um ótimo campeonato, apesar dos esforços para diminuí-lo.
Abços

Leandrus disse...

É verdade que os times precisam melhorar e muito, mas temos que lembrar que no começo de temporada não é anormal as equipes buscarem a formação ideal e um melhor condicionamento físico. E Botafogo, Vasco e Fluminense mudaram muitas peças no elenco, então é normal eles terem ainda mais dificuldades no começo da temporada. A situação será preocupante mesmo se os times não mostrarem evolução nas próximas rodadas...

Ateh!

Saulo disse...

E aí rapaz, como vai indo?
Estou visitando muito pouco o seu blog porque estou sem tempo.
Sobre o Vasco. Começou mal o campeonato perdendo para o Americano, mas formou um time bom e vai conseguir a sua classificação.
Assim, é com o meu Bota. Fizemos uma outra equipe. Um time bem modesto, mas é um time bom e que pode dar certo sim.
O Flamengo fez algumas contratações e manteve a base do ano passado. É junto com o Fluminense os grandes favoritos para conquistar o Cariocão.
Já o Fluminense. Montou novamente uma boa equipe, mas falta ainda o entrosamento. O time vai melhorar, mas perdeu quatro pontos no início que pode complicar na sua classificação para a semifinal da Taça Guanabara.

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários