segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

ÚLTIMA RODADA DO BRASILEIRÃO


ROGÉRIO CENI ERGUE TAÇA SIMBÓLICA: SÃO PAULO TRI/HEXA... SUPER CAMPEÃO! FOTO: AGÊNCIA ESTADO

EMOÇÕES ATÉ O FIM!
São Paulo vence e leva o seu sexto título nacional. G4 não se altera. Vasco cai para a Segundona.

GOIÁS 0 X 1 SÃO PAULO
Com um gol em posição ilegal de Borges, o São Paulo venceu o Goiás no Bezerrão e conquistou o seu sexto título nacional. Por mais que o Brasil inteiro, excetuando a própria torcida do tricolor paulista e os realistas, secasse o time de Muricy Ramalho, mais uma vez o time mostrou a superioridade habitual, que os próprios secadores já estão cansados de ver.

O Goiás vinha de uma boa partida contra o Flamengo no Maracanã na rodada passada, onde empatou por 3 a 3 mandando no jogo. E entrou em campo hoje para estragar a festa do adversário. Mas, reiterando, o São Paulo mostrou a sua superioridade e seria campeão mesmo se o gol ilegal não fosse assinalado, já um simples empate já bastava para o hexa.

OPINIÃO DO CANETA: Em vez de ter inveja, temos de celebrar este super campeão. Estamos diante de um momento histórico no futebol nacional que, se continuar deste jeito, pode estender-se ao nível mundial. O São Paulo, SEIS VEZES CAMPEÃO BRASILEIRO, TRÊS DA LIBERTADORES E TRÊS DO MUNDIAL DE CLUBES, é o parâmetro, um exemplo de clube de futebol na América Latina. Quem quiser ser campeão brasileiro, ou siga o exemplo do tricolor do Morumbi ou seja melhor do que ele. Pois, se nada mudar nos adversários, o SPFC será dono do cenário futebolístico brasileiro durante muito tempo. Sobre MURICY RAMALHO: o rei do Brasileirão nos últimos três anos consolidou ainda mais o seu nome no hall dos melhores treinadores do Brasil. É certo que com a estrutura do São Paulo as coisas se tornam menos difíceis. Porém, muitos desejam ter uma Ferrari e quando têm a oportunidade de guiar uma, batem no primeiro poste. PARABÉNS TRICOLOR!!!!!! PARABÉNS MURICY RAMALHO, GRANDE COMANDANTE DESSE TRI NACIONAL DO SÃO PAULO!!!!!!

O Goiás terminou na oitava colocação, com 53 pontos. BOM TRABALHO DE HÉLIO DOS ANJOS NO RETURNO; SE MANTER O RITMO, O TIME ESMERALDINO PROMETE PARA 2009.



GRÊMIO 2 X 0 ATLÉTICO-MG
O Grêmio teria de fazer a sua parte no Olímpico se quisesse sonhar com o seu terceiro título nacional. E fez. Tcheco, de pênalti e Soares, de cabeça, construíram a vitória do tricolor gaúcho. Entretanto, o São Paulo, como já mencionado, mostrou a sua superioridade no Bezerrão e venceu o Goiás.

E o título do time de Celso Roth ficou para o ano que vem.Os jogadores do Atlético-MG deram declarações de que fariam jogo duro contra o Grêmio, mas foram superados pelo BOM time do BOM treinador Roth. POR MAIS QUE A DIRETORIA DO GRÊMIO NÃO ENXERGUE, O TRABALHO DE CELSO FOI SENSACIONAL. COM A SABEDORIA DE EXTRAIR O MELHOR DO SEUS JOGADORES. NUM CAMPEONATO DISPUTADÍSSIMO, MANTEVE O TIME DISPUTANDO O TÍTULO ATÉ A ÚLTIMA RODADA, TERMINANDO EM SEGUNDO LUGAR, COM 71 PONTOS. PARABÉNS, GRÊMIO!! PARABÉNS, CELSO ROTH!! Se o senhor for demitido, será um ato completamente injusto.

O Atlético-MG ficou em décimo segundo, com 48. ANO DO CENTENÁRIO FRUSTRANTE PARA O GALO. COMO PARA MUITOS NO BRASIL QUANDO CHEGARAM AOS 100 ANOS DE FUNDAÇÃO.



CRUZEIRO 4 X 1 PORTUGUESA
O Cruzeiro deu um susto na torcida no primeiro tempo, ao sair perdendo para a Lusa, com um gol de Athirson. O time de Adílson Batista, que renovou seu contrato com a Raposa na semana passada, foi para o intervalo precisando da vitória para não depender de outros resultados para ir à Libertadores.

E na etapa final o time acordou. Enfiou quatro, com Thiago Ribeiro, Vanderlei, Fernandinho (2). Para completar a festa, o Palmeiras perdeu para o Botafogo, colocando a Raposa direto na fase de grupos da mais importante competição interclubes das Américas. No ano passado, o time classificou-se em quarto e teve que disputar a Pré-Libertadores no início deste ano. PARABÉNS CRUZEIRO; SUA VAGA NA FASE DE GRUPOS DA LIBERTADORES É MAIS DO QUE MERECIDA! PARABÉNS, ADÍLSON BATISTA; CALOU A BOCA DE MUITA GENTE COM O TERCEIRO LUGAR NA TABELA COM 67 PONTOS!

A Lusa, que já entrou em campo rebaixada, permaneceu com os seus 38 pontos e na penúltima colocação. O GRANDE PECADO NO CANINDÉ FOI A ESCOLHA EQUIVOCADA DE WALDIR ESPINOSA COMO TREINADOR NO INÍCIO DO CAMPEONATO. SE ESTEVAM SOARES TIVESSE HÁ MAIS TEMPO, POSSIVELMENTE A LUSA PERMANECERIA NA SÉRIE A.



PALMEIRAS 0 X 1 BOTAFOGO
Bem que o Palmeiras queria estar fora da Liberadores. De verdade. Perdeu EM CASA para um Botafogo completamente desinteressado, com gol de Wellington Paulista. Porém, a torcida alviverde não contava com uma ajuda vinda do Paraná. O Atlético-PR venceu o Flamengo, que com um empate poderia tirar a vaga do Porco, e, mesmo perdendo, o time de Vanderlei Luxemburgo terminou na quarta colocação com 65 pontos. E o Botafogo num honroso sétimo lugar, com 53 (vencendo o Goiás, que tem a mesma quantidade de pontos, no número de vitórias – 15 a 14).

ANO PARA SE ESQUECER NO PALESTRA ITÁLIA. O INVESTIMENTO ALTO FOI FEITO PARA A CONQUISTA DO TÍTULO BRASILEIRO. TALVEZ O EGO EXACERBADO DE LUXA TENHA ATRAPALHADO. ASSIM COMO A SAÍDA DE VALDÍVIA NA METADE DO CAMPEONATO.

JÁ O FOGÃO, HORA DE MUDANÇAS. A TORCIDA NÃO AGUENTA MAIS VER O TIME DECOLAR E NÃO SE MANTER NO AR.



ATLÉTICO-PR 5 X 3 FLAMENGO
O duelo na Arena na Baixada já estava disputado mesmo antes de começar. O Furacão precisava se manter na Série A. E o Mengo sonhava com a vaga na Libertadores. Os interesses dos adversários fizeram da partida em Curitiba um jogão.Prevaleceu a necessidade de permanência na elite do futebol nacional, com uma excelente vitória do time da casa por 5 a 3. Toró contra, Rafael Moura, Júlio César, Zé Antônio, e Alan Bahia, de pênalti com direito a PARADONA, marcaram para o Atlético. Marcelinho Paraíba fez os três do rubro negro da Gávea.

O Furacão terminou o campeonato na décima terceira colocação, com 45 pontos, classificado para a Copa Sul Americana do ano que vem. O Flamengo também disputará esta competição, já que terminou em quinto, com 64 pontos.

O BOM TRABALHO DE GENINHO MERECERIA ALGO MELHOR. MAS COMO ELE VEIO JUSTAMENTE PARA LIVRAR O FURACÃO DO PIOR, FOI MUITO BEM SUCEDIDO. A MANUTENÇÃO DO ELENCO PARA O ANO QUE VEM E A CHEGADA DE ALGUNS REFORÇOS PODEM SER A CHAVE DE UM BOM ANO DE 2009 PARA OS RUBROS NEGROS PARANAENSES.

MUITOS VÃO DIZER QUE O FLAMENGO DEU MOLE. NA VERDADE, O TIME FEZ UMA MELHOR CAMPANHA DO QUE EM 2007. NO ANO PASSADO, CLASSIFICOU-SE PARA A LIBERTADORES COM 61 PONTOS. NESTE ANO, NÃO SE CLASSIFICOU E SOMOU 64. MANTENDO A MÉDIA, FAZ 67 NO ANO QUE VEM E PODE ATÉ SER CAMPEÃO. BASTA QUE SE MANTENHA O TRABALHO E QUE SE ADMINISTRE MELHOR O FUTEBOL. ALGUNS CASOS OCORRIDOS NESTE ANO FORAM CRUCIAIS PARA A DERROCADA, COMO A VENDA DE TODO O ATAQUE QUANDO O CLUBE ESTAVA NA LIDERANÇA E O VAZAMENTO PARA A IMPRENSA DE ASSUNTOS COMPLETAMENTE INTERNOS.



FIGUEIRENSE 3 X 1 INTERNACIONAL
Mesmo saindo atrás no placar, com gol de Talles, o Figueirense conseguiu uma virada/vitória sensacional no Orlando Scarpelli ante o campeão da Copa Sul Americana, que vinha com os reservas. Marquinho, Rafael Coelho e Claiton Xavier fizeram os gols dos catarinenses. Após a partida, os torcedores do Figueira ficaram esperando o resultado do jogo entre Santos e Náutico na Vila Belmiro. E, com o empate neste jogo, o time de Santa Catarina acabou caindo para Séria B, mesmo estando invicto há três jogos.

O Figueirense terminou em décimo sétimo, com 44 pontos. O Inter em sexto, com 54.

NEM MESMO AS TRÊS VITÓRIA NAS ÚLTIMAS TRÊS PARTIDAS FORAM O BASTANTE PARA A PERMANÊNCIA DO FIGUEIRA NA SÉRIE A. PINTADO ASSUMIU UMA “BOMBA” E FEZ A SUA PARTE. PENA QUE OS RESULTADOS NÃO AJUDARAM. MAS O FUTEBOL DE SANTA CATARINA NÃO ESTARÁ DE FORA DA ELITE NACIONAL EM 2009, JÁ QUE O AVAÍ SUBIU.

O INTER PRECISA SER GRANDE TAMBÉM NO BRASIL. COMO UM TIME LEVA O TÍTULO DA LIBERTADORES E DO MUNDIAL DE CLUBES EM 2006 E A COPA SUL AMERICANA EM 2008 E, NESSE MEIO TEMPO, NÃO CONQUISTA NENHUM TÍTULO NACIONAL? É HORA DO COLORADO MOSTRAR A SUA FORÇA DE TRI CAMPEÃO NACIONAL, PONDO-A EM PRÁTICA NO NACIONAL DO ANO QUE VEM.



SPORT 4 X 3 CORITIBA
Sport e Coritiba se enfrentaram na Ilha do Retiro para cumprir tabela. E quem esperava um jogo sonolento, equivocou-se. As equipes fizeram um belo espetáculo, de placar 4 a 3 para o time da casa. Marcaram Wilson (3), e Durval para o rubro negro; Marlos, Keirrison e Rodrigo Mancha fizeram os do Coxa. O gol de Keirrison foi o seu 21º no campeonato, que lhe deu a condição de dividir a artilharia com Washington, do Fluminense e Kléber Pereira, do Santos.O Sport acabou na décima primeira colocação, com 52 pontos. Já o Coxa terminou na nona colocação, com um ponto a mais do que os pernambucanos (empatado com o Goiás, inclusive no nº de vitórias, mas perdendo no saldo de gols – 7 a 10).

O CAMPEONATO DO SPORT FOI VOLTADO A SE RECUPERAR DO REBAIXAMENTO E PARA A PREPARAÇÃO DO TIME PARA A LIBERTADORES DO ANO QUE VEM. O CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL FEZ UM BOM BRASILEIRÃO E, COM MAIS ALGUNS REFORÇOS, PODE IR LONGE NA COMPETIÇÃO CONTINENTAL.

BELÍSSIMO BRASILEIRÃO DO COXA! VINDO DA SEGUNDONA, O TIME DE DORIVAL JR., QUE ESTRANHAMENTE NÃO CONTINUARÁ À FRENTE DO TIME NO ANO QUE VEM, TERMINOU NA NONA COLOCAÇÃO E MOSTROU AO BRASIL O CAMISA 9 DA COPA DE 2014: KEIRRISON.



VASCO 0 X 2 VITÓRIA
Não dependia só do Vasco a sua permanência na primeira divisão. E ninguém o ajudou. Nem ele mesmo. Perdeu em casa para o Vitória por 2 a 0, Leandro Domingues e Adriano, e, com apenas 40 pontos, terminou na ante penúltima colocação. Já o Vitória chegou aos 52 pontos e terminou na frente do Sport, na décima colocação (ambos tem 52 pontos, mas os baianos vencem no número de vitórias: 15 a 14)


O TEXTO DA PARTIDA NEM FOI TÃO EXTENSO PARA POUPAR O SOFRIMENTO DOS CRUZMALTINOS. MAS ESSE REBAIXAMENTO NÃO É NADA MAIS DO QUE AS CONSEQÜÊNCIAS DA DITADURA EURICO MIRANDA. ESTE ASSUNTO MERECE UM POST ESPECIAL NOS PRÓXIMOS DIAS.

O VITÓRIA FOI OUTRO QUE SUBIU COM LOUVOR PARA A SÉRIE A, ASSIM COMO O CORITIBA. MANTENDO O BOM TÉCNICO VÁGNER MANCINI E A BASE DO ELENCO (APESAR DE JÁ ESTAR PERDENDO BOAS PEÇAS), TERÁ UM 2009 VITORIOSO, COM O PERDÃO DO TROCADILHO...



FLUMINENSE 1 X 1 IPATINGA
O time da casa já estava garantido na Série A. O visitante, rebaixado. E a partida no Maracanã foi um amistoso dos mais desinteressantes. Resumo: o Ipatinga saiu na frete com ibiasdjbcijsab e o Flu empatou com Washington, que chegou a artilharia junto com Keirrison e Kléber Pereira, com 21 gols.

O Fluminense terminou na zona da Sul Americana graças ao título do Inter nesta competição, que abriu mais uma vaga para o Brasil; décima quarta posição, com 45 pontos (vencendo o Santos, que tem a mesma quantidade de pontos, no saldo de gols: 1 a -9). O Ipatinga foi o lanterna da competição com 35 pontos.

DEPOIS DA DERROTA NA FINAL DA LIBERTADORES, RESTOU PARA O FLUMINENSE O BRASILEIRÃO, ONDE SE ENCONTRAVA NA ZONA DE REBAIXAMENTO. GRAÇAS AO BOM TRABALHO DE RENÊ SIMÕES, CONSEGUIU SE LIVRAR DO PIOR. E DEVE SE PLANEJAR MELHOR PARA O ANO QUE VEM. A TORCIDA TRICOLOR JÁ ESTÁ CANSADA DE QUASE.... E PERDER THIAGO SILVA É ALGO TERRÍVEL.

O IPATINGA PODE CONTINUAR A SUA DERROCADA NO ANO QUE VEM. COM UM FUTEBOL BASTANTE FRACO, SE ARRASTOU NA SERIÉ A E PODE ATÉ CAIR PARA A SÉRIE C NO ANO QUE VEM. CAIR PARA A SEGUNDA DIVISÃO DO CAMPEONATO MINEIRO NO INÍCIO DESTE ANO COMPROVA ESTA TESE.



SANTOS 0 X 0 NÁUTICO
Para quem esperava um jogo de compadres, frustração. Pois para o Santos, o empate sem gols em casa o colocou fora da Sul Americana. O resultado foi bom apenas para o Náutico, que conseguiu a permanência na primeira divisão.

O Peixe terminou na décima quinta posição, com 45 pontos. Já o Náutico na décima sexta, com 44.


PÉSSIMO ANO PARA O PEIXE. QUE VENHA 2009!

TIMBU: IDEM AO ADVERSÁRIO DE HOJE.


BRASILEIRÃO 2008: O MAIS EMOCIONANTE DA ERA DOS PONTOS CORRIDOS!!! CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO FINAL.

PS.: DEVIDO A FALTA DE TEMPO DESTE QUE VOS ESCREVE (A UERJ JÁ VOLTOU DA GREVE!!!), A ESCOLHA DA SELEÇÃO DO BRASILEIRÃO DO CANETA FOI CANCELADA. FICA PARA O ANO QUE VEM.

10 comentários:

Diego Mesquita disse...

Aldvan,

Adicionado também.


Um abraço,

Arthur Virgílio disse...

Cara realmente foi o brasileirão mais emocionante de todos os anos. Todas as situações só foram resolvidas nos últimos minutos finais.

Fernando Gonzaga disse...

é meu amigo Aldevan...suspense até o final, mas o campeão o mesmo de sempre...até quando os times brasileiros insistirão em planejamentos equivocados e morrerão pelo caminho...sem querer tirar o mérito Sãopaulino, mas os rivais facilitaram a vida do tricolor, sobretudo agora na reta final...minha pergunta é, até quando???

abraço!!

Jogo Aberto disse...

são paulo esta de parabens

Diego Louzada disse...

como sempre, na última rodada a arbitragem ajudou os bambis.
pra mim, esse brasileirão foi o pior possível, após uma sucessão de erros que culminaram nesse descenso vascaíno. Muita coisa precisa mudar e 2009 promete muita luta para nós. Sairemos vencedores.
Abraço!

Daniel Leite disse...

Muito legais os comentários para cada equipe. Chama a atenção o "Caso Celso Roth". O Grêmio, teoricamente, não possuía grupo suficiente para terminar entre os quatro primeiros colocados. Ainda assim, a intertemporada foi muito bem feita, e a equipe ganhou muitos pontos no miolo do campeonato. Roth foi fantástico, assim como o campeonato do Grêmio, de quem pouco se esperava.

Até mais!

Bruno Muniz disse...

Pois é, foi uma rodada emocionante. Só lamento pelo rebaixamento do Figueirense que lutou muito até o final e infelizmente mesmo com a vitória caiu, diferente do Vasco que lutar lutou, perdeu vergonhosamente para o Vitória. Quando ao título, já era esperado que ficasse com o São Paulo, e não posso esquecer de falar que o Galo foi prejudicado pelo juiz no jogo contra o Grêmio...
Abraço

Leandrus disse...

Sobre o Flamengo, a impressão que vai ficar é mesmo a da decepção. Pode até ter sido a melhor campanha do time na era dos pontos corridos, mas foram tantos tropeços em casa e até mesmo pontos bobos perdidos fora que dava para ter assegurado uma vaga tranquilamente na Libertadores, e porque não, poderia ter até brigado pelo título.

E sem dúvida foi o melhor campeonato dos pontos corridos. Emoção em toda a rodada; pena que justamente na última não houve tanta emoção assim, mas mesmo assim, excelente campeonato.

Ateh!

Lucas disse...

palmeiras perdeu por causa da diretoria q vendeu valdivia e ainda anda fazendo mt mais merdas nesse final de ano

Saulo disse...

Parabéns para o São Paulo pelo terceiro ano seguido e pela sua organização.

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários