sábado, 15 de novembro de 2008

113 ANOS DO CLUBE DE REGATAS FLAMENGO



No dia do aniversário de 113 anos do Clube de Regatas Flamengo, data oficiosa, não oficial (17 de novembro), em vez de o Caneta fazer uma homenagem a este clube tão querido, E TÃO ODIADO, no Brasil e no mundo, trará um relato de um torcedor fanático pelo rubro negro desde 1992: ESTE QUE VOS ESCREVE, AUTOR DO BLOG.



"FLAMENGO, MINHA VIDA"
Por Aldevan Junior

"1992. Estava numa cama de hospital. Recuperando-me de uma precoce cirurgia de retirada do apêndice. Tinha apenas seis anos. Era um molequinho gordinho, que comia pra caramba e que nem ligava para futebol ainda. Mas que parou no hospital para retirar o apêndice.

A voz da minha mãe dizia que já sairíamos daquele lugar. Claro que acreditei, pois aquela foi, e sempre será, a única voz que eu ouvi de verdade na vida. E tão logo eu já estava em casa.

Porém, numa noite, jantando no quarto dela, os pontos da operação se romperam. Era a infecção hospitalar se manifestando. Que me fez voltar ao hospital para tentar conseguir vivendo. É, estou aqui para contar a história...

PS.: ERA UM DOS MELHORES HOSPITAIS DA ILHA DO GOVERNADOR, A CASA DE SAÚDE SÃO BENTO

No mesmo momento, o Brasil parava para comemorar mais um título nacional do Flamengo, desta vez em cima do Botafogo, que fez até melhor campanha. Olhava na TV e gostava daquela festa. As dores aliviavam a cada elogio ou preferência da mídia da época para o rubro negro. Queria participar daquilo.

O tempo passou, eu me recuperei, mas ainda não me considerava torcedor do Flamengo. Sei lá, precisava de algum endossamento. Que veio através de um cunhado rubro negro fanático, que fez a cabeça de uma criança que já tendia para o lado do clube da Gávea.

Pronto, já era rubro negro. E agora? Agora é torcer. O campeonato? Supercopa de 1993. O Flamengo chegou a final contra o poderoso São Paulo. Eu não entendia muito bem o que se passava dentro daquele campo, mas torcia para o vermelho e preto ganhar. Entretanto, veio a decepção: Marcelinho perdeu o pênalti e o campeonato.

Depois disso eu fiquei confuso. Queria aquela festa do ano passado, que me recuperou, que aliviaram as minhas dores.

1994. Não lembro de nada além da Copa do Mundo nos EUA e do tetra da seleção brasileira. Não lembro de ser Flamengo em 1994. Mas em 1995 sim. Era outra final. Campeonato carioca. FLA X FLU. Disseram-me que era um dos jogos mais importantes do mundo. Todavia, não foi por isso que eu sentei quase colado a TV nos jogos da final. Lembrei que eu era Flamengo. E que eu tinha de torcer para o meu time ganhar!

Todos sabem o que aconteceu, né... Renato Gaúcho fez aquele gol de barriga, que fizeram as primeiras lágrimas caírem daquela criança, já gordinha outra vez, pelo time do seu coração. Rapaz, eu já sofria com o Mengão...

Porém, era mais uma decepção. Eu era um gordinho confuso, que aceitou os conselhos das pessoas próximas para mudar de time. Mas para que time? Vasco? Fluminense, que venceu o Flamengo? Botafogo? Não, eu mesmo escolhi meu novo time: CORINTHIANS, que havia acabado o Campeonato paulista com um golaço de Elivélton. Era a mesma festa da TV de 1992. A mesma grandiosidade da torcida. E no natal, pedi ao meu pai uma camisa do Corinthians. Ele, que é vascaíno, mas não liga para futebol, me deu. O número 7, do mesmo Marcelinho que tirou o sorriso do meu rosto em 1993. QUE TENHO ATÉ HOJE; GUARDO COM MUITO ORGULHO!

É claro que fui repreendido por muita gente: COMO, VOCÊ NÃO PODE TORCER PARA UM TIME PAULISTA! Ah, por que não? Virei corintiano mesmo. Virei? Não, não virei. Era fogo de palha. O sangue rubro negro já corria nas minhas veias. Como eu sofri naquele Brasileirão de 1995... Mas eu queria aquela festa de 1992...

1996. Mais uma vez o Flamengo bem no Carioca. E eu? Torcendo, de “rabo de olho”... Até que o 0 a 0 com o Vasco deu o título invicto ao rubro negro, que venceu os dois turnos. ATÉ QUE ENFIM!!! AQUELA FESTA OUTRA VEZ!!!

E depois de 1996, jamais traí o manto sagrado. É certo que não sou como um flamenguista típico, que quer mais que os outros cariocas caiam para a segunda divisão, que é arrogante, etc, etc. Mas o Flamengo faz parte da minha vida. Literalmente. Minha vida quase foi posta em xeque naquela infecção hospitalar em 1992. DEUS operou o milagre e o Flamengo me ajudou na recuperação.

Gosto muito de futebol, acima de tudo. Mas só gosto de futebol porque o fui apresentado através do Clube de Regatas Flamengo. Clube que aprendi a amar. Na vitória, na derrota, na primeira, na segunda divisão.

Parabéns, Mengão. Muito obrigado por você existir!"

11 comentários:

Anônimo disse...

legal o seu post. até hoje tem gente querendo me levar para o lado do Corinthians HAHAHAH mas não vou ;D

é é. eu compraria também :P mas vou passar lá e ver os preços certinhos *--* talvez compre ao menos o pen-drive x)



beijos

Saulo disse...

113 anos de muitos títulos e muita história pra contar. Parabéns!
Ah, existe outros clubes no Brasil que também estão aniversariando hoje.

Déhh Flamengo disse...

parabens pro nosso mengao aldervan

e que amanha a gente ganhe um grande presente!!


abraçoooos!

Seu Cunha disse...

Parabéns pelo post, muito bacana a homenagen ao Flamengo

Tiago Buckowsky Xavier disse...

O Santos Não Cai !!

Daniel Leite disse...

Muito bom, Aldevan! Relato típico de torcedor, que relaciona as coisas da vida às do futebol. Aliás, como você mesmo escreve no perfil, futebol é a sua vida.

No entanto, de uma parte de sua homenagem eu não gostei. É quando você cita o gol de Elivélton! Caramba, eu tinha cinco anos e já era palmeirense (aliás, hoje uma provável derrota alvi-verde no Maracanã). Dia terrível o daquela final, realizada em Ribeirão Preto. Claramente, é brincadeira.

Deixo as congratulações ao clube de maior torcida no país. E este posto não será roubado, nunca.

Até mais!

Jogo Aberto disse...

parabens flamengo

Daniel Reiner disse...

Me lembro bem da final do Brasileiro'92 (eu tinha 10 anos).
Acredito que você,na cama de um hospital,não tenha assisitido às cenas que antecederam o inicipo da partida. Caso contrário,acredito que a dor teria se acentuado. Lembra da queda de torcedfores flamenguistas da arquibancada? Cenas chocantes.

Mas o jogo foi um show,realmente. Que golaço de falta do vovô Júnior! Prá matar o torcedor botafoguense de raiva já que o Renato Gaucho,então jogador do BotaFogo,foi para a festa dos jogadores do Flamengo.
Álias,por isso ele saiu do BotaFogo e veio jogar no Cruzeiro.

Apesar de cruzeirense,tenhjo também boas histórias com o Flamengo.

Parabéns ao clube mais ajudado pela arbitragem do futebol brasileiro!

(Deixo o convite para uma visita ao meu blog: o 1982 Esporte Clube)

Ótimo domingo!

Leandrus disse...

Legal o post e bom você ter se recuperado!

Eu só não concordo quando você diz que o típico torcedor rubro-negro é arrogante; tem os arrogantes sim, não me considero um deles até pq sou quieto demais pra isso, mas sei lá...acho isso muito generalizador. Mas tudo bem, isso aí dá uma discussão e tanto, rs

Ateh!

Fernando Gonzaga disse...

parabéns pelo post meu amigo Aldevan...
cada torcedor tem suas peculiaridads que o tornaram torcedor por determinado clube, e eu, coincidentemente, também me tornei botafoguense no ano 1992, devido aquela impcável campanha...apesar do final não muito favorável...

grande abraço!!

Marcel Jabbour disse...

Você já foi corinthiano? Hahaha

Que bacana! Difícl imaginar essa!

Grande abraço

diletra.blogspot.com

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários