quinta-feira, 6 de novembro de 2008

JOGOS DE QUARTA-FEIRA


André Luis e sua cena infantil. (foto: AGÊNCIA O GLOBO)

Depois de um tempo fora por motivos técnicos e pessoais do administrador, o Caneta de Chuteira está de volta para destacar a quarta-feira de jogos do Brasileirão e, principalmente, da Copa Sul Americana.


QUARTA-FEIRA DE DECEPÇÕES PARA O FUTEBOL BRASILEIRO NA COPA SUL AMERICANA
No complemento da 32ª rodada do Brasileirão, nada de mudança no placar do jogo adiado


COPA SUL AMERICANA

BOTAFOGO 2 X 2 ESTUDIANTES
Tudo que o Botafogo precisava para salvar o ano de 2008 do seu futebol era um placar de 2 a 0 em cima do Estudiantes para resolver numa emocionante disputa de pênaltis ou por três gols de diferença para se classificar direto e prosseguir rumo ao título da Copa Sul Americana.

A idéia inicial era essa. Ney Franco motivou seu time para isso. Mas a equipe manteve o impressionante declínio no seu futebol das últimas partidas. Já começou a partida levando pressão do time argentino. E acabou levando um gol cedo, aos três minutos do primeiro tempo, numa jogada em que o LATERAL-DIREITO apareceu com extrema liberdade na grande área alvinegra para finalizar: Angeleri, 1 a 0 Estudiantes, num lance onde Renan também colaborou para a bola entrar.

O mínimo que a torcida de um time que precisava de quatro gols agora para se classificar era atenção, garra, vontade e paciência, já que se tratava de um “catimbento” adversário argentino. Entretanto, o time do Bota encontrava um intenso bloqueio formado pelo time de Léo Astrada e não corrigiu o erro que originou o primeiro gol do adversário. E acabou levando outro gol pelo mesmo setor, o lado esquerdo da defesa. Verón, LIVRE NA ESQUERDA, deu passe açucarado para Salgueiro, que ampliou aos 33: 2 a 0.

Daí pra frente, foi só nervosismo e coração na ponta da chuteira por parte do time da Estrela Solitária. E nada de consciente. Final do primeiro tempo: 2 a 0 para o Estudiantes e uma cachoeira de água fria nas pretensões alvinegras.

Então veio o segundo tempo e com ele a reação do time da casa. A equipe ainda encontrava dificuldades de furar o muro argentino, mas conseguiu diminuir num momento importante: aos 13, com Lúcio Flávio. E já aos 20, empatou, com André Luis.

Era o momento de partir para cima. O empate acendeu o time do Botafogo na partida e, mesmo que não conseguisse fazer os cinco gols necessários para a sua classificação, certamente o Fogão sairia com a vitória. Mas vieram os cabeças de bagre. Os cabeças de bagre que jogam futebol há “quinhentos anos” e não aprenderam a jogar contra argentinos. Carlos Alberto arrumou confusão com Verón, por este estar incentivando a catimba, e o desmiolado André Luis, que estava bem distante do lance, veio intervir. PARA QUE? PARA CAUSAR A SUA EXPULSÃO!

O árbitro lhe deu cartão amarelo pela ação e, como já tinha amarelo, seria expulso. Eis que surge uma das cenas mais patéticas do futebol nos últimos tempos. O furioso zagueiro, quando Carlos Chandía levantou o amarelo para ele, simplesmente sacou o cartão da mão do árbitro chileno e o mostrou, devolvendo logo a seguir. Chandía pegou o vermelho no bolso do calção e expulsou o “atleta” alvinegro, que deve ser motivo de piada na Argentina hoje.

Depois da expulsão de André Luis, o time já se mostrou vencido. Tentava lutar bravamente, mas como Ney preferiu não recompor a sua defesa, levou perigosos contra-ataques do time de La Plata.

E o resultado foi o empate em dois gols, que acabou com o sonho de um título na temporada de 2008 do Botafogo e manteve a busca da redenção do Estudiantes de La Plata, cuja torcida ainda não se esqueceu da eliminação precoce na última Libertadores diante da LDU. O time do “La brujita” Verón enfrenta o Argentinos Jrs. Na semi-final da Copa Sul Americana.

FICHA TÉCNICA (Lancenet)
Estádio: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 04/11/2008 - 21h50h (de Brasília)
Árbitro: Carlos Chandía (Fifa-CHI)
Auxiliares: Cristian Julio (CHI) e Sergio Román (CHI)
Renda/público: R$ 99.649 / 13.517 pagantes
Cartões amarelos: Renato Silva, Triguinho, Andre Luis e Jorge Henrique (BOT); Salgueiro, Juan Díaz, Verón e Cellay (EST)
Cartão vermelho: Andre Luis, 23'/2ºT (BOT)
GOLS: Angeleri, 3'/1ºT (0-1); Salgueiro, 33'/1ºT (0-2); Lucio Flavio, 13'/2ºT (1-2); Andre Luis, 20'/2ºT (2-2)

BOTAFOGO: Renan, Thiaguinho (Lucas Silva, intervalo), Renato Silva, Andre Luis e Triguinho (Luciano Almeida, intervalo); Leandro Guerreiro, Diguinho, Lucio Flavio e Carlos Alberto; Jorge Henrique e Wellington Paulista (Fábio, 27'/2ºT) - Técnico: Ney Franco

ESTUDIANTES: Andújar, Angeleri, Cellay, Desábato e Díaz; Galván (Sánchez, 21'/2ºT), Braña, Benítez e Verón (Moreno y Fabianesi, 42'/2ºT); Salgueiro (Calderón, 9'/2ºT) e Boselli - Técnico: Leonardo Astrada


ARGENTINOS JUNIORS 2 X 0 PALMEIRAS
O Palmeiras queria o título da Copa Sul Americana? Talvez. Perder em casa no primeiro jogo sempre remete um desejo de vingança na partida de volta. Mas até que os gols de Scotti e Pavlovich, aos 9 e 17 do primeiro tempo respectivamente, não soaram de todo mala para o time de Vanderlei Luxemburgo.

O time que formou Don Diego Armando Maradona agora segue na competição sul americana (QUE TEM TIME DO MÉXICO..) e enfrenta o Estudiantes. Já o Palmeiras tem um Brasileirão com grandes chances de título para disputar. Sinceramente, o título nacional é mais jogo para o Verdão.

FICHA TÉCNICA (Lancenet)
Estádio: Diego Armando Maradona, Buenos Aires (ARG)
Data/hora: 5/11/2008 - 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Carlos Amarilla (PAR)
Auxiliares: Manuel Bernal (PAR) e Emigdio Ruiz (PAR)
Renda/público: Não disponível.
Cartões amarelos: Kléber, Léo Lima (PAL)
GOLS: Scotti, 9'/1ºT (1-0); Pavlovich, 17'/1ºT (2-0)

PALMEIRAS: Bruno, Paulo Miranda, Maurício e Martinez; Fabinho Capixaba, Léo Lima, Sandro Silva, Maicosuel (Lenny, Intervalo) e Jefferson; Denílson, Kléber (Thiago Cunha, 25'/2ºT). Técnico: Nei Pandolfo

ARGENTINOS JUNIORS: Torrico; Scotti, Caruzzo, Sabia e Escudero; Bogado, Ortigoza, Quiroga e Mercier; Hauche e Pavlovich. Técnico: Néstor Gorosito.


BRASILEIRÃO: JOGO ADIADO

FIGUEIRENSE 0 X 1 FLUMINENSE
O comentário dos 15 minutos disputados na quinta-feira passada já foi feito no post dos jogos deste dia aqui no Caneta. Por que o comentário? Porque não houve modificação no placar.

A diferença foi que não houve mais interrupções por causa de falta de energia, apesar do intenso temporal que caiu durante a partida.

Não conseguindo modificar o placar, o time da casa se complicou na tabela. Caiu duas posições e, com 35 pontos, é o 18º e o segundo da zona de rebaixamento. Já o Flu se reabilitou da derrota no clássico de domingo; foi a 37 pontos e a 14ª colocação, livrando-se momentaneamente da zona da degola.

FICHA TÉCNICA (Lancenet)
Estádio: Orlando Scarpelli, Florianópolis (SC)
Data/hora: 05/11/2008 - 20h (de Brasília)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme(Asp.Fifa-SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Marcio Luiz Augusto (SP)
Renda / público: R$ 87.512,50 / 9.739 pagantes
Cartões amarelos: Jackson, Bruno Santos, Bruno Perone (FIG); Conca, Junior Cesar, Fernando Henrique (FLU)
Cartões vermelhos: não houve.
GOL: Arouca, 12'/1ºT (0-1)

FLUMINENSE: Fernando Henrique, Carlinhos (Ygor, 24'/2ºT), Thiago Silva, Luiz Alberto e Junior Cesar; Fabinho, Wellington Monteiro, Arouca e Conca (Edcarlos, intervalo); Everton Santos e Washington (Somália, 47'/2ºT). Técnico: René Simões.

FIGUEIRENSE: Wilson, Gomes, Asprilla e Bruno Perone; Diogo, William Matheus, Jackson (Anderson Luiz, 15'/1ºT) e (Lima, 13'/2ºT), Cleiton Xavier e Marquinho; Tadeu e Ramón (Bruno Santos, 15'/1ºT). Técnico Mário Sérgio.

9 comentários:

Almirante disse...

Destacar o destempero do tal André Luiz, que em atitudes intempestivas parece ser o rei. Protagonizou o lance mais cômico que vi numa partida nos ultimos tempos ao tirar o cartão do juiz.Pelo menos o Montenegro não vai falar que "faltou homem", aliás jogadores querendo dar uma de "homem" São invariavelmente burros e acontece o que aocnteceu.
O fluminense confirmou a vitória que na verdade não muda muita coisa nesse coração Vascaíno que vos escreve. Se alguem tivesse que vencer, teria que ser o flu mesmo. No fim de semana a gente encosta de novo.
Saudações, visite os blogs do almirante.

Heb-Diablo disse...

Hola, gran informe. ME encantaría que escribas en mi blog sobre el futbol brasilero. Ya sea de la liga de tu país o de los jugadores destacados en el extranjero. Te agregue al MSN para hablar mejor. Te espero, un abrazo!

AL FONDO DE LA RED

Fabio Bustamante disse...

O Fluminense poderia ter se livrado de vez do rebaixamento se tivesse vencido o Vasco, e mesmo com a vitória de hoje, continua arriscado de cair. É bom abrir o olho se não vai voltar a brigar desesperadamente contra o rebaixamento. Ter vencido hoje foi muito bom para o Tricolor, que já se afasta um pouco mais da "área de risco", mas é preciso ser regular. O Botafogo, conseguiu um empate heróico, mas foi incompetente no primeiro tempo, e pagou caro por isso. 2008 é um ano pra ser esquecido lá pros lados de General Severiano. O Botafogo tinha na Sul-Americana sua última esperança de "salvar" o ano. Agora é pensar em 2009, no planejamento e na compra e venda de jogadores, pois 2008 foi um ano perdido pelo Botafogo. Um Abraço!

Zêro Blue disse...

A cena mais incrível da 4ª foi mesmo a atitude do André Luís, ao mesmo tempo que surpreendente, extremamente anti-esportiva.

Saudações Celestes

SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Sou Cruzeirense - Site
Sou Cruzeirense – Blog
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Anônimo disse...

claro claro x)

agradeço a visita e volte sempre ;)

beijos

Déhh Flamengo disse...

fala grande..como ta irmao???
cara, o que aconteceu ontem foi uma vergonha, um jogador como o andré luis, nao pode fazer oque fez, aquilo nao foi atitude de jogador profissional de futebol, e que a comebol e o STJD tomem providencias, sorte dele que nao tava em recife(hehehe)
domingo o mengao vai pra cimar com tudo...
um abraço

Jogo Aberto disse...

esse andré luis é muito doido.Faz cada besteira,

Leandrus disse...

Ridículo o que esse tal de André Luis (só falando assim) fez. Protagonizou uma cena patética e não sei como isso ainda não percorreu o mundo todo. De quebra, ainda acabou com a reação do time, que poderia ter vencido o jogo e deixar o campo de cabeça erguida.

E tb não consigo entender uma coisa: poxa, TODO MUNDO sabe que argentino catimba e que tem que tomar muito cuidado com isso, deixar eles fazerem aquele teatro em paz, mas TODO MUNDO acaba entregando o jogo ao cair no jogo de provocações deles. Quando é que os brasileiros vão aprender a lição?

Ateh!

Saulo disse...

Botafogo mostrou muita raça, vontade de vencer e muita determinação e isso foi inegável. O time levou dois gols, mas não desistiu e continuou lutando. Infelizmente não deu nada certo. O Estudiantes soube administrar o jogo e o Botafogo faltou novamente o controle emocional.

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários