quarta-feira, 12 de novembro de 2008

O FATO: SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE



A leviandade de um fanático torcedor pode ofuscar um fato principal num campeonato importante como o Brasileirão. E o fato do Brasileirão chama-se SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE.

Leviandade é apenas julgar o tricolor paulista pelos reais erros de arbitragem que o favoreceram. Bater sempre na tecla de que o juiz favorece este ou aquele sempre desvia o foco de um bom trabalho. E no caso do São Paulo não é num um bom trabalho; é uma aula de como se jogar um campeonato de pontos corridos.

Exemplo em estrutura, com o excelente CT da Barra Funda, que possui talvez o melhor centro de recuperação de jogadores do mundo, o Reffis, o time do Morumbi já é um campeão neste aspecto. O dia em que a gestão de futebol chegar ao nível também de excelência, assim como a suas instalações, o São Paulo, certamente, será a referência no futebol da América do Sul roubando o posto do Boca Juniors da Argentina.

Apenas o fator infra-estrutura e boa gestão (boa gestão na medida do possível...) poderia explicar o sucesso do tricolor. Contudo, o assunto abordado é o Campeonato Brasileiro de 2008, que passou a ser o único torneio a ser disputado pelo time no ano, em vista da eliminação precoce na Taça Libertadores pelo Fluminense nas quartas-de-final. Era a única chance de conquista de título no ano, já que equipe estava em branco até o momento.

A eliminação na competição continental aconteceu no dia 21 de Maio. O fato abalou muito a equipe, que custou a engrenar no Campeonato Brasileiro, que estava na segunda rodada e a campanha tricolor até o momento era uma derrota em casa para o Grêmio e um empate fora contra o Atlético-PR. Mas, na medida do possível, os resultados foram aparecendo, sem classificação desejada, entretanto, em vista do bom campeonato realizado por equipes como Flamengo, Cruzeiro, Grêmio, Vitória e Palmeiras.

O tricolor então continuou fazendo o seu campeonato de recuperação. Na 17ª rodada, o São Paulo goleou o Vasco por 4 a 0 no Morumbi e chegou pelo primeira vez ao G4. Mas saiu no início do returno, 20ª rodada, com outra para o Grêmio, só que desta vez no Olímpico. O Botafogo vinha de uma seqüência de vitórias maravilhosa e lhe roubou a vaga. Porém, foi depois desta rodada que Muricy Ramalho mostrou como se disputa um campeonato de pontos corridos.

Pois na 21ª rodada, o São Paulo venceu o Atlético-PR no Morumbi por 3 a 1. E desde esta partida, no dia 20 de Agosto, o time não perdeu. Foram nove vitórias e cinco empates. Deixaram o São Paulo chegar. As equipes que disputavam o título não acompanharam a invencibilidade tricolor. Até que na 32ª rodada, o então líder Grêmio viu o São Paulo colado na sua traseira, com o mesmo número de pontos, perdendo no número de vitórias. E no domingo seguinte, o tricolor gaúcho tropeçou em casa contra o Figueirense e o tricolor paulista fez o dever de casa contra o Internacional. Resultado: São Paulo líder do campeonato.

E no sábado passado, venceu uma batalha duríssima contra a Portuguesa, mantendo a sua liderança/invencibilidade. Daqui para frente, o São Paulo enfrenta Figueirense e Fluminense em casa e Vasco e Goiás fora. Provavelmente, será tri-campeão nacional seguidamente, fato inédito na competição, conquistando o seu sexto título no total, mais do que merecidamente.

Portanto, como não enxergar o trabalho de um treinador cuja equipe está invicta há 14 jogos, tem uma jogada de bola parada mortal, com nove assistências do garçom Jorge Wagner e tem o melhor ataque do campeonato no momento? Por que ficar sempre procurando infundadas desculpas na arbitragem para explicar o sucesso tricolor? É chato ter o mesmo campeão sempre numa competição como o Brasileirão. Mas enquanto as equipes ao menos não copiarem o trabalho realizado no Morumbi e no CT da Barra Funda, o SPFC se perpetuará no cenário do futebol nacional.

OBS.: SIM, MURICY RAMALHO É UM GRANDE FATOR NO SUCESSO DO SÃO PAULO NO BRASILEIRÃO DE PONTOS CORRIDOS. MAS, CERTAMENTE, O FATO DE TER UM CENTRO DE EXCELÊNCIA PARA TREINAR OU DE TER OS SALÁRIOS EM DIA, POR EXEMPLO, FAZ COM O PROFISSIONAL EM QUESTÃO SE PREOCUPE APENAS COM O SEU TRABALHO. TALVEZ ESTEJA AÍ A CHAVE DO SUCESSO.

10 comentários:

Jogo Aberto disse...

é uma dos favorito para o titulo.

Fernando Gonzaga disse...

caro Aldevan..

particularmente não engulo o Muricy Ramalho por seu jeito turrão, mas é inegável sua competência...o cara tem a receita e melhor, tem respaldo de um clube, que lhe oferece ferramentas e acessórios para triunfar...com um CT moderno, toda uma estrutura invejável e uma diretoria que não deixa faltar nada, muito pelo contrário, repõem sempre que perde algum jogador...desta forma o São Paulo está anos luz a frente de todos os concorrentes brasileiros..
muitos se mostram bonitinhos, mas é apenas faxada...

abraço!!

Daniel Reiner disse...

Não se torna campeão Brasileiro por um ou outro fator. São vários interligados que possibilitam tal conquista.

O São Paulo tem ótima estrutura física,dirigentes,se não profissionais,muito mais equilibrados e competentes que a maioria dos outros clubes...um treinador competentíssimo (eu o considero o atual tricampeão Brasileiro já que o título de 2005 foi dele apesar do Márcio Resende...) Tem um time qualificado,afinal o São Paulo é um dos clubes com melhor condição financeira no futebol brasileiro.

Mas com todos esses fatores o São Paulo não conseguiu ser muito superior durante a temporada. E num ano e num Campeonato tão equilibrado o diferencial muitas vezes pode ser,sim, o soprador de latinha.

É claro que esse não é o único "mérito" sãopaulino.Mas os demais concorrentes,principalmente,o mineiro e o gaúcho sabem que devem se preocupar com a atuação dos sopradores nessa reta final do Campeonato."Gato escaldado tem medo de água".

Forte abraço e parabéns pela sinceridade,como flamenguista,no comentário lá no meu blog.

Zêro Blue disse...

Excelente texto, não sou são-paulino mas também não sou nenhum louco de não concordar com tudo o que falou aqui, exceto (tinha que ter uma excessão) pelo 1º parágrafo...

Não acho que seja só uma leviandade de um 'fanático torcedor' afinal foi um dos mais acessados e respeitados sites que mostrou PROVANDO com números que o SPFC foi o mais ajudado nesse campeonato.

Mas mesmo assim acho que mesmo sem essa ajuda o SPFC tem time e estrutura pra brigar pelos 1ºs lugares.

Abraços e...

Saudações Celestes

SITE/BLOG
Sou Cruzeirense - Site
Sou Cruzeirense – Blog
CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Marcel Jabbour disse...

É difícl engolir isso, até pq não torço pro tricolor. Mas é inegável que o São Paulo começa a desontar como o clube mais vencedor do Brasil.

Abraços!

diletra.blogspot.com

Bruno Muniz disse...

O centro de treinamento do São Paulo tem uma estrutura de dar inveja a qualquer um. Além disso, realmente Muricy Ramalho é um grande treinador. Não quero tirar os méritos do Tricolor, mas a arbitragem ajudou sim e muito. Contra o Galo, no jogo do 2º turno no Mineirão, o jogo ficou 1 a 1, porém houve dois pênaltis claros para O Galo, não marcados pelo juiz. Mas de qualquer forma, o tricolor tem seus méritos, e será mais uma vez campeão...
Abraço

Diego Louzada disse...

O São Paulo passou anos sem títulos para se estruturar e hoje colhe os frutos.
Ano após ano monta bons times e o ápice para um jogador, hoje, no Barsil é atuar no SPFC.
Não À toa eles sempre entram nos torneios para vencer.

Abraço!

Almirante disse...

O São Paulo vai se firmando mais do que nunca como o time mais bem sucedido do país. Estrutura, profissionalismo, uma boa graninha também, fazem o tricolor sempre ocuparos ostso mais altos.

Ricardo Oliveira disse...

Obrigado pelos elogios à entrevista, Aldevan. Fico feliz por ter gostado.

Também acho certo o Camacho não querer voltar ao Brasil.

Fora o excelente jogador que ele é, também é uma excelente pessoa. Entrevistando-o tive a oportunidade de agradecê-lo pelos gols contra o Marília.

Boa sorte com o Léo Inácio, caso consiga, comente no meu blog falando sobre isso.

Abraços.

Leandrus disse...

É, infelizmente se o São Paulo ganhar muita gente não vai aceitar o fato do time paulista ter sido o mais beneficiado com erros da arbitragem. Mas fazer o que? Faz parte do futebol, não pode é sempre achar que os erros acontecem de propósito.

O mérito do São Paulo foi não ter perdido a tranquilidade e ter aproveitado todos os tropeços do adversário. A sequencia de 14 jogos sem perder ajudou e muito a chegar a liderança. E com uma tabela tranquila e um time confiável (sempre jogando sério), acho que eles não vão perder o caneco.

Ateh!

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários